Connect with us

Top Notícias

Senado aprova texto-base do projeto que modifica emendas parlamentares; destaques ficam para outra semana

Publicado

em

Acordo entre os senadores deixou votação de destaques para a próxima semana. Projeto recebeu críticas de organismos ligados a transparência. O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13) o texto-base do projeto de lei que estabelece novas regras de transparência para o pagamento de emendas parlamentares.
Ainda faltam votar quatro destaques – sugestões votadas pelo plenário – para a próxima segunda-feira (18).
Por haver modificações na redação que chegou ao Senado, após a votação dos destaques o texto retornará para avaliação da Câmara dos Deputados.
A proposta foi aprovada em uma semana nas duas casas, porque os parlamentares têm pressa para apresentar uma solução ao Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou os pagamentos das emendas em agosto.
Entre as principais modificações apresentadas pelo relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), está a possibilidade de bloqueio das emendas caso o governo federal precise fazer cortes de gastos em função do aumento das despesas. O item foi um pedido do governo federal na semana passada.
O texto original apresentado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), já previa a possibilidade do dispositivo, mas ele foi retirado durante votação na Câmara dos Deputados, pelo relator Elmar Nascimento (União-BA).
Entretanto, o relator colocou uma condição não existente anteriormente para o bloqueio que é a definição, por parte do Congresso, quais serão as emendas bloqueadas pelo governo federal.
Críticas ao projeto
O texto aprovado na Câmara dos Deputados foi criticado por organizações sem fins lucrativos ligadas a fiscalização da transparência política. Em uma nota conjunta, elas afirmaram que o Senado tinha o “dever de reparar o erro cometido” durante votação pelos deputados.
“O PLP 175/2024 manterá o cenário atual de alto risco de desvios e ineficiência na aplicação de mais de 50 bilhões de reais dos cofres públicos por meio de emendas parlamentares, pois não garante transparência ou rastreabilidade”, afirmaram.
Entretanto, o relator senador Angelo Coronel (PSD-BA), minimizou a demanda por mais transparência nos repasses.
Senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do projeto no Senado.
Jefferson Rudy/Agência Senado
Segundo Coronel, há um “contrassenso” nesse argumento sobre falta de transparência porque os parlamentares publicam informações sobre esse dinheiro “nas redes sociais”.
“Qualquer parlamentar quando aloca um recurso para um município, que é a base dele, ele é o primeiro a publicar nas redes sociais, porque ele não quer aplicar um recurso num município e não publicizar que é dele. Eu acho que é até um contrassenso de quem faz esse tipo de argumento de quem faz esse tipo de fiscalização”, afirmou Coronel.
Emendas de comissão e PIX
As organizações s ainda criticam a existência de emendas de comissão, que são informados pelos líderes partidários às comissões existentes no Congresso, mas não deixam claro quem propôs cada projeto.
A mesma crítica atinge as emendas Pix, que são informadas de forma genérica e “dificultam o rastreio” da origem.
“Ao impor critérios pouco específicos e subjetivos para a aprovação e a execução de emendas, o projeto perpetua um cenário de profundo desequilíbrio no processo eleitoral”, afirmou a nota.
Entretanto, o relator no Senado entende que os dados estão claramente publicizados – e que não existe necessidade de acrescentar qualquer dispositivo no projeto que busque dar maior transparência para as emendas.
“Existe o portal da transparência, é fácil, mas tem pessoas que não acessam, mas se procurarem e aprender a acessar vão achar tudo lá. […] Pra mim a transparência existe, é só questão de como interpretar essa transparência”, afirmou o relator.
Veja no vídeo abaixo os detalhes da versão aprovada pela Câmara:
Câmara aprova projeto que muda regras pra emendas parlamentares, atendendo determinação do STF
A proposta
Pelo projeto, as emendas deverão, prioritariamente, ser destinadas para o custeio de políticas públicas. Apesar de não haver obrigatoriedade, o autor do texto, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), afirmou que os deputados poderão ser cobrados a colaborar com projetos estruturantes estipulados pelo governo.
Os órgãos do Executivo terão que publicar, até o dia 30 de setembro de cada ano, a lista de políticas públicas prioritárias a serem contempladas pelas emendas executadas no ano seguinte.
A lista deverá conter os projetos de investimento, as estimativas de custo e informações sobre sua execução física e financeira, além dos critérios adotados para a seleção dos investimentos em questão.
O governo poderá não executar emendas que:
não tenham despesa compatível com sua finalidade;
não tenham projeto de engenharia ou licença ambiental prévia, se não for comprovada a capacidade dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios de fazerem a operação do projeto,
sejam incompatíveis com a política pública desenvolvida pelo órgão responsável pela sua programação, como os Ministérios, por exemplo.
‘Emendas PIX’
O projeto obriga o parlamentar que optar por enviar dinheiro ao seu reduto por meio de transferência especial, indicar em qual ação o recurso será utilizado e o valor da transferência. Os recursos deverão atender preferencialmente obras inacabadas.
Essa modalidade é conhecida como “emenda PIX” porque, além de o pagamento ser obrigatório, a transferência é feita diretamente para o caixa da prefeitura ou do estado, sem convênios ou indicação de uso. É como se a União fizesse, de fato, um PIX para o destinatário.
Esse mecanismo tem gerado críticas sobre a falta de transparência no uso das verbas.
Além disso, o projeto determina que o Tribunal Contas da União (TCU) fiscalize os repasses feitos por “emenda PIX” a estados e municípios.
O texto também impõe obrigações para quem recebe o dinheiro na modalidade PIX.
O beneficiário deverá, por exemplo, indicar nos sistemas de transparência do governo a agência bancária e conta corrente específica em que serão depositados os recursos, para que seja realizado o depósito e permitida a movimentação do conjunto dos recursos.
Os governos estaduais ou prefeituras deverão informar às Assembleias Legislativas ou às Câmaras de Vereadores e ao TCU, em até 30 dias: o valor do recurso recebido, o respectivo plano de trabalho e cronograma de execução.
Se houver indícios de irregularidades nos repasses ou inconsistências no plano de trabalho, os órgãos de fiscalização e controle poderão determinar os ajustes necessários.
Emendas de bancada
O projeto ainda prevê que as emendas definidas por parlamentares de um mesmo estado, as chamadas emendas de bancada estadual, só poderão ser destinadas para investimentos estruturantes – no caso, grandes obras ou “empreendimentos de grande vulto”.
Cada bancada estadual terá direito a até oito emendas. O senador Lucas Barreto (PSD-AP), no entanto, sugeriu que este número suba para 11.
As emendas poderão ser destinadas para políticas públicas ligadas às seguintes áreas:
educação;
saneamento;
habitação;
saúde;
adaptação às mudanças climáticas;
transporte;
infraestrutura hídrica;
infraestrutura para desenvolvimento regional;
infraestrutura e desenvolvimento urbano;
segurança pública;
turismo;
esporte;
agropecuária e pesca;
ciência, tecnologia e inovação;
comunicações;
prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres;
defesa;
direitos humanos, mulheres e igualdade racial;
cultura;
assistência social;
outras políticas públicas, a serem definidas na lei de diretrizes orçamentárias do respectivo exercício.
Pelo texto, fica proibido destinar emendas de forma genérica em uma tentativa de contemplar diferentes obras.
As emendas também não poderão ser individualizadas pelos integrantes das bancadas – os estados com menos representantes têm 8 deputados e 3 senadores.
O projeto prevê que a bancada de um estado pode destinar recursos para outra unidade da Federação, desde que seja para projetos de amplitude nacional.
Emendas de comissão
As emendas de comissão são recursos indicados por colegiados temáticos no Congresso — tanto da Câmara quanto do Senado. Não são impositivas — ou seja, não têm execução obrigatória.
Esse tipo de emenda não tem um valor previamente definido, nem um mecanismo de distribuição dos valores entre os colegiados. O montante destinado a essa categoria é definido anualmente, conforme as negociações para a aprovação do Orçamento.
Segundo uma resolução do Congresso, cada comissão tem direito a até oito emendas — o projeto não alterou esta regra e também não definiu como será a distribuição dos recursos entre as comissões.
Para especialistas, na prática, continuaria a valer a divisão política dos recursos, contrariando o princípio da igualdade.
As emendas de comissão sofreram um aumento nos últimos anos. Foram infladas depois de o STF derrubar as emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”.
A categoria não herdou somente os valores, também manteve a opacidade do tipo considerado inconstitucional pelo Supremo:
não é possível identificar o nome do parlamentar que indicou a emenda;
é possível verificar somente a comissão autora das emendas, o ministério responsável pela execução e ação na qual será aplicado o recurso.
Segundo o texto, as comissões somente poderão indicar emendas para projetos de interesse nacional ou regional, que estejam de acordo com suas temáticas.
Mas uma sugestão da senadora Soraya Thronicke pretende ampliar a possibilidade de destinação de recursos para obras inacabadas, assim como no caso das emendas PIX.
Todas as indicações deverão conter, “de forma precisa”, o seu objeto (política e local de aplicação).
A proposta não deixa expressa, porém, a obrigação de indicar o padrinho das emendas — um dos pontos de opacidade.
Pelo projeto, no mínimo, 50% das indicações da bancada deverão atender a ações e serviços públicos de saúde.
As indicações das comissões serão feitas por líderes partidários. Membros da comissão analisarão os pedidos e aprovarão as destinações. O processo todo deverá ser registrado em ata e enviado aos órgãos de execução das emendas.
O projeto não estende as regras às emendas já aprovadas para o Orçamento de 2024. Pelo contrário, deixa claro que os mecanismos de identificação não se aplicarão a elas.
Continuidade das emendas
Na Câmara dos Deputados, o relator Elmar Nascimento previu em um dos artigos que as emendas não impositivas terão um recurso de R$ 11,5 bilhões para o próximo ano.
Essas emendas não têm pagamento obrigatório e podem ser canceladas pelo governo para garantir o atendimento das metas fiscais e do arcabouço.
O mesmo artigo ainda define que, a partir de 2026, o crescimento das emendas se dará da seguinte forma:
as emendas individuais serão aprovadas no limite de 2% da receita corrente líquida do exercício anterior
as emendas de bancada corresponderão a até 1% da receita corrente líquida (RCL) realizada no exercício anterior
para emendas não impositivas, será o valor do exercício anterior (os R$ 11,5 bilhões) atualizados pela variação acumulada do IPCA dos últimos 12 meses.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 21:06

Top Notícias

Fazendeiro é condenado a mais de 3 anos de prisão por matar primo advogado a tiros; vídeo mostra crime

Publicado

em

Postado Por

Homicídio aconteceu em 2020, na porta da casa da vítima. Condenado teve pena atenuada. À esquerda, o fazendeiro Miller Diogo, condenado por matar o advogado Ricardo Xavier Nunes (à direita), em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera e Reprodução/Redes sociais de Ricardo
O fazendeiro Miller Diogo de Oliveira Nascimento foi condenado a 3 anos, 10 meses e 22 dias de prisão por matar um primo, que era advogado, a tiros. Ele foi considerado culpado pela morte de Ricardo Xavier Nunes. O crime aconteceu em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ricardo foi morto em frente à própria casa no dia 14 de novembro de 2020. A condenação saiu após audiência de tribunal do júri, no última terça-feira (19). Miller Diogo deve cumprir pena pelo crime de homicídio simples consumado, de acordo com a sentença emitida pela juíza Marli Pimenta Naves.
A pena base do condenado foi de sete anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, o tempo de prisão foi reduzido por ele ter confessado o crime; por a Justiça entender que ele não tinha total consciência sobre as consequências do ato; e ainda por ter agido sob forte emoção.
A defesa de Miller Diogo disse ao g1 que considerou a decisão do conselho de sentença adequada ao caso. “O júri reconheceu que o réu não estava em seu estado psicológico normal em virtude do que aconteceu anteriormente aprovando causas de diminuição de pena”, afirmou o advogado Tadeu Bastos Roriz.
LEIA TAMBÉM:
Primo é preso suspeito de matar advogado em Nerópolis
VÍDEO: Primo suspeito de matar advogado foi até a casa da vítima cerca de 1h antes do crime em Nerópolis
Fazendeiro é indiciado por matar primo advogado a tiros em Nerópolis
Sobre o caso
Advogado é morto a tiros na porta de casa, em Goiás
Imagens de câmera de segurança registaram o momento do assassinato. Pelo vídeo (assista acima), é possível ver que Miller Diogo esperava o primo na porta de casa, apoiado na traseira de uma caminhonete.
A vítima saiu de casa e se encontrou com o condenado. Depois de alguns segundos de conversa, Miller Diogo sacou a arma e atirou contra Ricardo, na altura do tórax. Inclinada, a vítima caminhou pela calçada até cair no chão, enquanto o fazendeiro entrou na caminhonete e fugiu do local.
Advogado Ricardo Xavier Nunes, de 54 anos, que foi morto a tiros na porta de casa em Nerópolis Goiás
Reprodução/Facebook
Em seguida, algumas pessoas saíram da casa e tentaram socorrer Ricardo, mas o advogado não resistiu.
De acordo com a família da vítima, Miller e Ricardo não tinham um histórico de brigas ou desentendimentos.
Na época do crime, o fazendeiro disse à polícia que Ricardo atirou contra o pai de Miller na noite anterior ao crime, após uma discussão.
Homem mata advogado Ricardo Xavier Nunes em Nerópolis Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 03:05

Continuar lendo

Top Notícias

Show, exposição, dança: veja opções para aproveitar o fim de semana em Ribeirão Preto

Publicado

em

Postado Por

g1 lista dicas de atrações para curtir de sexta-feira (22) a domingo (24). Cultura circense e arte flamenca se unem no espetáculo gratuito Gran Circo AndaLUZ, em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
O fim de semana chegou e o g1 preparou uma lista com as principais atrações em Ribeirão Preto (SP) para curtir o fim de semana. De shows a exposições e danças, tem diversão para todos os gostos!
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
🎤 O rapper Vinícius Preto celebra o mês da Consciência Negra no Cineclube Cauim, e a exposição Interior Negro, do artista plástico Macalé, traz uma reflexão sobre a ancestralidade e luta contra o preconceito com pinturas, esculturas e instalações.
🎸 Para os fãs de rock, a banda Mr. Gyn revive os sucessos dos anos 90 e 2000 no Hard Rock Café e os Paralamas do Sucesso celebram os 40 anos de carreira no Multiplan Hall.
Veja abaixo a programação completa para aproveitar de sexta-feira (22) a domingo (24):
Vinícius Preto e a ‘Analogia de Quebrada’
O rapper e produtor cultural Vinícius Preto apresenta Analogia de Quebrada, no Cineclube Cauim, nesta sexta-feira (22). O show faz parte da programação do projeto Sextas Sonoras, que vai celebrar o mês da Consciência Negra.
Acompanhado pelo DJ Spin, Vinícius mistura rap com elementos afrobrasileiros e traz letras de protesto e vivências da periferia em um show que também inclui canções de mais de 15 anos de carreira.
Conhecido pela militância contra o racismo e pelo trabalho independente, Vinícius Preto promete emocionar o público com música e mensagem.
Serviço
Data e horário: sexta-feira (22), a partir das 20h30
Local: Cineclube Cauim (Rua Floriano Peixoto, 600 – Ribeirão Preto).
Ingressos: a partir de R$ 20 (com direito a um chopp); vendas on-line na bilheteria do Cauim.
Vinícius Preto e Dj Spin fazem show em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Exposição ‘Macalé’: Interior negro, 50 anos de produção
Em 2024, o mestre Jaime Domingos Cruz, mais conhecido como ‘Macalé’, celebra 50 anos de carreira com a exposição ‘Interior Negro’, que traz um recorte da vasta trajetória dele, que é um dos maiores nomes da arte contemporânea em Ribeirão Preto.
O projeto tem desde pinturas e esculturas até instalações e cenários, e convida o público a refletir a subjetividade da cultura negra e a história de Ribeirão e região.
A curadoria é de Betto Souza, Emaye Natalia Marques e Nilton Campos. A mostra integra a programação do Ano Macalé.
Serviço
Data de abertura: sexta-feira (22), a partir das 19h30
Visitação: de 22/11 a 20/12/2024 e de 07/01 a 24/01/2025
Local: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (Pedro Manuel Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Centro).
Horários: De terça-feira a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30. Sábados (23/11, 07/12, 18/01/2025) das 9h às 15h.
Ingressos: entrada gratuita
”Macalé’ apresenta exposição em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Mr. Gyn
Icônica banda de pop rock dos anos 90 e 2000, Mr. Gyn desembarca em Ribeirão Preto nexta sexta-feira para um show cheio de energia e nostalgia.
Com mais de 25 anos de história e sucessos como ‘Minha Juventude’ e ‘Sonhando’, o quarteto goiano promete uma noite de celebração com clássicos e músicas do novo álbum ‘Sons da Minha Juventude’, lançado neste ano.
Este será o primeiro show da banda na cidade, e eles garantem que será uma apresentação memorável para os fãs de pop rock.
Data e horário: sexta-feira (22), a partir das 21h30
Local: Hard Rock Cafe Ribeirão Preto, (Rua Edgar Rodrigues, 200 – Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet).
Ingressos: vendas online pelo site www.sympla.com.br
Mr. Gyn se apresenta pela primeira vez em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
‘Paralamas Clássicos’
Os Paralamas do Sucesso, uma das bandas mais representativas do rock brasileiro, encerra o mês de novembro com o show ‘Paralamas Clássicos’.
Com mais de 30 anos de carreira, a banda se apresenta no Multiplan Hall no sábado (23). No repertório, os hits ‘Lanterna dos Afogados’, ‘Cuide Bem do Seu Amor’, ‘Meu Erro’, e muito mais.
O show é parte da série de grandes eventos de rock nacional realizados em Ribeirão Preto e promete agitar os fãs com uma energia característica.
Serviço
Data e horário: sábado (23), a partir das 21h
Local: Multiplan Hall, Ribeirão Shopping (Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Califórnia).
Ingressos: vendas disponíveis no Ticketmaster ou na bilheteira do Multiplan Hall
”Paralamas do Sucesso’ se apresentam em Ribeirão Preto, SP
Stephanie Rodrigues/g1
Madama Butterfly
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta a emocionante ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini, nesta sexta e também no sábado.
Sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, o espetáculo conta com a participação do Coro da Orquestra e solistas convidados e promete ser uma experiência inesquecível para os amantes da música clássica e da ópera.
A obra narra a trágica história de amor entre Cio-Cio-San, uma jovem gueixa japonesa, e o oficial americano Pinkerton, abordando temas como cultura e desilusão.
Serviço
Datas e horário: sexta-feira (22) e sábado (23), a partir das 19h
Local: Theatro Pedro II ( Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto).
Ingressos: vendas online pelo site Mega Bilheteria
Ingressos
Plateia e frisa – R$140 inteira / R$ 70 meia
Balcão nobre – R$ 120 inteira / R$ 60 meia
Balcão simples – R$ 40
‘Madame Butterfly’ apresenta espetáculo com orquestra sinfônica em Ribeirão Preto, SP
Sylvia Masini
Alice no País das Maravilhas
A Escola de Dança André e Anderson apresenta o espetáculo de dança ‘Alice no País das Maravilhas’ no sábado. O evento conta com a participação de 150 alunos, que interpretarão as aventuras de Alice em um dos clássicos mais amados da literatura infantil.
O espetáculo será dividido em duas partes: a primeira dedicada à adaptação da famosa obra de Lewis Carroll, e a segunda, uma série de coreografias de estilos diversos. A apresentação promete encantar o público de todas as idades.
Serviço
Data e horário: sábado (23), a partir das 20h
Local: Ginásio Municipal de Esportes Julião Arroyo (Avenida da Saudade, 33 – Centro, Monte Azul Paulista).
Ingressos: venda física na escola de dança.
Espetáculo de dança ‘Alice no país das maravilhas’ em Monte Azul, SP
Divulgação
Gran Circo AndaLuz
A cultura circense se encontra com a arte flamenca no espetáculo ‘Gran Circo AndaLuz’, que será apresentado gratuitamente no Teatro Sesi de Ribeirão Preto.
A trama mescla circo, flamenco e a vida nômade dos artistas com coreografias inspiradas em personagens como Bailarina Equilibrista, Domador, e Palhaça. As apresentações, que contarão com música ao vivo, acontecem na sexta e no sábado.
O espetáculo busca valorizar a convivência comunitária e a arte flamenca, proporcionando uma experiência única para o público.
Serviço
Datas e horário: sexta-feira (22) e sábado (23), a partir das 20h
Local: Teatro Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364, Jardim Castelo Branco).
Ingresso: venda gratuita com reserva antecipada no site do Sesi
Gran Circo AndaLuz se apresenta em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Oficina de Teatro de Bonecos
No domingo (24), o Grupo Teatro de Sobras realiza a oficina ‘Vivência em Teatro de Bonecos’ no Parque Dr. Luiz Carlos Raya.
O projeto ensina técnicas de construção e manipulação de bonecos usando materiais reciclados, como sucatas e objetos descartados, proporcionando aos participantes a oportunidade de criar e interpretar cenas curtas.
A atividade é gratuita e aberta a todas as idades, incentivando a imaginação e a consciência ambiental.
Serviço
Data e horário: domingo (24), a partir das 9h
Local: Parque Dr. Luiz Carlos Raya (Rua Severiano Amaro dos Santos, Jardim Botânico).
Ingressos: entrada gratuita
Grupo Teatro de Sombras promove vivência em ‘Teatro de Boneco’ em Ribeirão Preto, SP
Cayo Vieira.
A Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo
O clássico da literatura infantil ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, de Monteiro Lobato, ganha versão musical no domingo, no Hard Rock Cafe de Ribeirão Preto.
O espetáculo conta as aventuras de Emília, o Saci, a Cuca e outros personagens icônicos do Sítio, trazendo à tona a cultura caipira e resgatando brincadeiras e valores da infância.
A peça é uma homenagem ao legado de Monteiro Lobato e promete entreter crianças e adultos.
Serviço
Data e horário: domingo (24), a partir das 11h30
Local: Hard Rock Cafe (Rua Edgar Rodrigues, 200, Santa Cruz).
Ingressos: vendas online pelo site da MegaBilheteria
Espetáculo’ Sítio do Pica Pau Amarelo’ promete divertir crianças e adultos em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 01:04

Continuar lendo

Top Notícias

Rússia usa, pela primeira vez, míssil intercontinental contra Ucrânia; arma pode transportar ogivas nucleares

Publicado

em

Postado Por

Os mísseis balísticos intercontinentais são projetados para alcançar alvos a distâncias superiores a 5.500 km e, como o nome sugere, têm a capacidade de atravessar oceanos. Rússia testa, na Ucrânia, novo míssil projetado para ataques nucleares
A Rússia deixou o mundo em alerta ao testar na Ucrânia um novo tipo de míssil, mais rápido e destrutivo, projetado para ataques nucleares.
A ofensiva russa começou por volta das 5h. O bombardeio atingiu a cidade de Dnipro. Na sequência, Volodymyr Zelensky, alertou:
“Hoje, vimos um novo míssil russo. Todas as características, velocidade e altitude, são de um míssil balístico intercontinental”.
O presidente ucraniano chamou Vladimir Putin de “vizinho louco”.
Putin faz declaração, após ataque com míssil balístico à Ucrânia
Imagem: Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Tropas da Coreia do Norte, míssil dos EUA, ameaça nuclear: entenda por que guerra na Ucrânia ganhou dimensão internacional
Rússia diz ter derrubado dois mísseis do Reino Unido disparados pela Ucrânia
Os mísseis balísticos intercontinentais são projetados para ataques a mais de 5.500 km de distância. Como o nome sugere, podem encruzar oceanos.
Também são capazes de transportar ogivas nucleares. A hipótese despertou apreensão no mundo todo, porque seria a primeira vez que um míssil balístico intercontinental teria sido disparado em uma guerra.
Mas autoridades do ocidente, entre eles, dos Estados Unidos – logo afirmaram que os detalhes do ataque sugeriam um outro tipo de projétil.
Segundo essas autoridades, o míssil tinha um alcance menor.
Só à noite, o presidente russo rompeu o silêncio. Em um pronunciamento à nação, Vladimir Putin disse que a Rússia fez um teste com mísseis russos de médio alcance.
“Esses mísseis tem uma velocidade de até 3 km/s”, afirmou o presidente russo. “Atualmente, não há maneiras de neutralizá-los”, completou.
Segundo Putin, a nova arma atingiu um complexo industrial militar na Ucrânia. Depois da declaração do presidente russo, especialistas e autoridades apontaram que, mesmo com alcance menor, o sistema testado nesta quinta-feira (21) é extremamente destrutivo.
Um único míssil poderia disparar múltiplas ogivas nucleares e, por isso, a nova arma é um sinal de que a Rússia está subindo o tom das ameaças.
O presidente russo avisou que o teste foi uma resposta ao uso de mísseis de longo alcance de fabricação americana e britânica esta semana.
A Ucrânia disparou mísseis contra o território da Rússia, depois de receber sinal verde dos aliados.
Putin alertou o Ocidente, disse que a guerra está ganhando uma natureza global e declarou que pode atacar instalações militares dos países que autorizarem o uso de armas contra instalações na Rússia.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 00:05

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta