Connect with us

Top Notícias

Vereadora mais votada em Campinas, Mariana Conti prevê avançar em questões ambientais e diz que ‘feminismo é imparável’

Publicado

em

Parlamentar do PSOL foi a candidata que recebeu mais votos na metrópole pela segunda vez consecutiva. Nas eleições de domingo, Conti foi escolhida por 14.356 eleitores. Vereadora mais votada em Campinas, Mariana Conti (PSOL)
Câmara Municipal
Pela segunda vez consecutiva, Mariana Conti (PSOL) foi a candidata à Câmara de Vereadores mais votada em Campinas (SP). Em conversa com o g1 nesta segunda-feira (7), ela afirmou que pretende continuar a luta pelas questões ambientais e comemorou o aumento da representatividade feminina.
📲Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Mariana foi eleita no domingo (6) com 14.356 votos, superando a marca de 10.886 eleitores da candidatura anterior, em 2020. Ela vai compor uma câmara que possui o maior número de vereadoras da história: cinco. No entanto, o índice ainda é bastante inferior se comparado com o de homens, que somam 28 parlamentares.
“O feminismo é imparável. A luta das mulheres é imparável, ela vai continuar. Nós vamos continuar aumentando”, afirmou Mariana Conti.
Marina falou sobre a felicidade em relação ao resultado e que tudo aconteceu após um trabalho com muita responsabilidade e coletiva. “Essa foi a campanha mais bonita que eu já participei, e ela foi muito bonita porque foi uma campanha coletiva, foi uma campanha de esperança”, contou.
⚡🔥💧 Emergência climática
Conti disse que a pauta ambiental é uma das mais importantes para continuar a levantar no Legislativo da metrópole. A vereadora ressaltou que a emergência climática é uma questão séria que não se resume apenas a Campinas, mas que parte da classe política não está levando a sério.
Vereadora mais votada em Campinas, Mariana Conti (PSOL)
Arquivo Pessoal
“Eu acho que essa votação reflete que parte da população está vendo os efeitos [climáticos], está sentindo na pele e está compreendendo essa importância”, disse.
Em relação a Campinas, a parlamentar pontuou o processo de “devastação ambiental intenso”, provocado por, entre outros elementos, a especulação imobiliária, e comparou o negacionismo científico, que ocorreu durante a pandemia da Covid-19, com um “negacionismo climático”.
“Combater o negacionismo, exigir e construir políticas para preparar a cidade de Campinas nesse cenário, e sobretudo parar a devastação ambiental, eu acho que é o mais importante”, afirmou.
A vereadora explicou que a questão ambiental atinge a população de diferentes maneiras. Se por um lado as queimadas são os fenômenos mais recentes e mais evidentes, há também a demanda hídrica que, devido à expansão imobiliária de Campinas, pressiona cada vez mais o abastecimento da população.
“O nosso rio Atibaia, que é a nossa única fonte de abastecimento de água, está sendo super pressionado por condomínios de luxo ali na região da parte de Campinas”, falou.
✊ Feminismo
Mariana também repercutiu o aumento da representatividade feminina na Câmara, que passou de quatro mulheres em 2020 para cinco a partir do próximo quadriênio (2025-2028). Ela comemora os avanços e pensa ser questão de tempo equalizar a distorção, que ainda é grande.
No entanto, para ela, não basta apenas aumentar o número de mulheres, considerando que, de acordo com a parlamentar, o “avanço da extrema-direita” acaba elegendo candidatas com “com pautas extremamente conservadoras e que atingem a vida das mulheres”.
“Nós queremos eleger mulheres que tenham como pauta, como centro, como programa, a defesa da política pública para as mulheres, de enfrentamento à violência, o combate ao machismo e não mulheres que, como a gente vê na extrema-direita, que fazem coro com machismo, com violência”, explicou.
💥 Desafios
A vereadora reiterou ainda que, entre os principais desafios como oposição na Câmara Municipal, está conseguir aprovar projetos os quais ela entende ser relevante.
“Vou continuar brigando para que sejam aprovadas as leis que dizem respeito ao momento histórico, às necessidades do momento, a necessidade da população, e brigando para que as boas leis se tornem uma realidade na vida das pessoas.”, concluiu
LEIA TAMBÉM
Mais mulheres, pouca renovação e a volta de velhos conhecidos: entenda a nova composição de Câmara de Campinas
Militância aos 17 anos e avô como espelho: conheça Mariana Conti, 1ª mulher a presidir uma sessão de posse na Câmara de Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 15:02

Top Notícias

Estudantes de colégio militar cantam palavras de ódio durante marcha guiada por PM: ‘Se eu não te matar, vou te prender’

Publicado

em

Postado Por

Escola fica em Paranã e atende crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano. A Polícia Militar disse que soube do vídeo nesta quinta-feira (21) e que vai investigar a conduta dos policiais envolvidos. Crianças cantaram palavras de ódio guiadas por PM em escola do Tocantins
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra estudantes do Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais em Paranã, região sul do Tocantins, participando de uma marcha e cantando versos que fazem referência a atos violentos: ‘Se eu não te matar, eu vou te prender’. O momento é guiado por um policial militar que puxa o canto, enquanto os alunos repetem.
O colégio Euclides Bezerra atende crianças e adolescentes do 6º ao 9º, ou seja, alunos que têm entre 11 a 15 anos de idade.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PM dita palavras de ódio em canção com crianças de escola militar no Tocantins
Reprodução
A Polícia Militar do Tocantins informou que está apurando a conduta dos policiais militares envolvidos e que serão adotadas as medidas cabíveis. A PM ainda disse o caso é “uma ação pontual, que não faz parte da rotina diária da unidade escolar”. (veja nota completa abaixo).
O fato aconteceu nesta quinta-feira (21). Nas imagens é possível ver que os estudantes estão fardados do lado de fora do colégio, sendo que pelo menos três policiais os acompanham. Um dos militares canta e os alunos repetem a letra:
“Tu vai lembrar de mim
Sou taticano maldito
E vou pegar você
E se eu não te matar
Eu vou te prender
Vou invadir sua mente
Não vou deixar tu dormir
E nas infiltrações você vai lembrar de mim”
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou em nota que repudia a conduta inadequada ocorrida no colégio em que “estudantes foram incentivados a proferir frases incompatíveis com o ambiente escolar”. A Seduc disse que irá notificar a Polícia Militar para tomar as medidas cabíveis.
Veja íntegra das notas da PM e Seduc
Nota da Polícia Militar
A Polícia Militar do Estado do Tocantins informa que, nesta quinta-feira, 21, tomou conhecimento, por meio de vídeos divulgados nas redes sociais, de uma atividade extracurricular realizada no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais, no município de Paranã-TO.
A Instituição esclarece que a atividade em questão se tratou de uma ação pontual, que não faz parte da rotina diária da unidade escolar.
A Polícia Militar já está apurando os fatos com rigor, avaliando a conduta dos policiais militares envolvidos, e informa que serão adotadas as medidas cabíveis, em conformidade com os procedimentos legais e disciplinares previstos no âmbito institucional. Um procedimento investigativo preliminar está em curso para garantir a análise criteriosa da situação.
A Polícia Militar do Estado do Tocantins reafirma seu compromisso em promover a segurança, a cidadania e a formação de valores éticos e morais. Por meio de programas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e projetos sociais com participação de jovens, a Instituição atua continuamente na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do respeito, da disciplina e da responsabilidade cidadã.
Nos colégios militares, nosso principal objetivo é oferecer um ambiente educacional voltado para a construção de cidadãos íntegros, fundamentados em princípios de respeito, solidariedade e disciplina. Tais valores são essenciais para o aprendizado e para a convivência em sociedade.
Por fim, a Polícia Militar destaca que não compactua com qualquer ato que contrarie os valores institucionais. Condutas que não estejam alinhadas aos princípios éticos e legais da corporação serão analisadas e tratadas com a seriedade que a situação requer.
Nota da Secretaria de Estado da Educação
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) repudia a conduta inadequada ocorrida no Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais, em Paranã, em que estudantes foram incentivados a proferir frases incompatíveis com o ambiente escolar.
A gestão do Colégio, sob a coordenação da Polícia Militar, será notificada e as medidas cabíveis já estão sendo tomadas para que situações dessa natureza não se repitam.
A Secretaria reforça seu compromisso com a manutenção de um ambiente escolar saudável, pautado nos princípios do respeito, da ética e da cidadania, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 18:04

Continuar lendo

Top Notícias

Apresentador apontado por Trump como secretário de Defesa foi acusado de assédio sexual, diz relatório da polícia

Publicado

em

Postado Por

Pete Hegseth fechou um acordo com a mulher que o acusa em 2023 para que ele não fosse indiciado. Ele diz que a relação foi consensual. Nomeação para o cargo ainda deve passar pelo Senado dos EUA. Pete Hegseth, apontado por Trump para ser secretário de Defesa, conversa com repórteres no Capitólio, após reunião com senadores
Rod Lamkey, Jr./AP Photo
Uma mulher disse à polícia que foi abusada sexualmente em 2017 por Pete Hegseth depois que ele pegou seu telefone, trancou a porta de um quarto de hotel na Califórnia e se recusou a deixá-la sair, de acordo com um relatório investigativo detalhado divulgado na quarta-feira (20).
Hegseth, ex-apresentador e comentarista do canal de TV Fox News e indicado pelo presidente eleito Donald Trump para secretário de Defesa, disse à polícia na época que o encontro foi consensual e negou qualquer irregularidade, disse o relatório.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As notícias das alegações surgiram na semana passada, quando as autoridades da Califórnia divulgaram um breve comunicado confirmando que uma mulher acusou Hegseth de agressão sexual em outubro de 2017, depois de ele ter discursado num evento de mulheres republicanas em Monterey.
O advogado de Hegseth, Timothy Palatore, disse em comunicado que o relatório policial confirma “o que eu disse o tempo todo: o incidente foi totalmente investigado e a polícia concluiu que as alegações eram falsas, razão pela qual nenhuma acusação foi apresentada”.
O relatório não diz que a polícia concluiu que as alegações eram falsas. A polícia recomendou que o relatório do caso fosse encaminhado ao Ministério Público do Condado de Monterey para revisão.
Hegseth pagou um valor não divulgado à mulher em 2023 como parte de um acordo confidencial para evitar a ameaça do que ele descreveu como um processo infundado, disse Palatore.
Divulgação do relatório
O relatório policial de 22 páginas foi divulgado em resposta a um pedido de registros públicos e oferece o primeiro relato detalhado do que a mulher alegou ter acontecido –e que contradiz a versão dos acontecimentos de Hegseth. O relatório citou entrevistas de policiais com a suposta vítima, com uma enfermeira que a tratou, com um funcionário do hotel, com outra mulher que estava no evento e com o próprio Hegseth.
O nome da mulher não foi divulgado e a Associated Press normalmente não cita os nomes de pessoas que afirmam ter sido abusadas sexualmente.
Uma porta-voz da transição de Trump disse na quinta-feira (21), no entanto, que o “relatório corrobora” o que a equipe jurídica de Hegseth tem dito “o tempo todo”.
Os investigadores foram alertados pela primeira vez sobre a suposta agressão, disse o relatório, por uma enfermeira que ligou para eles depois que um paciente solicitou um exame de agressão sexual. A paciente disse à equipe médica que acreditava ter sido agredida cinco dias antes, mas não conseguia se lembrar muito do que havia acontecido. Ela relatou que algo pode ter sido colocado em sua bebida antes de acabar no quarto do hotel onde ela disse que a agressão ocorreu.
A polícia recolheu o vestido e a roupa íntima sujos que ela usou naquela noite, disse o relatório.
O companheiro da mulher, que estava hospedado no hotel com ela, disse à polícia que estava preocupado com ela naquela noite, depois que ela não voltou para o quarto. Às 2 da manhã, ele foi ao bar do hotel, mas ela não estava. Ela voltou algumas horas depois, desculpando-se por “deve ter adormecido”. Poucos dias depois, ela disse a ele que havia sido abusada sexualmente.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 17:04

Continuar lendo

Top Notícias

Acidente entre dois caminhões deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-153

Publicado

em

Postado Por

Acidente aconteceu em Cariri do Tocantins, no quilômetro 690. Vítima foi levada para o hospital. Vídeo mostra caminhão tombado após acidente na BR-153, em Cariri do Tocantins
Um acidente entre dois caminhões deixou uma pessoa gravemente ferida na BR-153, em Cariri do Tocantins. Caso aconteceu nesta quinta-feira (21), por volta das 12h. Segundo a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pelo trecho, a rodovia não precisou ser interditada.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Nas imagens é possível ver os dois caminhões na margem da BR-153. Devido ao impacto, um deles chegou a tombar. No local, uma mulher foi retirada debaixo do veículo tombado por pessoas que passavam pela região.
Acidente entre dois caminhões deixa pessoas ferida na BR-153, em Cariri do Tocantins
Reprodução
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi do tipo colisão traseira. A concessionária informou que a vítima em estado grave foi encaminhada para o Hospital Regional de Gurupi e que as demais pessoas envolvidas não tiveram ferimentos.
Ainda não há informações sobre quantas pessoas, ao todo, estiveram envolvidas no acidente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 16:00

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta