Connect with us

Top Notícias

EXCLUSIVO: Imagens inéditas mostram novos detalhes do atentado em Brasília

Publicado

em

Um dos artefatos quase atingiu visitantes que deixavam o prédio do Supremo na noite do ataque. ‘Quando ele acendeu a outra bomba, olhando para nós, eu me apavorei’, disse uma testemunha. O Fantástico deste domingo (17) traz imagens inéditas e de alta definição do sistema de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) que mostram o atentado cometido por Francisco Wanderlei Luiz, na última quarta-feira (13).
A gravação revela que a segunda bomba jogada por Francisco quase atingiu pessoas que estavam saindo do prédio do STF. O ataque ocorreu por volta de 19h30. Ministros da Corte ainda estavam no local e foram retirados em segurança, assim como funcionários e visitantes.
Imagens mostram que artefato foi atirado na direção de pessoas que deixavam o prédio do STF.
TV Globo/Reprodução
O sistema de monitoramento e segurança do Supremo foi instalado depois da invasão de 8 de janeiro de 2023. São mais de 400 câmeras capazes de identificar qualquer ameaça. Uma delas mostra a correria dos visitantes, servidores e seguranças no momento do atentado.
Sistema de monitoramento alerta para situações de atenção.
TV Globo/Reprodução
🚨Primeiro Alerta
Quando o autor do atentado se aproximou do prédio, o sistema de monitoramento deu um alerta. O secretário de segurança do STF, Marcelo Schettini, conta como foram os momentos de tensão.
“Ele [Francisco Wanderley] cruzou ali num dia chuvoso, parou em frente e veio um ‘pop up’ [aviso] na tela vermelha, um alerta de intrusão. O tipo de vestimenta, a forma como se portava, como se locomovia. E naquele horário, ali em frente, se agachando e voltando”, afirma.
Com nitidez, as novas imagens mostram o momento em que Francisco passa por trás do ponto de ônibus e se dirige ao STF. Ele acena para pessoas que aguardavam a condução, entre elas Layana Rocha.
“Ele passa e meio que dá um joinha para todo mundo. Acho que, hoje, eu parando para analisar, é como se ele estivesse falando assim: ‘olha o que vai acontecer'”, conta Layana.
Testemunhas no STF
A advogada Patrícia Pita e o marido, o consultor agrário Roberto Pita, estavam na rampa do Supremo na hora do ataque. Foi tudo muito rápido.
“Quando ele estava gesticulando muito e gritando, não dava para discernir o que ele falava. Não dava para a gente assimilar. Mas a gente via que ele falava muito. O segurança foi para o lado dele e aí ele gritou alguma coisa e foi afastando. Correndo de costas. E o segurança também se afastou dele”, diz Patrícia.
Em depoimento à Polícia Federal, o segurança que abordou Francisco disse que o homem ameaçou explodir uma bomba caso alguém se aproximasse e começou a lançar artefatos contra o Supremo.
Roberto Pita afirma que, ao ver a primeira explosão, ele e a esposa decidiram correr. Foi o momento mais tenso para o casal.
“Ele [Francisco] virou para nós e acendeu outra bomba. Quando ele acendeu a outra bomba, olhando para nós, aí eu me apavorei”, diz.
Patrícia completa: “Foi quando ele se deitou. Colocou do lado dele o explosivo e a gente ouviu o barulho. Eu me lembro dele chegando perto do carro. Eu me abaixei para me proteger da bomba, de algo que poderia me atingir”.
A advogada se emociona ao comentar o desfecho do atentado, que acabou com a morte de Francisco Wanderley. “A gente vê aquele corpo ali no chão e é uma sensação de impotência. De não poder ter feito nada.”
Imagens mais nítidas
As câmeras do Supremo registraram com precisão os vestígios da cena do crime.
o primeiro artefato que Francisco atirou contra o prédio, e que não explodiu;
o chapéu que o criminoso usava;
um pedaço de pano que Francisco jogou na estátua da Justiça; e
um detalhe revelador: perto do corpo, ficou um pequeno extintor de incêndio que, segundo os investigadores, estava cheio de gasolina.
Imagem mostra primeiro artefato lançado em direção ao STF.
TV Globo/Reprodução
Chapéu de Francisco Wanderley após a explosão.
TV Globo/Reprodução
Extintor de incêndio com combustível foi levado pelo autor do atentado.
TV Globo/Reprodução
Outras imagens foram feitas pelo robô antibombas da Polícia Militar do Distrito Federal, que foi utilizado para se aproximar do corpo.
“As câmeras do robô indicaram que ainda havia a presença de um circuito, de um display com timer e de um cinto que a gente foi identificando aos poucos. O robô utilizou a garra e retirou o que aparentava ser um timer. A a gente viu que não estava conectado”, explica o capitão Edson Pinto, da PM do DF.
Emboscada em casa alugada
Além da Praça dos Três Poderes, a polícia encontrou artefatos na quitinete alugada por Francisco Wanderley em Ceilândia, nos arredores de Brasília.
Imagens exclusivas de dentro do imóvel mostram tudo bem arrumado, mas alguns detalhes deixaram os investigadores em alerta. Em alguns lugares, havia etiquetas com a inscrição “cuidado”. Um cão da polícia indicou a presença de explosivos na casa.
No dia seguinte do atentado, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, explicou que uma bomba foi detonada após o robô abrir uma gaveta. “Estamos falando aqui de armadilhas para matar policiais que estavam fazendo a investigação”, disse.
Depois da explosão, o robô ficou um pouco afetado, mas resistiu aos danos.
Ao Fantástico, a dona do imóvel que foi alugado para Francisco Wanderley disse que o primeiro contrato foi feito em 2022.
Neste ano, diz ela, ele pagou o aluguel a partir de fevereiro, mas só apareceu no fim de julho.
“Todo mês ele depositava sem estar aqui. Eu achava estranho, por que uma pessoa paga o aluguel sem estar morando? Ele veio um dia sem avisar. Do nada, chegou sem avisar”, disse a mulher, que pediu para não ser identificada por estar com medo.
“É muita tristeza ver tudo destruído. Se a polícia não tivesse achado, qualquer um da gente poderia ter morrido. Porque a gente ia entrar na casa. Quem ia saber que tinha uma bomba na casa?”, diz ela.
Uma vizinha de Wanderley conta que chegou a ouvir barulhos estranhos à noite.
“Uma coisa furando devagarinho. Tipo assim, para ninguém ouvir […] Daqui a pouco eu ouvi a fita, tipo essas fitas que fecham caixa de papelão. Eu ouvia aquele barulho, tipo enrolando alguma coisa. Depois disso tudo que a gente viu, caiu a ficha: o barulho, ele enrolando a fita, só pode ter sido ele enrolando as bombas.”
O trabalho da perícia agora vai tentar resolver as lacunas deste caso. Na quinta (14), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, relacionou o atentado à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
A equipe de segurança do Supremo afirma que, desta vez, a segurança funcionou.
“Qualquer pessoa que atravesse naquela linha azul vai ser identificada. Pula um alerta aqui no nosso painel para que a gente tenha atenção àquela pessoa que está passando naquele perímetro”, diz Marcelo Schettini.
Segundo o responsável pela segurança da Corte, entre os exemplos de ameaça que podem ser identificadas imediatamente pelo sistemas está a presença de pessoas com mandados de prisão em aberto ou a aproximação de algupem tem tenha ameaçado o STF.
“A gente consegue identificar e buscamos quem são essas pessoas automaticamente”, afirma.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 21:05

Top Notícias

Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO

Publicado

em

Postado Por

Ventos chegaram a 81 km/h em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, onde caso aconteceu. Pescador é resgatado após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO
Um pescador de 50 anos foi resgatado do mar com hipotermia e ferimentos na orelha e mãos após o barco em que estava ficar à deriva durante um vendaval em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina (assista acima).
O caso aconteceu no fim da tarde de quarta-feira (20). Os ventos chegaram a 81 km/h na cidade, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo estado. Também choveu na região.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O homem foi avistado pelos socorristas por volta das 17h30, apoiado sobre a embarcação que submergia, mas pulou no mar e foi arrastado pela corrente em direção a outro barco que o resgatou.
Nas imagens é possível ver as fortes ondas e o vento batendo na embarcação afundada na região chamada de Boca da Barra.
Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Após o resgate ele foi levado até a praia, recebeu atendimento dos bombeiros. Depois, foi encaminhado até o Pronto Atendimento na cidade.
Casal desaparecido há 9 dias: o que se sabe e o que falta saber
Balneário Camboriú tem bairro mais populoso e nenhuma área rural
Previsão do tempo
A Defesa Civil de Santa Catarina diz que há previsão de condições climáticas adversas até sexta-feira (22). Durante o período há chance de chuva intensa e mar agitado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
d

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 10:01

Continuar lendo

Top Notícias

PF deve indiciar cerca de 40 pessoas no inquérito do golpe

Publicado

em

Postado Por

Delegados estão fechando lista na manhã desta quinta, e indiciamento pode ser concluído nas próximas horas. Inquérito inclui 8 de janeiro e planos ainda em 2022 para matar Lula, Alckmin e Moraes. A Polícia Federal está encerrando, na manhã desta quinta-feira (21), a lista de pessoas a serem indiciadas no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado no país após as eleições de 2022.
A previsão é de que o relatório final saia ainda nesta manhã. O blog conversou com investigadores que afirmam que, até agora, há “aproximadamente 40 indiciados” na lista. O número ainda pode aumentar.
A lista é grande pq envolve políticos graúdos, militares e ex-assessores presidenciais.
E porque, entre os indiciados, estarão envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas também nos planos de militares descobertos pela PF para assassinar os membros da chapa eleita em 2022 – Lula e Geraldo Alckmin – e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O relatório final deverá indiciar diversas pessoas por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A lista ainda é mantida em sigilo pelos investigadores.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 09:00

Continuar lendo

Top Notícias

São Vicente, SP, conquista prêmio por combater transmissão do HIV de mãe para filho

Publicado

em

Postado Por

Cidade recebeu a premiação estadual Luiza Matida, em São Paulo. Integrantes da Secretaria de Saúde de São Vicente (SP) durante evento do prêmio Luiza Matida
Prefeitura de São Vicente/Divulgação
A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, conquistou o prêmio Luiza Matida após adotar políticas públicas para eliminar a contaminação do vírus HIV de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical. O título estadual foi entregue durante a semana paulista de mobilização contra a sífilis, sífilis congênita e transmissão vertical do vírus HTLV.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, a administração municipal explicou que foi considerada apta para o prêmio após a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo usar o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para checar os seguintes aspectos da cidade:
Taxa de incidência de infecção pelo HIV por transmissão vertical;
Cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal;
Cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV) no pré-natal;
Cobertura de início de profilaxia de crianças expostas ao HIV nas primeiras 24 horas de vida.
Grávida (imagem ilustrativa)
Agência Brasil
Com o resultado positivo, a cidade recebeu o título no dia 12 deste mês, em São Paulo. De acordo com a prefeitura, o evento contou com representantes de municípios com mais de 100 mil habitantes e com menos de 100 mil moradores, referente aos anos de 2022 e 2023.
Ainda por meio de nota, a coordenadora do programa IST/Aids de São Vicente, Samantha Barros, afirmou que o título demonstra o envolvimento e comprometimento de toda equipe, que “trabalha buscando a eliminação da transmissão vertical do HIV”.
A secretária de saúde da cidade, Michelle Santos, também comemorou: “Este prêmio mostra que o município está se empenhando na eliminação da transmissão vertical. O trabalho em rede foi primordial”, afirmou ela, em nota.
Prêmio
Luiza Matida foi uma médica que trabalhou durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento do Programa DST/Aids-SP da secretaria estadual de saúde. Ela coordenou a elaboração e a implantação de políticas públicas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis.
Em homenagem, o programa deu o nome de Luiza Matida ao prêmio, destinado aos municípios de São Paulo que alcançarem a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis.
Sífilis pode ser passada de gestantes para bebês e levar à morte; saiba como prevenir
Quadro sexualidade descomplicada fala sobre a sífilis
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 08:05

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta