Top Notícias
Mercado regulado de carbono: veja principais pontos do projeto de lei aprovado pela Câmara
Reprodução/TV Globo
O projeto de lei aprovado na terça-feira (20) pelos deputados, que cria o mercado regulado de carbono, ainda precisará de um período para ser regulamentado depois de sancionado pelo presidente Lula.
O projeto de lei determina um limite para emissões de gases do efeito estufa, principais causadores do aquecimento global, e cria um sistema de compensação.
O mercado regulado de carbono será obrigatório para empresas que emitem mais de 25 mil toneladas de poluentes, como as que produzem cimento e aço, por exemplo. Funciona assim: se uma empresa ultrapassar a cota, ela poderá compensar negociando um crédito de outra empresa que emitiu menos. Cada tonelada de carbono que deixa de ser emitida ou é capturada da atmosfera equivale a um crédito.
As atividades de agricultura e pecuária ficaram fora da regulamentação. E os estados poderão ter seus próprios mercados de carbono. O texto também cria parâmetros para o mercado voluntário de crédito de carbono. Ele já está em funcionamento no país – abrange todas as outras atividades e não é obrigatório por lei. Uma pessoa física, empresa ou estado que mantiver ou restaurar áreas protegidas pelo Código Florestal, por exemplo, poderá vender títulos.
O texto ainda precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Depois, começa um longo processo de regulamentação; o poder executivo tem um prazo de até dois anos para elaborar todo o complexo sistema de registro de emissões, e incluir a política climática brasileira nas transações internacionais.
Na conferência do clima da ONU, que está em curso no Azerbaijão, o Brasil se comprometeu a reduzir essas emissões de 59% a 67% até 2035.
O Brasil estabelece bases para o mercado de carbono após outras economias avançarem em leis para diminuir o aquecimento global.
Mercado regulado de carbono
Reprodução/TV Globo
Caroline Prolo, da Fama Re.Capital, ressalta que o mercado regulado será fundamental para a redução das emissões do Brasil.
“O Brasil conseguir implementar esse sistema não vai ser fácil, tanto é que vai levar pelo menos uns 5 anos para o sistema estar plenamente funcionando, mas realmente é uma etapa necessária para um país que quer ter uma maturidade no controle das suas emissões de gases de efeito estufa”, afirma.
Viviane Romeiro, do Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, disse que o país precisa avançar rapidamente na regulamentação.
“O governo federal vai acelerar essa fase de implementação para que a gente chegue na COP 30, no ano que vem, em Belém, no Pará, com uma fase avançada dessa implementação, ou seja, as bases estruturantes e os agentes regulados já relatando as suas emissões de gases de efeito estufa, que é a primeira parte deste mercado”, destaca.
LEIA TAMBÉM
Câmara aprova projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil
Após vários adiamentos, Senado aprova regulação do mercado de créditos de carbono no Brasil
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 21:05
Top Notícias
Passar muito tempo sentado pode aumentar o risco cardíaco
Freepik
Quantas horas por dia você passa sentado? Um novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC) revelou que passar mais de 10 horas por dia em comportamento sedentário pode aumentar significativamente o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo entre pessoas que praticam exercícios regularmente. Os pesquisadores classificaram ficar sentado ou deitado como comportamento sedentário.
A pesquisa analisou dados de 89.530 participantes do UK Biobank, com idade média de 62 anos, dos quais 56,4% eram mulheres. Durante sete dias, os participantes usaram acelerômetros no pulso para monitorar seus movimentos. Em média, eles passavam 9,4 horas por dia em comportamento sedentário. Após oito anos de acompanhamento, os pesquisadores observaram:
4,9% desenvolveram fibrilação atrial;
2,1% apresentaram insuficiência cardíaca;
1,84% tiveram infarto do miocárdio;
0,94% morreram por causas cardiovasculares.
O risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular permaneceu baixo até o limite de 10,6 horas de comportamento sedentário diário. Após esse tempo, os riscos aumentaram significativamente.
LEIA TAMBÉM:
Passar muito tempo sentado pode diminuir a sua expectativa de vida
Circulação, fraqueza muscular e depressão: os riscos de ficar muito tempo sentado
Entenda por que ficar em pé é essencial para combater o sedentarismo
Os pesquisadores alertaram que mesmo as pessoas mais ativas precisam seguir vigilantes com o comportamento sedentário. A prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada a vigorosa, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reduz o impacto na fibrilação atrial e infarto do miocárdio, mas não elimina o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular.
Segundo Shaan Khurshid, cardiologista do Massachusetts General Hospital e coautor sênior do estudo, as diretrizes futuras dos órgãos de saúde devem enfatizar a importância de reduzir o tempo sedentário.
“Nossos dados apoiam a ideia de que é sempre melhor sentar menos e se movimentar mais para reduzir o risco de doenças cardíacas. Evitar mais de 10,6 horas por dia pode ser uma meta mínima realista para uma melhor saúde cardíaca”, enfatizou o cardiologista.
Especialistas alertam que substituir apenas 30 minutos de comportamento sedentário por qualquer tipo de atividade física pode trazer benefícios significativos. Atividades leves reduziram o risco de insuficiência cardíaca em 6% e mortalidade cardiovascular em 9%. Já as atividades moderadas a vigorosas reduziram o risco de insuficiência cardíaca em 15% e mortalidade cardiovascular em 10%.
Problemas causados pelo excesso de tempo sentado
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 04:04
Top Notícias
Quem era o estudante de medicina morto pela PM em hotel da Zona Sul de SP
Reprodução/Instagram
Morto com um tiro à queima-roupa durante uma abordagem policial na madrugada de quarta-feira (20), o jovem Marco Aurélio Cardenas Acosta tinha 22 anos e estava no quinto ano do curso de medicina na Universidade Anhembi Morumbi.
Ele era o filho caçula de um casal de médicos peruanos naturalizados brasileiros que se mudou para cá há mais de duas décadas. Segundo a mãe, a intensivista Silvia Mônica, o rapaz nasceu prematuramente e, da mesma forma, concluiu o ensino médio com apenas 15 anos.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
A família conta que ele chegou a ser aprovado no vestibular para cursar direito, mas escolheu seguir o mesmo caminho dos pais e do irmão Frank, na medicina.
“Ele era um bom irmão, um bom filho, uma pessoa muito querida”, descreveu Frank Cardenas.
Às lágrimas, a mãe usou os termos “generoso” e “amoroso” para descrever o caçula. “Era meu filho mais amado, nasceu com 1,3 kg, quando eu já estava velha”, contou.
Marco era atleta do time de futebol do curso de medicina. Nas redes sociais, a faculdade publicou mensagem de condolências.
“Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, companheiros de time e colegas, que perderam não apenas um companheiro de jornada, mas também um amigo. Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e que sua trajetória inspire todos nós.”
Família de Marco Aurélio Cardenas Acosta em frente ao cemitério
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
PM mata estudante de medicina com tiro à queima-roupa em hotel na Zona Sul de SP; VÍDEO
‘O que está acontecendo com a polícia brasileira?’, questiona mãe de estudante morto pela PM
PMs envolvidos no assassinato do estudante de medicina em SP são afastados do cargo
O crime
Marco foi baleado na escadaria de um hotel na Rua Cubatão, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. A ação foi registrada por uma câmera de segurança, por volta das 2h50 (veja abaixo).
PM mata estudante de medicina com tiro à queima-roupa na Vila Mariana, Zona Sul de SP
Os PMs Guilherme Augusto Macedo e Bruno Carvalho do Prado estavam em patrulhamento pelo bairro quando o estudante, de 22 anos, teria dado um tapa no retrovisor da viatura e fugido.
Segundo o boletim de ocorrência, o jovem correu para o interior do Hotel Flor da Vila Mariana, onde estava hospedado com uma mulher. Os policiais relataram que ele estava bastante alterado e agressivo.
Nas imagens, é possível ver que o jovem entrou no saguão do hotel sem camisa e foi perseguido pelos policiais.
Um dos agentes tentou puxar Marco Aurélio pelo braço, enquanto o outro o chutou. Durante a confusão, o PM Guilherme atirou na altura do peito do estudante. No boletim de ocorrência, os policiais alegaram que o jovem teria tentado pegar a arma de Bruno.
O jovem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Ipiranga, onde teve duas paradas cardiorrespiratórias e passou por uma cirurgia. Contudo, ele não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 6h40.
Os PMs envolvidos no assassinato foram afastados de suas funções até o final das investigações.
Claudio Silva, ouvidor das Polícias de São Paulo, afirmou que a ação é “mais um reflexo da lógica que está instalada no estado de São Paulo, de polícia que mata. Polícia que não respeita a vida”.
Segundo ele, é possível ver, pelas imagens da câmera de segurança, que “os policiais estão numericamente superiores à pessoa abordada, e o abordado, sem camisa, então, desarmado. E os policiais não fazem o uso progressivo da força, como está determinado por normas internas da própria Polícia Militar, então o uso excessivo da força foi feito. Isso culminou com a morte daquele jovem abordado”.
O caso foi registrado no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) como morte decorrente de intervenção policial e resistência.
Durante a abordagem, os policiais estavam com as câmeras corporais acopladas ao uniforme, porém o equipamento não foi acionado, de acordo com o BO.
Procurado pelo g1, o hotel preferiu não comentar o caso.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 03:05
Top Notícias
‘Apenas quando vi as fotos, percebi a gravidade’, diz motorista que estava em cabine esmagada por carroceria de caminhão no Paraná
Arquivo Pessoal
Um dia normal de trabalho para o motorista Ivonei Ramos do Nascimento, de 35 anos, acabou se tornando um milagre, segundo o próprio caminhoneiro.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Na última segunda-feira (18), ele passava pela BR-277 em Guarapuava, na região central do Paraná, quando o chassi do caminhão quebrou. Com o rompimento, a carroceria avançou sobre a cabine em que ele estava.
“Apenas quando vi as fotos percebi a gravidade e como ficou o caminhão. É como se tivesse nascido de novo. Mais um aniversário para se comemorar”, afirma.
Caso aconteceu na BR-277
Corpo de Bombeiros
Ivonei ficou preso às ferragens e, apesar de a cabine em que ele estava ter ficado completamente destruída, ele teve apenas um corte na cabeça e outro no joelho.
Após o acidente, ele, que é motorista de veículos pesados há 10 anos, foi resgatado pelos bombeiros e levado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e recebeu alta na quarta-feira (20).
“Era um dia normal. Descarreguei o caminhão e estava voltando para casa. Saí do distrito de Guairacá com destino a Guarapuava, mas não sabia que seria dessa forma que chegaria em casa”, lembra.
LEIA TAMBÉM:
Furto de armas de batalhão: Militares são punidos com prisão por ‘terem trabalhado mal durante serviço’ no dia em que armamento foi levado
Morte na fronteira: Estudante de medicina morre após grave acidente entre motocicleta e van na Ponte da Amizade
Estupro de vulnerável: Câmera flagra homem de 52 anos passando a mão em menina de 13
Ivonei estava na cabine que ficou completamente destruída após ser esmagada por carroceria de caminhão
Arquivo Pessoal/Corpo de Bombeiros
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 02:00
-
Chat com WebCam ao Vivo2 meses atrás
Pantani Mendanha Vídeo Chat
-
Entretenimento2 meses atrás
Miley Cyrus e Dolly Parton descobrem ser parentes distantes
-
Top Notícias1 mês atrás
Quatro pessoas desaparecem após embarcação afundar em Iacanga
-
Eleições1 mês atrás
Vereador mais votado de SP: “Finalmente temos uma bancada realmente conservadora e de direita”
-
Entretenimento1 mês atrás
“Coringa: Delírio a Dois” arrecada US$ 121 milhões na semana de estreia
-
A Fazenda2 meses atrás
Divisão de camas gera climão entre Gilson de Oliveira, Luana Targino e Vivi Fernandez
-
Notícias2 meses atrás
Justiça de Pernambuco manda prender Gusttavo Lima
-
Finanças3 semanas atrás
Novas regras do Pix começam a valer nesta sexta-feira (1º); veja as mudanças