Connect with us

Top Notícias

Mãe trancista cria projeto no Rio para exaltar a ancestralidade e a beleza negra

Publicado

em

Com a maternidade, Edneia Roma deixou o alisamento para trás e, desde cedo, ajudou a filha, de 11 anos, a enxergar a própria beleza. Em 2023, ela decidiu levar a arte da trança, de graça, a outras meninas negras. Trancista leva iniciativa a colégio municipal do Rio que exalta a ancestralidade e a beleza negra
Um dos símbolos do Dia Nacional da Consciência Negra inspirou um projeto no rio que exalta a ancestralidade e a beleza negra.
Uma arte ancestral que exige delicadeza, paciência. Às vezes, é feita a muitas mãos e, quase sempre, mãos femininas, como as da trancista Edneia Roma, que aprendeu a trançar aos 13 anos. Mesmo assim, ela alisou o próprio cabelo por muito tempo.
“Eu queria entrar num padrão. A questão do meu cabelo é que eu tinha que me igualar às minhas amigas. O problema não é o relaxar o cabelo, o alisar o cabelo. É você não se identificar. É você querer matar a sua origem”, define.
Na relação com o próprio cabelo, marcas do racismo vivido na infância e que seguem na memória de Neia:
“Quando eu cheguei na escola, nossa, acabaram comigo. Me chamaram de ‘feia’, ‘cabelo duro’’”, relembra.
Mas a chegada de Evellyn mudou muita coisa, inclusive no visual de Neia, que deixou o alisamento para trás e, desde cedo, ajudou a filha a enxergar a própria beleza. Aos 11 anos, Evellyn Roma sempre usou tranças.
“Para mim, eu sou a menina mais bonita desse mundo”, diz.
Edneia e a filha
Reprodução/TV Globo
Depois de participar de um evento pelo Dia da Consciência Negra da escola de Evellyn, em 2023, Neia teve uma ideia. Ela decidiu levar a arte da trança, de graça, a outras meninas negras, assim como a filha dela.
Inicialmente, ela planejava fazer penteados nas alunas de uma turma da escola municipal em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, mas o projeto cresceu e, com a ajuda de outras duas trancistas, se espalhou pela escola inteira.
Vitória Moraes Peixoto, de 11 anos: Agora, perdi um pouco da vergonha, mas eu tinha muita vergonha de os outros ficarem me zoando, falarem que meu cabelo é muito feio, muito cheio.
Repórter: E, agora, você diz o que para eles se eles disserem isso para você?
Vitória: Eu nem ligo, eu ignoro, porque eu sei que meu cabelo é lindo.
Trancista leva iniciativa a colégio municipal do Rio que exalta a ancestralidade e a beleza negra
Reprodução/TV Globo
A iniciativa ganhou o nome “Somos Todas Dandara” – uma homenagem à líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores centros de resistência de negros escravizados no período colonial brasileiro. Dandara e o marido Zumbi dos Palmares são celebrados nesta quarta-feira (20), no Dia Nacional da Consciência Negra.
“Vejo uma mudança absurda. É o reconhecimento como pessoas pretas que elas são. Quando uma criança ou outra pessoa vai falar: ‘Ah, você é preta’. Ela: ‘Sim! Eu sou preta, com muito orgulho’”, diz a coordenadora pedagógica Evellyn Boaventura.
Ancestralidade e legado: palavras que caminham juntas.
“Agora as meninas tão se sentindo mais, elas tão se vendo de outra forma. Não estão se sentindo: ‘Nossa, meu cabelo é duro’. Não, o cabelo dela é cacheado, crespo”, diz a filha de Neia, Evellyn.
Trancista leva iniciativa a colégio municipal do Rio que exalta a ancestralidade e a beleza negra
Reprodução/TV Globo
Neia: Às vezes, uma palavra que me falavam antigamente, eu achava que ia ser para a vida. Se hoje eu pudesse voltar e falar: ‘Não é para a vida não, Neia!’. E eu falo para ela: não tem medo, não!
Repórter: Dá orgulho ser filha dela?
Evellyn: Muito!
Neia: Para, que a gente está na TV! (risos)
Trancista leva iniciativa a colégio municipal do Rio que exalta a ancestralidade e a beleza negra
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Dia da Consciência Negra: ‘Poderia ser a nossa Páscoa’, diz pesquisador
Afroturismo e consciência negra: jornalista explica relação com a valorização da cultura negra
Desembargador negro é eleito presidente do TRT-PI na véspera do Dia da Consciência Negra

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 23:01

Top Notícias

Criança de dois anos é baleada durante execução do próprio pai; carro foi atingido por 60 tiros

Publicado

em

Postado Por

A vítima foi levada para a UPA e, segundo a Polícia Militar, não corre risco de morte. O veículo onde a vítima fatal estava foi atingido por aproximadamente 60 tiros. Crime ocorreu em Contagem, na Grande BH. viatura; MG; PM
Raquel Freitas/g1
Uma menina de dois anos de idade foi baleada nesta quarta-feira (20) durante a execução do próprio pai, que era suspeito de envolvimento no tráfico de drogas. O crime aconteceu em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A criança levou dois tiros e foi socorrida por policiais militares e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Petrolândia, em seguida, para o Hospital Municipal de Contagem. Ela não corre risco de morte, informou a Polícia Militar.
De acordo com a PM, o corpo do pai da criança foi encontrado dentro de um carro — que foi atingido por diversos disparos.
Testemunhas contaram aos militares que o homem era gerente do tráfico de drogas em Betim, e que estava chegando em casa quando dois suspeitos se aproximaram correndo e começaram a atirar contra o veículo.
A perícia inicial da Polícia Civil apontou que o carro onde a vítima estava foi atingido por cerca de 60 tiros. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IIML).
Confira os vídeos mais assistidos no g1 Minas:

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 06:05

Continuar lendo

Top Notícias

Filhote de golden retriever com shih tzu atinge peso do pai ao completar 2 meses: ‘Gigante’, diz tutora

Publicado

em

Postado Por

Maui chegou a 7 kg, alguns gramas a menos que o pai, com 61 dias de vida. Ele foi o único a permanecer com a mãe, e tutora acredita que também possa superar o tamanho da golden. À esqueda, o shih tzu pai dos filhotes; à direita, um dos nove filhotes
Arquivo pessoal
Dois meses após nascer, um dos filhotes do cão da raça shih tzu, que engravidou uma golden retriever seis vezes mais pesada que ele, atingiu o peso do pai. Maui, como foi chamado, alcançou 7 kg na quarta-feira (20), quando completou 61 dias de vida. O pai dele tem 7,5 kg.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O filhote é o único da ninhada de nove cães que ficou com Marcia Tasca, a tutora da golden retriever Nina. Com uma balança em casa, ela pesa o filhote com frequência e acredita que, além de ter alcançado o tamanho do pai, Maui também possa ficar maior que a mãe. “As patas dele são gigantes”, brinca.
Em 28 de outubro, o encontro dos shih tzu com seus nove filhotes foi registrado por Marcia, que brincou com a audácia do pai dos filhotes em uma rede social. Nas imagens, Thor parece pedir socorro aos tutores enquanto anda em meio aos seus filhotes (assista abaixo).
“Thor veio até nossa casa se explicar, mas ele ficou foi assustado com seus filhotes, que têm quase seu tamanho. Ao ver o tamanho do Thor perto da Nina, eu o respeito ainda mais”, escreveu na publicação.
Apesar de inusitado, o cruzamento por si só não torna a gestação de risco, conforme a veterinária Letícia Condeixa, que cuidou da golden durante a gestação. “O suposto pai é de porte pequeno, e ela é de porte grande. O risco seria se fosse o contrário”.
ZÉ MILAGRE: Filhote nasce com um terço do peso dos outros 8 irmãos
Shih tzu que engravidou golden retriever se assusta ao conhecer filhotes
Linha do tempo
Os tutores da golden Nina descobriram que a cachorra, que deu à luz em 20 de setembro, engravidou após a família voltar de uma viagem de férias nos Estados Unidos. Até chegarem a essa descoberta, no entanto, algumas coisas aconteceram (veja a ordem cronológica abaixo).
🛫 A família passou 15 dias em viagem e voltou ao Brasil em 20 de julho.
⏱ Dias após voltarem para a casa, notarem rigidez na barriga da cadela. Ela foi levada ao veterinário e submetida ao ultrassom, que atestou a gestação, já com 50 dias. O exame estimou o tempo de gravidez, e os tutores ligaram os pontos até chegar ao possível pai.
💘 O cruzamento, segundo Marcia, ocorreu no hotel para pets onde a cachorra passou dois finais de semana hospedada, em Joinville.
🔎 Ao questionar se havia algum outro cão não castrado nas mesmas datas, soube do shih tzu.
Um dos nove filhotes nasceu com um terço do peso dos irmãos. Enquanto a maioria veio com 300 gramas, em média, o menor nasceu com apenas 100 gramas.
Quando nasceram, a dona da golden preferiu não revelar a situação para a tutora de Thor. Ao viralizar, no entanto, a dona do shih tzu descobriu a história.
Ambas realizaram o reencontro dos cães e o primeiro contato do pai com os filhotes.
Com exceção de Maui, que permaneceu na família, todos os demais foram adotados.
Thor reencontrou a golden Nina e conheceu seus nove filhotes
Redes sociais/ Reprodução
À esqueda, golden retriever Nina com os filhotes; à direita, o pai deles
Mirele Fotografia/ Divulgação e Arquivo pessoal
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 05:05

Continuar lendo

Top Notícias

Passar muito tempo sentado pode aumentar o risco cardíaco

Publicado

em

Postado Por

Passar mais de 10 horas por dia em comportamento sedentário pode aumentar significativamente o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular. Mesmo as pessoas mais ativas precisam seguir vigilantes com o sedentarismo. Passar muito tempo sentado prejudica o coração
Freepik
Quantas horas por dia você passa sentado? Um novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC) revelou que passar mais de 10 horas por dia em comportamento sedentário pode aumentar significativamente o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular, mesmo entre pessoas que praticam exercícios regularmente. Os pesquisadores classificaram ficar sentado ou deitado como comportamento sedentário.
A pesquisa analisou dados de 89.530 participantes do UK Biobank, com idade média de 62 anos, dos quais 56,4% eram mulheres. Durante sete dias, os participantes usaram acelerômetros no pulso para monitorar seus movimentos. Em média, eles passavam 9,4 horas por dia em comportamento sedentário. Após oito anos de acompanhamento, os pesquisadores observaram:
4,9% desenvolveram fibrilação atrial;
2,1% apresentaram insuficiência cardíaca;
1,84% tiveram infarto do miocárdio;
0,94% morreram por causas cardiovasculares.
O risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular permaneceu baixo até o limite de 10,6 horas de comportamento sedentário diário. Após esse tempo, os riscos aumentaram significativamente.
LEIA TAMBÉM:
Passar muito tempo sentado pode diminuir a sua expectativa de vida
Circulação, fraqueza muscular e depressão: os riscos de ficar muito tempo sentado
Entenda por que ficar em pé é essencial para combater o sedentarismo
Os pesquisadores alertaram que mesmo as pessoas mais ativas precisam seguir vigilantes com o comportamento sedentário. A prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada a vigorosa, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reduz o impacto na fibrilação atrial e infarto do miocárdio, mas não elimina o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular.
Segundo Shaan Khurshid, cardiologista do Massachusetts General Hospital e coautor sênior do estudo, as diretrizes futuras dos órgãos de saúde devem enfatizar a importância de reduzir o tempo sedentário.
“Nossos dados apoiam a ideia de que é sempre melhor sentar menos e se movimentar mais para reduzir o risco de doenças cardíacas. Evitar mais de 10,6 horas por dia pode ser uma meta mínima realista para uma melhor saúde cardíaca”, enfatizou o cardiologista.
Especialistas alertam que substituir apenas 30 minutos de comportamento sedentário por qualquer tipo de atividade física pode trazer benefícios significativos. Atividades leves reduziram o risco de insuficiência cardíaca em 6% e mortalidade cardiovascular em 9%. Já as atividades moderadas a vigorosas reduziram o risco de insuficiência cardíaca em 15% e mortalidade cardiovascular em 10%.

Problemas causados pelo excesso de tempo sentado

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 04:04

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta