Connect with us

Top Notícias

SENAI-RN inaugura Centro de Treinamento em refrigeração com a Midea Carrier

Publicado

em

CT passa a integrar Laboratório de Refrigeração do SENAI, em Natal, contemplando ações nas áreas de refrigeração e climatização, com mais tecnologia e sustentabilidade para aulas. Centro de Treinamento reforça tecnologias para qualificação profissional no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, do SENAI-RN
Divulgação / SENAI-RN
O SENAI do Rio Grande do Norte inaugurou, em Natal, o primeiro Centro de Treinamento (CT) da instituição em parceria com a Midea Carrier – gigante na indústria de climatização.
O espaço integra uma nova área de expansão do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), localizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN.
A operação incluirá cursos, palestras e outras ações conjuntas para a comunidade nas áreas de refrigeração e climatização.
O número de formações no SENAI voltadas à atividade será ampliado em mais de três vezes, por meio da iniciativa – passando de três para 10, até o próximo ano.
A Midea Carrier é uma joint venture formada por duas gigantes globais no segmento de climatização.
É resultado da união da chinesa Midea – maior fabricante de eletrodomésticos e uma das maiores produtoras de splits e microondas do mundo – com a Carrier, líder mundial em soluções para climatização, fundada pelo inventor do ar condicionado, Willis Carrier, nos Estados Unidos.
As empresas possuem o maior centro fabril do setor na América Latina, com três fábricas no Brasil e uma na Argentina.
Formação
Entre as novidades incorporadas ao portfólio do SENAI com a parceria, quatro abrirão matrículas já neste mês: “Mantenedor de sistemas de climatização”; “Mecânico de manutenção de sistemas de climatização”; “Mecânico de comando elétricos aplicados à refrigeração” e “PMOC”.
Para 2025, também está confirmada a estreia dos cursos de “Mecânico em refrigeração industrial”; “Mantenedor de sistemas de climatização a Mini VRF/Multi Split”; Mecânico de manutenção de sistemas de sistemas de refrigeração residencial” e “Instalação e manutenção para split inverter”.
Outros programas já oferecidos pelo SENAI, de “Instalação e manutenção Split system”; Técnico em refrigeração e ar-condicionado” e “Boas práticas de climatização” continuarão a ser ofertados.
Tecnologia
“Nós estamos em um processo de atualização tecnológica, de ampliação e melhoria das instalações do laboratório, com ganhos de qualidade e a consequente expansão dos caminhos que existem para a qualificação profissional na área”, diz o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, destaca processo de atualização tecnológica, de ampliação e melhoria das instalações do laboratório
Divulgação / SENAI-RN.
“No Rio Grande do Norte”, acrescenta, “a área de refrigeração sempre foi um dos destaques do SENAI na educação profissional”. “Já chegamos a fazer campeões mundiais nessa modalidade da WorldSkills, principal competição de educação profissional do mundo, preparando alunos que representavam o RN ou outros estados”.
Os esforços, segundo o executivo, estão em linha com as necessidades de diversos setores industriais e da vida da população, seja no ambiente residencial, no comercial ou no administrativo, onde a refrigeração é parte do cotidiano.
“A parceria com a Midea Carrier, que é uma referência importante no mercado e traz para dentro do laboratório o que há de mais atual em termos de tecnologia, faz parte desses esforços e incrementa a área de educação”, complementa o diretor.
Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, explica que o novo Centro de Treinamento faz parte de um complexo educacional maior, em desenvolvimento no HIT.
Centro de Treinamento do SENAI-RN em parceria com a Midea Carrier faz parte de um complexo educacional maior, em desenvolvimento no HIT
Divulgação / SENAI-RN
A área, que já sedia o Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde, no campo da refrigeração passa também a abrigar os laboratórios de Fluidos Refrigerantes Naturais, de Boas Práticas em Sistemas de ar-condicionado Mini-Split System, de Comandos Elétricos aplicados e de Refrigeração, além de salas de aula.
“A Midea está investindo na infraestrutura de equipamentos e na formação de pessoas na área de refrigeração, o que incrementa a tecnologia disponível e traz, entre outros ganhos, a ampliação de atividades teóricas e práticas que oferecemos ao setor”, observa a diretora.
Este é o 13º Centro de Treinamento inaugurado pela Midea Carrier no Brasil e o sétimo em parceria com o SENAI. Juntas, as instituições já mantinham operações nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Mato Grosso do Sul.
No Rio Grande do Norte, “o objetivo é levar a técnicos e instaladores de Natal e região capacitação de qualidade, utilizando a estrutura e a expertise do SENAI na formação técnica, aliadas à tecnologia e inovação presentes nos produtos da companhia”, diz Sérgio Soares, especialista em Treinamentos da Midea Carrier.
Sustentabilidade
O CT inaugurado neste mês, no Laboratório de Refrigeração do SENAI, em Natal, reforça, segundo a instituição, tecnologias e a sustentabilidade para aulas práticas. O Centro inclui equipamentos cedidos pela Midea Carrier para fins didáticos e pedagógicos.
A lista inclui, por exemplo, aparelhos de ar condicionado VRF – sigla em inglês para Fluxo Refrigerante Variável. Na prática, um sistema de climatização central para grandes ambientes, normalmente utilizado por setores como comércio e indústria, que ainda não estava disponível em laboratórios do Rio Grande do Norte para treinamentos.
Entre as atividades possíveis no ambiente de ensino estão demonstrações de uso e manuseio, desmonte e reconstrução de aparelhos, detalhamento de peças, exibição do maquinário, além de procedimentos de instalação e testes de funcionamento.
A chegada dos novos equipamentos também marca a conclusão de uma transição no SENAI, ligada à sustentabilidade.
“Todas as máquinas instaladas no Centro possuem agora fluidos com baixo impacto na camada de ozônio”, diz Daniel Lima de Oliveira, instrutor do CTGAS-ER na área de refrigeração.
Equipamentos antigos que não seguiam essa linha, acrescenta ele, saem, agora, completamente de cena.
“Esse é um laboratório montado com o que há de mais moderno em tecnologia e isso não se refere só ao ‘material’, mas também à redução de emissões de gases do efeito estufa”, ressalta o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
“São vários modelos de equipamentos residenciais e comerciais, e todos observando a sustentabilidade exigida pela sociedade, no mundo”.
Mello afirma que a questão ambiental está na pauta das empresas de tecnologia e refrigeração, com movimentos concretos de uso, por exemplo, de matérias-primas e gases menos agressivos ao meio ambiente.
Impactos
Na área de refrigeração, um programa de capacitação com cursos gratuitos oferecido pelo CTGAS-ER também tem impulsionado boas práticas que ajudam a combater vazamentos de fluidos refrigerantes de aparelhos de ar-condicionado e possíveis impactos que essas substâncias poderiam causar, se lançadas na atmosfera.
Os treinamentos promovidos com esse objetivo fazem parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Em setembro, o Programa homenageou o SENAI-RN pela importância dada às atividades educacionais para proteção da camada de ozônio. A cerimônia foi realizada em São Paulo, no Evento de Celebração do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Na ocasião, a instituição foi representada pelo diretor de Operações, Klebet Cavalcanti Carvalho.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 01:02

Top Notícias

Homem é preso em São Francisco de Itabapoana suspeito de estuprar e esfaquear a ex-companheira

Publicado

em

Postado Por

Ele foi encontrado em uma construção abandonada na noite desta sexta-feira (8). Um homem foi preso em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, suspeito de estuprar e esfaquear a ex-companheira.
Ele foi encontrado em uma construção abandonada na noite desta sexta-feira (8).
Segundo a polícia, o estupro teria ocorrido na última quarta-feira (6), e, no dia seguinte, a mulher foi esfaqueada no distrito de Travessão de Barra.
Ela foi levada para o Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes.
O homem foi encaminhado para a delegacia de São Francisco, onde vai responder tanto pelo estupro quanto pela tentativa de feminicídio.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 23:04

Continuar lendo

Top Notícias

Em Sergipe, cidadãos passam a enfrentar problemas logo após eleições municipais

Publicado

em

Postado Por

Em Poço Redondo, no sertão de Sergipe, a seca é severa. Mais de 18 mil famílias dependem do carro-pipa para ter água em casa. Prefeituras interrompem serviços logo após as eleições, em Sergipe
Em Sergipe, cidadãos passaram a enfrentar problemas imediatamente depois das eleições municipais.
Em Poço Redondo, no sertão de Sergipe, a seca é severa. Mais de 18 mil famílias dependem do carro-pipa para ter água em casa. Mas a prefeita Aline Vasconcelos, do Republicanos, suspendeu a distribuição de água no dia seguinte ao primeiro turno da eleição. Ela não conseguiu se reeleger. Maria José Militão mora em um dos povoados onde o carro-pipa deixou de passar.
“Para a gente ter água, a gente compra ou tem que se humilhar pedindo a um e a outro para poder receber essa água”, conta.
O transporte escolar fornecido pela prefeitura também parou.
“Passava todo dia, todo dia no horário certo, eu ia para a escola. Mas depois das eleições, aí parece que demitiram todo mundo e parou de ir”, diz o estudante Mike dos Santos.
No município vizinho, Canindé de São Francisco, ocorre um problema parecido. O prefeito Weldo Mariano, do PT, não emplacou o sucessor. As mães de alunos de povoados afastados denunciam que, um dia após a eleição, o prefeito suspendeu o transporte escolar. Cerca de 300 crianças de até 5 anos estão sem aula.
“O ano já está terminando, falta apenas dois meses para terminar o ano, e como é que eles ficam?”, pergunta a dona de casa Dênia Tatiane dos Santos.
Canindé de São Francisco
Reprodução/TV Globo
Em outra região do estado, a população de dois municípios também foi afetada. Cerca de 300 servidores do município de Aquidabã – entre professores, vigilantes, operadores de máquinas e eletricistas – foram exonerados. Sem saber a quem recorrer, eles buscaram o fórum da cidade.
Em Aquidabã, Diogo Souza, do PSD, assumiu a prefeitura em setembro, depois que a Justiça afastou o então prefeito Mário Lucena, do Republicanos, por suspeita de desvio de dinheiro público. Diogo se candidatou à reeleição, mas perdeu. O prefeito decretou situação de emergência, reduziu a coleta de lixo de três para um dia por semana e fechou a escola especializada em atendimento para crianças atípicas, onde a filha de 6 anos da dona de casa Maria Edjane Francisca Carvalho estudava.
“Uma criança que está acostumada com aquela rotina, quando passa a tirar ela da rotina, ela fica agitada”, diz.
Em Aquidabã, o prefeito fechou a escola especializada em atendimento para crianças atípicas
Reprodução/TV Globo
Em Carmópolis, o ônibus que leva 240 alunos para estudar na capital agora sai quase vazio. O transporte é uma concessão da prefeitura, mas, segundo os estudantes, depois que a prefeita Esmeralda Cruz, do PSD, perdeu a eleição, ela cortou a gasolina. Só viaja quem consegue pagar R$ 50 por semana.
“É o único jeito a se fazer, entendeu? É a única alternativa a se fazer, porque senão a gente vai ficar sem estudar”, diz uma a moradora.
Em Aquidabã, o prefeito decretou situação de emergência, reduziu a coleta de lixo
Reprodução/TV Globo
Em nota, a prefeitura de Poço Redondo declarou que precisou fazer cortes para ajustar o orçamento.
A de Canindé de São Francisco disse que não suspendeu o ônibus escolar das crianças dos povoados.
Em Aquidabã, a atual gestão disse que é interina e que os problemas foram provocados pelo prefeito afastado, Márcio Lucena. Já Mário Lucena, negou qualquer problema de pagamento de salário de servidores e de coleta de lixo durante a sua gestão e responsabilizou o prefeito atual, Diogo Souza.
A Prefeitura de Carmópolis declarou que o transporte universitário está sendo fornecido, conforme a capacidade financeira do município.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 22:00

Continuar lendo

Top Notícias

Avião de carga em chamas faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP

Publicado

em

Postado Por

Piloto e copiloto conseguiram escapar sem ferimentos. Especialista em aviação destaca que a eficiência do protocolo de segurança foi responsável por evitar que o acidente fosse mais grave. Avião de carga em chamas faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP
Reprodução/TV Globo
No Aeroporto Internacional em Guarulhos, um avião de carga em chamas fez um pouso de emergência na madrugada deste sábado (9).
As imagens são da madrugada deste sábado (9), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos: bombeiros combatem um incêndio dentro de um avião de carga.
Bombeiros combatem um incêndio dentro de um avião de carga
Reprodução/TV Globo
A aeronave tinha saído de Vitória, no Espírito Santo, com destino a Guarulhos. Na tripulação, havia apenas o piloto e o copiloto. Já no fim da viagem, eles viram o fogo, comunicaram à torre de controle e iniciaram o pouso de emergência. Piloto e copiloto conseguiram escapar sem ferimentos.
A aeronave – um Boeing 737-400, matrícula PS-TLB – é da Total Cargo e está com a documentação regular. O avião levava um carregamento dos Correios.
O trabalho de limpeza da pista se estendeu até a tarde, sem muitos reflexos na operação do aeroporto.
A FAB informou que equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigam o que pode ter causado o incêndio.
Piloto há 22 anos e especialista em aviação, Fernando De Borthole destaca a eficiência do protocolo de segurança para uma situação como essa, que, para ele, foi responsável por evitar que o acidente fosse mais grave:
“É possível ouvir a conversa entre o piloto e a torre de controle. Eles estão calmos, tanto o controlador quanto o piloto, porque, claro, é uma situação tensa, mas esse procedimento é treinado. Eles sabem exatamente o que é preciso fazer, quais a etapas a serem seguidas e é exatamente por isso que a gente vê um final muito bem-sucedido. Isso mostra o quanto a aviação é segura”, explica.
Avião de carga em chamas faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP
Reprodução/TV Globo
Em nota, a Total Linhas Aéreas reafirmou seu compromisso com a segurança das operações.
LEIA TAMBÉM
Avião cargueiro faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP após pegar fogo
Aeroporto Internacional de SP tem 38 decolagens por hora após mudança de procedimento
Carro que ia buscar empresário morto em aeroporto teve problema na ignição, dizem PMs

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 21:00

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta