Connect with us

Top Notícias

Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida: entenda como surgiu o feriado de 12 de outubro

Publicado

em

Nossa Senhora Aparecida foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas o feriado só foi oficializado por lei em 1980. Apesar de ser uma data comemorativa mais antiga, o Dia das Crianças não é feriado. Entenda no g1. Imagem de arquivo – Criança em celebração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, em outubro de 2020, em Boa Vista.
Arquivo pessoal
O dia 12 de outubro é marcado por ser um feriado nacional no Brasil. Nesta data, é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças.
O que muitos não sabem é que as duas celebrações ocorrerem no mesmo dia é apenas uma coincidência. O feriado é referente somente à Santa Padroeira do Brasil. E o Dia das Crianças, apesar de ser uma data comemorativa mais antiga, não é feriado.
O Dia das Crianças, que originalmente foi chamado de “dia de festa da criança”, foi oficializado em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes, pois no dia 12 de outubro daquele ano aconteceu no Rio de Janeiro o Congresso Sul-Americano da Criança, um evento que reuniu estudiosos de infância, para discutir questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento das crianças.
Na data, o presidente Arthur Bernardes oficializou, através de um decreto, a data como o Dia das Crianças, mas sem ser feriado. Apesar disso, somente anos depois, na década de 1960, que a data de fato emplacou, mas com apelo comercial, assim como é o dia das mães, dos pais, dos avós e dos namorados, por exemplo, que não são feriados e são focados em ações do comércio para venda de presentes.
Já Nossa Senhora de Aparecida havia sido definida no catolicismo como Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado à Nossa Senhora de Aparecida.
A data escolhida foi 12 de outubro, pois nessa mesma data, em 1717, que três pescadores encontraram a imagem da Santa, que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida, no rio Paraíba do Sul.
O feriado, no entanto, veio anos mais tarde, com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, no interior de SP, em 30 de junho de 1980. Na época, o Brasil vivia sob a ditadura militar e o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionou a lei que declarava a data como feriado nacional.
Por isso, apesar das comemorações dividirem a mesma data, não há nenhuma relação direta entre elas, já que o feriado é católico e dedicado à Nossa Senhora Aparecida, no dia que em houve o encontro da imagem; e o Dia das Crianças, apesar de não ser feriado, foi criado pelo apelo comercial e também de preocupação com o cuidado das crianças, que foi o que deu origem à data inicialmente.
Imagem de arquivo – Novena no Santuário Nacional de Aparecida
Gustavo Marcelino
O Padre Leandro dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, em Caçapava (SP), confirma essa versão da coincidência e destaca que o feriado é de Nossa Senhora Aparecida.
“Todos os países têm uma padroeira, um título que se dá à Nossa Senhora. Ela é a mesma, Maria, mãe de Jesus, mas ela recebe muitos títulos a partir dos locais onde ela aparece. Maria, Nossa Senhora, está sempre presente na história dos povos, das nações”, disse.
“Para nós católicos, Nossa Senhora Aparecida é a primeira referência de como viver uma vida de fidelidade a Deus. A mãe de Jesus nos ensina a como viver um caminho de santidade. Os milhares de peregrinos são uma referência significativa desse amor. Quantas pessoas que estão indo mais para agradecer do que pedir, são muitas graças recebidas. O povo brasileiro é muito devoto e sabe reconhecer a presença materna na vida deles”, completou.
Apesar de não ter ligação entre as datas, o padre destaca também o simbolismo do dia das crianças sem celebrado no dia da mãe de Jesus e ponderou sobre a necessidade da preocupação sobre o cuidado das crianças ser superior ao apelo comercial para compra de presentes.
“O Dia das Crianças vem a ser comemorado nesse dia, no Dia da Padroeira. E para nós católicos, Nossa Senhora Aparecida tem uma predileção pelas crianças, assim como tinha Jesus. A criança tem a inocência, é aquela que de certa forma não guarda rancor, tem o coração puro, não tem mistura, é a essência do amor. Nossa Senhora nos ensina isso, o grande ensinamento é fazer tudo aquilo que seu filho disser, tudo aquilo que Jesus disse”, explicou.
“Chama a atenção que não tornemos esses dias comemorativos, o Dia das Crianças, Dia das Mães, dos avós, etc, algo só comercial. A gente sabe que ajuda o comércio local, mas o intuito é o reconhecimento dessas pessoas, que deve haver sempre. Mais do que haver um dia para criança, todo o dia essas crianças merecem cuidado, carinho, afeto, para terem uma formação sólida, de forma intelectual e humana”, ponderou.
Imagem de arquivo – Criança acende vela na Basílica de Aparecida no Dia de Nossa Senhora de Aparecida
Poliana Casemiro/ g1
Comércio de aparecida comemora movimento de turistas
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 04:02

Top Notícias

Assista ao Gazeta Meio Dia

Publicado

em

Postado Por

Fique bem informado com o seu jornal da hora do almoço. Assista ao Gazeta Meio Dia Fique bem informado com o seu jornal da hora do almoço.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 12:04

Continuar lendo

Top Notícias

Foz do Iguaçu recebe 19ª Feira Internacional do Livro; veja programação

Publicado

em

Postado Por

Evento ocorre de 6 a 10 de novembro. Programação conta com oficinas, projeções, feirinha de artesanato e gastronomia, além de lançamentos de livros. Leminski e Ziraldo serão os grandes homenageados da feira. Feira Internacional do Livro conta com programação para todas as idades, em Foz do Iguaçu
FILFI/Divulgação
De 6 a 10 de novembro, Foz do Iguaçu vai receber a 19ª Feira Internacional do Livro. O evento será nas praças da Paz e na Getúlio Vargas.
Nas praças, a programação terá oficinas, projeções, feirinha de artesanato e gastronomia, além de lançamentos de livros e um espaço dedicado às editoras. Para quem gosta de poesia, haverá interação com haikais.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Além disso, haverá seminários sobre patrimônio cultural de quarta a sexta, com autores como Carrascoza, Thalita Rebouças, Raphael Montes, Cida Pedrosa e a atração internacional José Luiz Peixoto. Leminski e Ziraldo serão os grandes homenageados da feira.
Nos cinco dias, a biblioteca da cidade estará com horários especiais: até às 20h durante a semana e até às 18h no fim de semana.
Confira a programação abaixo.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Incêndio destrói parte de escola de inglês em Curitiba
Londrina: Duas mulheres são presas suspeitas de sequestrar adolescente em frente à escola
Ataques: Deputada Carol Dartora recebe ameaças de morte por e-mail
Dia 6/11
Contação de história – yoná castilho 09h | Fundação Cultural
Contação de História – Yoná CastilHo 14H | Fundação Cultural
lançamento do Livro “TRIDOTAÇÃO CONSCIENCIAL: TEÁTICA INVERSIVA” por Lucimara Ribas 14h | Tenda dos Livreiros / Praça Getúlio Vargas
Exposição do Livro LIVRO “MINHA VOZ” por deivide sacramento 17h | Tenda dos Livreiros / Praça Getúlio Vargas
Lançamento dO Livro “VOZES DA RESISTÊNCIA, MEMÓRIAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DO PARANÁ” por aluízio palmar 19h | Estação Cultural do Artesanato / Praça Getúlio Vargas
Lançamento do Livro “CIRCO SEM ANIMAL É MAIS LEGAL” por Daniela Brandão 15h | Floresta Z / Praça Getúlio Vargas
Abertura OFICIAL da Feira Internacioanl do Livro 19h30 | Fundação Cultural
Mesa internacional “itinerâncias no abraço de josé luis peixoto 20h| Fundação Cultural
Lançamento do Livro “ABRAÇO” POR jOSÉ lUIS PEIXOTO 21h30 | Fundação Cultural
Lançamento do Livro “FARMÁFIA: DO OUTRO LADO DO BALCÃO” Luiz Carlos da silva 15h | TENDA LIVREIROS/ Praça Getúlio Vargas
Dia 7/11
Contação de história – yoná castilho 09h | Fundação Cultural
OFICINA DE BORDADO – JULIANA MOTA 09h | Estação Cultural João Sampaio
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INDÍGENAS- AURITHA TABAJARA 10h | Floresta Z
PEQUENOS APOCALIPSES DIÁRIOS: A LITERATURA FRENTE À CRISE CLIMÁTICA- RODRIGO LACERDA 10h | Fundação Cultural
Contação de história – yoná castilho 14h | Fundação Cultural
VOZES E AFETOS NAS HISTÓRIAS INDÍGENAS – AURITHA TABAJARA E MARIA LÚCIA ITAQUAPE PERES 14h | Biblioteca Municipal
SHOW AFROSWING – WUGALA FLAMA E BANDA 16h | Fundação Cultural
LANÇAMENTO de livro – “NUNCA COMO ANTES” por SHEILA STELA KURSCHNER 17h | Estação Cultural do Artesanato
O LEGADO DE ZIRALDO PARA A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA – “LEILA BERTOLAZZI 19h30 | Fundação Cultural
LEMINSKI NA PONTA DA LÍNGUA: UM BANQUETE DE PALAVRAS – EVANGIVALDO SANTOS E AGUINALDO MARTINUCI ( Sarau ) 20h30 | A divulgar
LANÇAMENTO de livro – “TÔ DEMAIS NO ESPELHO” por ALINE DALSGAARD DE NIEMEYER 18h | Estação Cultural do Artesanato
EXPOSIÇÃO DO livro – “AS FONTES – LAS FUENTES” POR dÁMASO CERRUTI 19h | Estação Cultural do Artesanato
EXPOSIÇÃO DO livro – “HALADOS EN ELDESVÁN – ENCONTRADOS NO SOTÃO” E “EM SÉPIA E O LONGE – EN SEPIA Y A LO LEJOS” POR SUSANA CORDISCO 20h30 | Estação Cultural do Artesanato
Dia 8/11
Contação de história – yoná castilho 09h | Fundação Cultural
Booktubers – “ENTRE LIVROS E LIKES: PERSPECTIVAS DO UNIVERSO BOOKTUBER” COM tiago valente, priscila angelica e stephanie caroline 10h | Fundação Cultural
Contação de história – yoná castilho 13h30 | Fundação Cultural
Lançamento do livro “TIAGO E O AQUECIMENTO GLOBAL: UM OLHAR ESPERANÇOSO PARA O PROBLEMA” por marina xavier da silva 19h | Estação Cultural do Artesanato
Lançamento dos livros “A COLUNA PRESTES E O OESTE DO PARANÁ – COLUNA PRESTES EM QUADRINHOS” por júlio moreira, andréia moassab e hernan medina 19h | Estação Cultural do Artesanato / Praça Getúlio Vargas
Lançamento do livro “QUINDINHO, O QUATI” por Vera Stachelski 18h | Stand Escritores / Praça Getúlio Vargas
Mesa – “ENTRE PÁGINAS E REALIDADES: DESVENDANDO A ESCRITA DE THALITA REBOUÇAS ” com Thalita Rebouças 19h | Fundação Cultural
Mesa – “LITERATURA E PUBLICIDADE: DISCUTINDO A RELAÇÃO COM LEMINSKI E ZIRALDO” com João Anzanello carascoza 20h30 | Fundação Cultural
Lançamento do livro “irene, sr. Maçã, a garrafa e outras pequenas derrotas” por Daniela Valiente 18h30 | Floresta z / Praça Getúlio Vargas
Lançamento do livro “TIAGO E O AQUECIMENTO GLOBAL: UM OLHAR ESPERANÇOSO PARA O PROBLEMA” por marina xavier da silva 19h | Estação Cultural do Artesanato
Lançamento do livro “Poetizando: Nada mudou…” por Marciely de oliveira 20h | Floresta z / Praça Getúlio Vargas
Exposição do livro “POSSO TE CONTAR MEU SONHO?” por GIOVANA SECRETTI VENDRUSCOLO 14h | Floresta z / Praça Getúlio Vargas
Dia 9/11
Palestra – racismo 08h | Fundação Cultural
Oficina – “bordado livre – paulo leminski e ziraldo” por juliana mota 10h | Floresta Z / Praça Getúlio Vargas
Mesa e lançamento do livro “literatura infantojuvenil e poesia” por jester furtado e sueli crespa 10h30 | Fundação Cultural
Oficina – “bordado livre – paulo leminski e ziraldo” por juliana mota 11h | Floresta Z / Praça Getúlio Vargas
Mesa – “literaturas e fronteiras: a estética fora do eixo” por cida pedrosa, cristina chechia, cleusa gomes e sophia cruz 15h | Fundação Cultural
Oficina – “bordado livre – paulo leminski e ziraldo” por juliana mota 15h30 e 16h30 | Floresta Z / Praça Getúlio Vargas
Lançamento do livro “teatro barracão: história e histórias” por yulliam moncada e josé castillo 17h | Fundação Cultural
Exposição do livro “o amor já vai começar” por william brandão 18h | Floresta Z / Praça Getúlio Vargas
Lançamento do livro “base nacional comum curricular e a materialização da pedagogia das competências: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica” por rafaela cristina johan 18h30 | Estação Cultural do Artesanato / Praça Getúlio Vargas
Pocket show – “leminskanções” por áurea leminski, estRela ruiz leminski e teo ruiz 19h | Fundação Cultural
LANÇAMENTO DO LIVRO – “QUANDO A INOCÊNCIA MORREU” ESTRELA RUIZ LEMINSKI 20h30 | Fundação Cultural
Tradução do livro – “ANTÍGONA GONZÁLEZ” por sara uribe 16h | Floresta Z / Praça Getúlio Vargas
Lançamento do livro “QUAL O TEMPO QUE TEMOS SE NÃO O AGORA?” por elisângela oliveira 18h | stand escritores / praça getúlio vargas
Dia 10/11
Oficina de BORDADO LIVRE – JULIANA MOTA 09h30 | Floresta Z
Oficina de BORDADO LIVRE – JULIANA MOTA 10h30 | Floresta Z
IDENTIDADES E POÉTICAS AUTORAIS – LUCIANY APARECIDA 11h | Fundação Cultural
iNSTANTES: LEMINSKI PARA CRIANÇAS – JULIANA MOTA 11h | Fundação Cultural
IDENTIDADES E POÉTICAS AUTORAIS – LUCIANY APARECIDA 11h30 | Floresta Z
exposição de livros e sessão de autógrafos – “O MUNDO DE COLOR”, cassiel da rosa 11h | Estação Cultural do Artesanato
Lançamento de livros – “PINGO DE CHUVA”, NEIDA JOHN PITT 11h30 | Floresta Z
Oficina de BORDADO LIVRE – JULIANA MOTA 11h30 | Floresta Z
Exposição de livros e sessão de autógrafos – “O MUNDO DE COLOR”, cassiel da rosa 13h | Estação Cultural do Artesanato
Lançamento de livros – “PINGO DE CHUVA”, NEIDA JOHN PITT 13h | Floresta Z
Lançamento de livros – “PROPÓSITO DE VIDA DA PESSOA IDOSA”, CRISTINA CRISTOVÃO RIBEIRO E TIAGO RIBEIRO 15h | A divulgar
Élite marching Band – ApresentAção 10h| Feirinha da jk
Lançamento de livros – “MEU IRMÃO É DIFERENTE”, ANNE FESTUCCI 15h | Floresta Z
A ARTE DE CRIAR O CAOS : O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DE RAPHAEL MONTES – RAPHAEL MONTES 15h | Fundação Cultural
Sarau e lançamento de livros : “BASTARDOS – OS FILHOS DA LUZ” – DIANE LETÍCIA SMANIOTTO AGUDO 16h | Floresta Z
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 11:01

Continuar lendo

Top Notícias

Após cair de moto, homem embriagado e sem CNH é preso ao confessar ter bebido ‘duas latas’ de cachaça

Publicado

em

Postado Por

Policiais o avistaram andando em velocidade incompatível com a via e decidiram abordá-lo. Foi quando constataram a embriaguez, o sangramento pelo corpo e verificaram que ele não era habilitado. Após cair de moto, homem embriagado e sem CNH é preso ao confessar ter bebido ‘duas latas’ de cachaça
Divulgação/PMPI
Um homem, que não teve o nome informado, foi preso, na noite de segunda-feira (4), por conduzir moto sob influência de álcool, no trecho urbano da BR-407 em Paulistana. À Polícia Militar do Piauí (PMPI), que realizou a prisão, o homem confessou ter bebido ‘duas latas’ de cachaça e relatou que já havia caído do veículo momentos antes da prisão e que por isso estava sangrando.
Segundo o 20º Batalhão da PMPI, por volta das 23h30, a guarnição de serviço estava em ronda quando avistou o homem conduzindo a motocicleta em velocidade incompatível com a via. O que levou os policiais a seguirem o homem e abordá-lo.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Foi então que os policiais perceberam que ele estava apresentando nítidos sinais de embriaguez alcoólica. Ao ser questionado se havia ingerido, o homem, segundo a polícia, confessou que havia bebido duas latas de cachaça.
Os policiais observaram que havia sangue pelo corpo dele e, interrogado, ele relatou ter sofrido uma queda da motocicleta momentos antes da abordagem.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A equipe do 20º BPM verificou ainda que o homem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa forma, foi dada voz de prisão por prática de crime de trânsito e ele foi conduzido juntamente com a motocicleta até a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana, para as providências legais.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 10:00

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta