Connect with us

Top Notícias

Uso excessivo de telas pode antecipar a puberdade e acelerar crescimento ósseo, aponta estudo

Publicado

em

A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue. Existem algumas causas possíveis, como genética, causas orgânicas ou ambientais.
Anne-Sophie Bost/AltoPress/PhotoAlto
Um estudo apresentado no 62º Encontro Anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica revelou que a exposição à luz azul, emitida por dispositivos como smartphones e tablets, pode acelerar o crescimento ósseo e antecipar a puberdade em ratos.
Os achados levantam preocupações sobre o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento de crianças, que estão cada vez mais expostas a essas tecnologias desde cedo. A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue. Existem algumas causas possíveis, como genética, causas orgânicas ou ambientais.
⚠️ O que é a puberdade? É a fase de transição entre a infância e a idade adulta, marcada por mudanças físicas, emocionais e hormonais. No período, o corpo começa a se desenvolver e a adquirir características adultas, como o crescimento de pelos corporais, mudanças na voz e o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.
Pesquisadores da Universidade Gazi, na Turquia, analisaram os efeitos da luz azul em 36 ratos (18 machos e 18 fêmeas) de 21 dias. Eles foram divididos em três grupos e expostos diariamente a ciclos normais de luz ou a ciclos de seis horas e 12 horas de luz azul.
Os ratos expostos a seis ou 12 horas de luz azul por dia tiveram um crescimento mais rápido e começaram a puberdade mais cedo em comparação com aqueles expostos à luz normal.
Apesar dos achados significativos, Aylin Kılınç Uğurlu, líder do estudo, ressaltou que os resultados não podem ser aplicados diretamente a humanos. No entanto, os dados sugerem que “a exposição prolongada à luz azul acelera tanto o crescimento físico quanto a maturação da placa de crescimento, levando à puberdade precoce”.
Os pesquisadores planejam aprofundar o estudo para entender os efeitos de longo prazo da exposição à luz azul na infância e adolescência, e identificar medidas preventivas para o uso seguro de telas no desenvolvimento infantil.
LEIA TAMBÉM:
Puberdade: quando ela é considerada precoce?
Puberdade precoce em meninas: os riscos e como tratá-la
Lavanda, soja e falta de irmãos: como esses fatores influenciam para a puberdade precoce

Lukas/Pexels

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 04:00

Top Notícias

Motorista por aplicativo é encontrado morto em Maceió com mais de 20 perfurações de arma branca

Publicado

em

Postado Por

Márcio Vieira Rocha tinha 38 anos e foi encontrado morto em região de canavial no Benedito Bentes. Polícia Civil investiga o caso. Motorista de aplicativo é assassinado no Benedito Bentes
O motorista por aplicativo Márcio Vieira Rocha, de 38 anos, foi encontrado morto em uma área de canavial no Benedito Bentes, em Maceió, nesta quarta-feira (20). A perícia feita na vítima apontou que ele foi morto com mais de 20 perfurações causadas por arma branca. A Polícia Civil investiga o caso.
A esposa da vítima contou à polícia que Márcio saiu para trabalhar de madrugada e por volta das 3h manteve contato com ela dizendo que estava indo fazer uma corrida e depois ligaria para ela. Ela achou estranho o comportamento dele durante a ligação, ele foi rápido e sucinto antes de desligar o telefone. Meia hora depois, a esposa resolveu ligar, mas Márcio não atendeu a ligação.
Por volta das 6h, como ele não apareceu em casa, ela resolveu sair em busca do marido. O carro que ele dirigia era alugado e a esposa foi até a casa da dona do veículo. Lá, a proprietária conseguiu rastrear e chegaram até o local indicado. A Polícia Militar já se encontrava sendo acionada por terceiros para verificar a situação de um carro abandonado.
O veículo estava com as quatro portas e o capô abertos. O corpo de Márcio estava caído ao lado do banco do motorista, sem roupas, apenas de cueca. Havia marcas no local que podem indicar que os suspeitos tentaram incendiar o carro. O corpo estava perfurado na cabeça, no rosto e no tórax da vítima.
As chaves do carro, o celular, carteira e documentos não foram encontrados. A polícia não descarta nenhuma linha de investigação. Os trabalhos serão conduzidos pela Delegacia De Homicídios da Capital
Corpo de Márcio Vieira foi encontrado ao lado do veículo
Reprodução

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 07:01

Continuar lendo

Top Notícias

Criança de dois anos é baleada durante execução do próprio pai; carro foi atingido por 60 tiros

Publicado

em

Postado Por

A vítima foi levada para a UPA e, segundo a Polícia Militar, não corre risco de morte. O veículo onde a vítima fatal estava foi atingido por aproximadamente 60 tiros. Crime ocorreu em Contagem, na Grande BH. viatura; MG; PM
Raquel Freitas/g1
Uma menina de dois anos de idade foi baleada nesta quarta-feira (20) durante a execução do próprio pai, que era suspeito de envolvimento no tráfico de drogas. O crime aconteceu em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A criança levou dois tiros e foi socorrida por policiais militares e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Petrolândia, em seguida, para o Hospital Municipal de Contagem. Ela não corre risco de morte, informou a Polícia Militar.
De acordo com a PM, o corpo do pai da criança foi encontrado dentro de um carro — que foi atingido por diversos disparos.
Testemunhas contaram aos militares que o homem era gerente do tráfico de drogas em Betim, e que estava chegando em casa quando dois suspeitos se aproximaram correndo e começaram a atirar contra o veículo.
A perícia inicial da Polícia Civil apontou que o carro onde a vítima estava foi atingido por cerca de 60 tiros. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IIML).
Confira os vídeos mais assistidos no g1 Minas:

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 06:05

Continuar lendo

Top Notícias

Filhote de golden retriever com shih tzu atinge peso do pai ao completar 2 meses: ‘Gigante’, diz tutora

Publicado

em

Postado Por

Maui chegou a 7 kg, alguns gramas a menos que o pai, com 61 dias de vida. Ele foi o único a permanecer com a mãe, e tutora acredita que também possa superar o tamanho da golden. À esqueda, o shih tzu pai dos filhotes; à direita, um dos nove filhotes
Arquivo pessoal
Dois meses após nascer, um dos filhotes do cão da raça shih tzu, que engravidou uma golden retriever seis vezes mais pesada que ele, atingiu o peso do pai. Maui, como foi chamado, alcançou 7 kg na quarta-feira (20), quando completou 61 dias de vida. O pai dele tem 7,5 kg.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O filhote é o único da ninhada de nove cães que ficou com Marcia Tasca, a tutora da golden retriever Nina. Com uma balança em casa, ela pesa o filhote com frequência e acredita que, além de ter alcançado o tamanho do pai, Maui também possa ficar maior que a mãe. “As patas dele são gigantes”, brinca.
Em 28 de outubro, o encontro dos shih tzu com seus nove filhotes foi registrado por Marcia, que brincou com a audácia do pai dos filhotes em uma rede social. Nas imagens, Thor parece pedir socorro aos tutores enquanto anda em meio aos seus filhotes (assista abaixo).
“Thor veio até nossa casa se explicar, mas ele ficou foi assustado com seus filhotes, que têm quase seu tamanho. Ao ver o tamanho do Thor perto da Nina, eu o respeito ainda mais”, escreveu na publicação.
Apesar de inusitado, o cruzamento por si só não torna a gestação de risco, conforme a veterinária Letícia Condeixa, que cuidou da golden durante a gestação. “O suposto pai é de porte pequeno, e ela é de porte grande. O risco seria se fosse o contrário”.
ZÉ MILAGRE: Filhote nasce com um terço do peso dos outros 8 irmãos
Shih tzu que engravidou golden retriever se assusta ao conhecer filhotes
Linha do tempo
Os tutores da golden Nina descobriram que a cachorra, que deu à luz em 20 de setembro, engravidou após a família voltar de uma viagem de férias nos Estados Unidos. Até chegarem a essa descoberta, no entanto, algumas coisas aconteceram (veja a ordem cronológica abaixo).
🛫 A família passou 15 dias em viagem e voltou ao Brasil em 20 de julho.
⏱ Dias após voltarem para a casa, notarem rigidez na barriga da cadela. Ela foi levada ao veterinário e submetida ao ultrassom, que atestou a gestação, já com 50 dias. O exame estimou o tempo de gravidez, e os tutores ligaram os pontos até chegar ao possível pai.
💘 O cruzamento, segundo Marcia, ocorreu no hotel para pets onde a cachorra passou dois finais de semana hospedada, em Joinville.
🔎 Ao questionar se havia algum outro cão não castrado nas mesmas datas, soube do shih tzu.
Um dos nove filhotes nasceu com um terço do peso dos irmãos. Enquanto a maioria veio com 300 gramas, em média, o menor nasceu com apenas 100 gramas.
Quando nasceram, a dona da golden preferiu não revelar a situação para a tutora de Thor. Ao viralizar, no entanto, a dona do shih tzu descobriu a história.
Ambas realizaram o reencontro dos cães e o primeiro contato do pai com os filhotes.
Com exceção de Maui, que permaneceu na família, todos os demais foram adotados.
Thor reencontrou a golden Nina e conheceu seus nove filhotes
Redes sociais/ Reprodução
À esqueda, golden retriever Nina com os filhotes; à direita, o pai deles
Mirele Fotografia/ Divulgação e Arquivo pessoal
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 05:05

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta