Connect with us

Top Notícias

Resultado diferente do apontado por pesquisa Quaest em Ribeirão Preto se deve à abstenção e pouca mobilização entre eleitores de baixa renda, diz diretor

Publicado

em

Pesquisa divulgada no sábado (26) apontou Ricardo Silva (PSD) eleito com 57% dos votos válidos, mas ele alcançou 50,13% e venceu a eleição com apenas 687 votos de diferença para Marco Aurélio (Novo). Diretor da Quaest explica votação acirrada em Ribeirão Preto
A abstenção recorde no 2º turno das eleições 2024 e a incapacidade de mobilizar eleitores contribuíram para o resultado nas urnas diferente do apontado pelo Quaest na pesquisa divulgada no sábado (26), segundo Felipe Nunes, diretor do instituto.
No levantamento publicado às vésperas da votação, Ricardo Silva (PSD) aparecia com 57%. Dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, tinha de 54% a 60% dos votos válidos. O adversário dele, Marco Aurélio (Novo), tinha 43%, ou seja, poderia variar de 40% a 46%.
Mas Ribeirão Preto registrou a disputa mais acirrada de sua história e uma das mais apertadas do país neste domingo (27). Ricardo Silva teve 131.421 votos – 50,13%, enquanto Marco Aurélio obteve 130.734 votos – 49,87%. Ou seja, 687 votos deram a vitória ao candidato do PSD.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Nesta segunda-feira (28), Felipe Nunes disse que assim como no restante do Brasil, Ribeirão Preto registrou um número alto de pessoas que não compareceram às urnas. O índice alcançou 37.64%, o que representa 179.759 do total de 477.595 eleitores aptos.
“Desde o 1º turno, a gente vem chamando a atenção para o fato de que há um aumento considerável no Brasil inteiro do padrão de abstenção, que é essa escolha que o eleitor faz cada vez mais no Brasil, mesmo o voto sendo obrigatório, de não ir votar. E no caso de Ribeirão Preto, essa variável foi decisiva para essa mudança de expectativa em relação ao resultado, o fato de o candidato Marco Aurélio conseguir chegar muito mais próximo do que era imaginado ali na véspera”, afirmou.
ELEIÇÕES 2024 EM RIBEIRÃO PRETO: mesários aguardam eleitores na Adevirp, no bairro Jardim Irajá
Érico Andrade/g1
Felipe Nunes afirmou que a maior parte do eleitorado que deixou de votar é de baixa renda, parcela da população que dava grande vantagem ao candidato Ricardo Silva.
“Não é coincidência, mas a maior parte do eleitor que deixou de votar é o eleitor de renda baixa, que mora em lugares da cidade onde você tem um padrão de escolaridade mais baixo e era exatamente nesse público que o Ricardo Silva tinha uma vantagem muito grande. Ou seja, ao não conseguir levar esse eleitor para ir votar, motivar esse eleitor a ir votar, o Ricardo Silva acabou tendo um desempenho abaixo do que era esperado e o Marco Aurélio conseguiu ter um eleitor mais motivado, mais interessado, de renda mais alta, escolaridade mais alta, o que acabou produzindo esse resultado tão apertado.”
Segundo Felipe Nunes, apesar da diferença entre o resultado das urnas e o levantamento do Quaest, a vitória de Ricardo Silva foi confirmada como o previsto desde o início do pleito pelas pesquisas.
“É verdade que a vitória de Ricardo Silva foi confirmada, aquilo que se imaginava desde lá o primeiro turno, mas foi muito mais difícil essa vitória, justamente pela incapacidade de mobilizar o seu eleitor e fazê-lo votar. Essa é uma realidade que está presente não só em Ribeirão Preto, mas em várias cidades do Brasil. Candidatos que tiveram dificuldade de levar os seus eleitores, motivá-los para ir votar acabaram tendo um desempenho abaixo do que as pesquisas projetavam.”
O diretor afirmou ainda que compreender os patamares da abstenção será fundamental nas próximas eleições.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
VÍDEOS: Segundo turno em Ribeirão Preto e Franca

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 20:02

Top Notícias

Homem é preso em São Francisco de Itabapoana suspeito de estuprar e esfaquear a ex-companheira

Publicado

em

Postado Por

Ele foi encontrado em uma construção abandonada na noite desta sexta-feira (8). Um homem foi preso em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, suspeito de estuprar e esfaquear a ex-companheira.
Ele foi encontrado em uma construção abandonada na noite desta sexta-feira (8).
Segundo a polícia, o estupro teria ocorrido na última quarta-feira (6), e, no dia seguinte, a mulher foi esfaqueada no distrito de Travessão de Barra.
Ela foi levada para o Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes.
O homem foi encaminhado para a delegacia de São Francisco, onde vai responder tanto pelo estupro quanto pela tentativa de feminicídio.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 23:04

Continuar lendo

Top Notícias

Em Sergipe, cidadãos passam a enfrentar problemas logo após eleições municipais

Publicado

em

Postado Por

Em Poço Redondo, no sertão de Sergipe, a seca é severa. Mais de 18 mil famílias dependem do carro-pipa para ter água em casa. Prefeituras interrompem serviços logo após as eleições, em Sergipe
Em Sergipe, cidadãos passaram a enfrentar problemas imediatamente depois das eleições municipais.
Em Poço Redondo, no sertão de Sergipe, a seca é severa. Mais de 18 mil famílias dependem do carro-pipa para ter água em casa. Mas a prefeita Aline Vasconcelos, do Republicanos, suspendeu a distribuição de água no dia seguinte ao primeiro turno da eleição. Ela não conseguiu se reeleger. Maria José Militão mora em um dos povoados onde o carro-pipa deixou de passar.
“Para a gente ter água, a gente compra ou tem que se humilhar pedindo a um e a outro para poder receber essa água”, conta.
O transporte escolar fornecido pela prefeitura também parou.
“Passava todo dia, todo dia no horário certo, eu ia para a escola. Mas depois das eleições, aí parece que demitiram todo mundo e parou de ir”, diz o estudante Mike dos Santos.
No município vizinho, Canindé de São Francisco, ocorre um problema parecido. O prefeito Weldo Mariano, do PT, não emplacou o sucessor. As mães de alunos de povoados afastados denunciam que, um dia após a eleição, o prefeito suspendeu o transporte escolar. Cerca de 300 crianças de até 5 anos estão sem aula.
“O ano já está terminando, falta apenas dois meses para terminar o ano, e como é que eles ficam?”, pergunta a dona de casa Dênia Tatiane dos Santos.
Canindé de São Francisco
Reprodução/TV Globo
Em outra região do estado, a população de dois municípios também foi afetada. Cerca de 300 servidores do município de Aquidabã – entre professores, vigilantes, operadores de máquinas e eletricistas – foram exonerados. Sem saber a quem recorrer, eles buscaram o fórum da cidade.
Em Aquidabã, Diogo Souza, do PSD, assumiu a prefeitura em setembro, depois que a Justiça afastou o então prefeito Mário Lucena, do Republicanos, por suspeita de desvio de dinheiro público. Diogo se candidatou à reeleição, mas perdeu. O prefeito decretou situação de emergência, reduziu a coleta de lixo de três para um dia por semana e fechou a escola especializada em atendimento para crianças atípicas, onde a filha de 6 anos da dona de casa Maria Edjane Francisca Carvalho estudava.
“Uma criança que está acostumada com aquela rotina, quando passa a tirar ela da rotina, ela fica agitada”, diz.
Em Aquidabã, o prefeito fechou a escola especializada em atendimento para crianças atípicas
Reprodução/TV Globo
Em Carmópolis, o ônibus que leva 240 alunos para estudar na capital agora sai quase vazio. O transporte é uma concessão da prefeitura, mas, segundo os estudantes, depois que a prefeita Esmeralda Cruz, do PSD, perdeu a eleição, ela cortou a gasolina. Só viaja quem consegue pagar R$ 50 por semana.
“É o único jeito a se fazer, entendeu? É a única alternativa a se fazer, porque senão a gente vai ficar sem estudar”, diz uma a moradora.
Em Aquidabã, o prefeito decretou situação de emergência, reduziu a coleta de lixo
Reprodução/TV Globo
Em nota, a prefeitura de Poço Redondo declarou que precisou fazer cortes para ajustar o orçamento.
A de Canindé de São Francisco disse que não suspendeu o ônibus escolar das crianças dos povoados.
Em Aquidabã, a atual gestão disse que é interina e que os problemas foram provocados pelo prefeito afastado, Márcio Lucena. Já Mário Lucena, negou qualquer problema de pagamento de salário de servidores e de coleta de lixo durante a sua gestão e responsabilizou o prefeito atual, Diogo Souza.
A Prefeitura de Carmópolis declarou que o transporte universitário está sendo fornecido, conforme a capacidade financeira do município.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 22:00

Continuar lendo

Top Notícias

Avião de carga em chamas faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP

Publicado

em

Postado Por

Piloto e copiloto conseguiram escapar sem ferimentos. Especialista em aviação destaca que a eficiência do protocolo de segurança foi responsável por evitar que o acidente fosse mais grave. Avião de carga em chamas faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP
Reprodução/TV Globo
No Aeroporto Internacional em Guarulhos, um avião de carga em chamas fez um pouso de emergência na madrugada deste sábado (9).
As imagens são da madrugada deste sábado (9), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos: bombeiros combatem um incêndio dentro de um avião de carga.
Bombeiros combatem um incêndio dentro de um avião de carga
Reprodução/TV Globo
A aeronave tinha saído de Vitória, no Espírito Santo, com destino a Guarulhos. Na tripulação, havia apenas o piloto e o copiloto. Já no fim da viagem, eles viram o fogo, comunicaram à torre de controle e iniciaram o pouso de emergência. Piloto e copiloto conseguiram escapar sem ferimentos.
A aeronave – um Boeing 737-400, matrícula PS-TLB – é da Total Cargo e está com a documentação regular. O avião levava um carregamento dos Correios.
O trabalho de limpeza da pista se estendeu até a tarde, sem muitos reflexos na operação do aeroporto.
A FAB informou que equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigam o que pode ter causado o incêndio.
Piloto há 22 anos e especialista em aviação, Fernando De Borthole destaca a eficiência do protocolo de segurança para uma situação como essa, que, para ele, foi responsável por evitar que o acidente fosse mais grave:
“É possível ouvir a conversa entre o piloto e a torre de controle. Eles estão calmos, tanto o controlador quanto o piloto, porque, claro, é uma situação tensa, mas esse procedimento é treinado. Eles sabem exatamente o que é preciso fazer, quais a etapas a serem seguidas e é exatamente por isso que a gente vê um final muito bem-sucedido. Isso mostra o quanto a aviação é segura”, explica.
Avião de carga em chamas faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP
Reprodução/TV Globo
Em nota, a Total Linhas Aéreas reafirmou seu compromisso com a segurança das operações.
LEIA TAMBÉM
Avião cargueiro faz pouso de emergência no Aeroporto Internacional de SP após pegar fogo
Aeroporto Internacional de SP tem 38 decolagens por hora após mudança de procedimento
Carro que ia buscar empresário morto em aeroporto teve problema na ignição, dizem PMs

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 21:00

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta