Connect with us

Top Notícias

PM que amputou perna após sofrer acidente de trânsito se destaca no paratletismo: ‘Vontade a mais de viver’

Publicado

em

Orlando Freitas, de 48 anos, teve a perna esquerda amputada abaixo da coxa após sofrer um acidente de trânsito em 2009. Reformado da corporação, ele passou a enxergar a vida com mais leveza desde que conheceu o paratletismo. Orlando Freitas durante competição na Itália (à esq.) e uniformizado, com medalhas no pescoço (à dir.)
Arquivo pessoal
O PM reformado Orlando Freitas, que teve a perna esquerda amputada após sofrer um acidente de trânsito, foi ‘transformado’ pelo esporte profissional. Destaque do paratletismo, o soldado já conquistou o pódio em competições internacionais, como o Grand Prix de 2024, realizado na Itália. “Não podia deixar a cabeça travar”, disse ele.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Sua cabeça flui, te dá uma vontade a mais de viver. Quando eu voltei da Itália, voltei mais ambicioso. Falei: ‘Pô, se eu consegui chegar aqui, acho que consigo chegar em muitos mais lugares”, afirmou o soldado de 48 anos.
Nascido em Registro, no interior de São Paulo, Orlando entrou para a PM em 1997. Entre 2002 e 2004, virou membro do Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMi) em Iguape, onde também morou. O agente voltou para a capital paulista, onde vive atualmente, e ficou por mais cinco anos na corporação.
O acidente que mudou a vida do PM ocorreu em dezembro de 2009. Ele estava na garupa de uma motocicleta com um amigo rumo a Ibiúna (SP) quando o veículo foi atingido por um carro. O colega quebrou o braço, enquanto ele foi submetido à amputação transfemoral (abaixo da coxa esquerda).
PM reformado Orlando Freitas com medalhas de segundo e terceiro lugares
Arquivo pessoal
‘Não podia deixar a cabeça travar’
Com a amputação, Orlando foi aposentado e precisou se afastar do emprego que tanto amava. Ele se deparou com a necessidade de utilizar cadeira de rodas e, em pouco tempo, a adoração pela PM deu lugar à paixão pelo esporte.
A primeira escolha de Orlando foi o basquete, mas ele decidiu migrar para o atletismo por ser uma atividade esportiva individual. Mexer o corpo, segundo o PM reformado, significava também deixar a mente funcionando.
“Não podia deixar a cabeça travar, né? Ficar me lamentando da vida. Foi aí que eu procurei o basquete. Fiquei uns três, quatro anos no basquete e posteriormente fui para o atletismo”, afirmou ao g1.
PM reformado Orlando Freitas (de verde, com o número 24) ao lado de colegas paratletas na Itália
Arquivo pessoal
Apesar de viver em São Paulo, Orlando costuma treinar em Santo André (SP). No dia a dia, ele usa uma prótese com joelho mecânico, mas enquanto pratica esportes aposta em uma inteiriça, que não dobra.
Integrante de um grupo paralímpico-militar, ele foi selecionado como um dos seis melhores paratletas do Brasil para comparecer ao Grand Prix italiano e, desde o início deste ano, treinou para conquistar as medalhas.
Entre 22 e 24 de março, Orlando participou do Grand Prix em Jesolo, na Itália. O saldo foi positivo: uma medalha de bronze na modalidade de lançamento de dardo, uma de prata no arremesso de peso e outra de bronze no lançamento de disco.
‘Revolucionou a minha vida’
Medalhas de prata e bronze conquistadas por Orlando em Jesolo, na Itália
Arquivo pessoal
“[Participar da competição] Foi uma situação que você não sabe nem explicar. Porque foi surreal, eu não tinha essa expectativa de ir tão longe e, do nada, estava disputando um mundial”, contou ele, que já conquistou outras medalhas como paratleta.
A carreira esportiva não para por aí. O PM reformado se classificou para o campeonato brasileiro de arremesso de peso e lançamento de disco, que acontecerá entre 5 e 8 de dezembro.
O paratletismo representa elementos importantes na vida de Orlando. A partir das amizades, viagens e a chance de conhecer pessoas novas, ele passou a viver com mais leveza. “O paratletismo revolucionou a minha vida”, finalizou ele.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 06:00

Top Notícias

Picape atropela motociclista e bate em viatura da PM na av. Pedro Álvares Cabral, em Belém

Publicado

em

Postado Por

Câmera de monitoramento flagrou a colisão. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua. Câmera de monitoramento flagra acidente na av. Pedro Álvares Cabral, em Belém
Uma motociclista ficou ferida após ser atingida por uma picape na avenida Pedro Álvares Cabral, em Belém. O acidente ocorreu nesta quarta-feira (20) e foi registrado por uma câmera de monitoramento.
A imagem mostrava a via quase sem trânsito durante o feriado da consciência negra. A motociclista seguia pela pista da direita, quando a caminhonete veio e atingiu a moto.
A motociclista foi arremessada, e a picape ainda atingiu uma viatura da Polícia Militar (PM), que parou no canteiro central da avenida.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
De acordo com a PM, a vítima foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, na Grande Belém. Não houve registro de outros feridos.
Já o motorista da picape foi identificado como um policial da reserva. Ele foi levado para a delegacia da Marambaia, em Belém, para prestar depoimento e fazer exames de corpo de delito e alcoolemia.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 11:00

Continuar lendo

Top Notícias

Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO

Publicado

em

Postado Por

Ventos chegaram a 81 km/h em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, onde caso aconteceu. Pescador é resgatado após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO
Um pescador de 50 anos foi resgatado do mar com hipotermia e ferimentos na orelha e mãos após o barco em que estava ficar à deriva durante um vendaval em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina (assista acima).
O caso aconteceu no fim da tarde de quarta-feira (20). Os ventos chegaram a 81 km/h na cidade, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo estado. Também choveu na região.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O homem foi avistado pelos socorristas por volta das 17h30, apoiado sobre a embarcação que submergia, mas pulou no mar e foi arrastado pela corrente em direção a outro barco que o resgatou.
Nas imagens é possível ver as fortes ondas e o vento batendo na embarcação afundada na região chamada de Boca da Barra.
Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Após o resgate ele foi levado até a praia, recebeu atendimento dos bombeiros. Depois, foi encaminhado até o Pronto Atendimento na cidade.
Casal desaparecido há 9 dias: o que se sabe e o que falta saber
Balneário Camboriú tem bairro mais populoso e nenhuma área rural
Previsão do tempo
A Defesa Civil de Santa Catarina diz que há previsão de condições climáticas adversas até sexta-feira (22). Durante o período há chance de chuva intensa e mar agitado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
d

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 10:01

Continuar lendo

Top Notícias

PF deve indiciar cerca de 40 pessoas no inquérito do golpe

Publicado

em

Postado Por

Delegados estão fechando lista na manhã desta quinta, e indiciamento pode ser concluído nas próximas horas. Inquérito inclui 8 de janeiro e planos ainda em 2022 para matar Lula, Alckmin e Moraes. A Polícia Federal está encerrando, na manhã desta quinta-feira (21), a lista de pessoas a serem indiciadas no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado no país após as eleições de 2022.
A previsão é de que o relatório final saia ainda nesta manhã. O blog conversou com investigadores que afirmam que, até agora, há “aproximadamente 40 indiciados” na lista. O número ainda pode aumentar.
A lista é grande pq envolve políticos graúdos, militares e ex-assessores presidenciais.
E porque, entre os indiciados, estarão envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas também nos planos de militares descobertos pela PF para assassinar os membros da chapa eleita em 2022 – Lula e Geraldo Alckmin – e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O relatório final deverá indiciar diversas pessoas por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A lista ainda é mantida em sigilo pelos investigadores.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 09:00

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta