Connect with us

Top Notícias

Debate de 2º turno na EPTV: candidatos a prefeito de Limeira trocam acusações e discutem saúde, segurança, habitação e abastecimento

Publicado

em

Betinho Neves (MDB) e Murilo Félix (Podemos) apresentam propostas para valorizar servidores, revisar contratos, atrair investimentos, melhorar abastecimento, ampliar a rede de saúde e acolher grupos vulneráveis. Os candidatos à Prefeitura de Limeira (SP), Betinho Neves (MDB) e Murilo Félix (Podemos) participaram de debate de segundo turno promovido pela EPTV, afiliada da TV Globo, neste domingo (20). Nele, debateram propostas para temas como saúde, habitação, educação, abastecimento e segurança pública, trocaram acusações e falaram sobre suas carreiras políticas.
O g1 transmitiu o debate ao vivo. A mediação foi feita pelo jornalista Jonatan Morel.
No primeiro turno, Betinho Neves teve 58.970 votos (38,81% do total), ante 49.072 de Murilo Félix – o que representa 32,29% dos votos.
Betinho Neves e Murilo Félix, candidatos a prefeito de Limeira
Reprodução/ EPTV
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da EPTV, em Campinas.
O debate teve quatro blocos, cada um com 20 minutos. Houve dois blocos com embate direito entre os candidatos e tema livre; e dois blocos com embate direto a partir de tema determinado.
Nos de temas livres, os candidatos tiveram 10 minutos, cada um, e puderam administrar seu tempo livremente. Nos de temas determinados, foram 10 minutos por tema (5 minutos para cada candidato).
Primeiro bloco – tema livre
Debate Limeira: veja o primeiro bloco do embate entre Betinho Neves e Murilo Félix
Murilo Félix questiona Betinho o que mudaria em relação ao que foi feito na gestão atual. Betinho fala na necessidade de valorizar o servidor público e que, na atual gestão, a categoria está “abandonada”. “Nós iremos trabalhar muito perto do servidor, ouvindo suas reivindicações”.
Murilo concorda sobre a necessidade de valorizar o funcionalismo público. “A prefeitura precisa rever contratos, cortar gastos”, defende. Betinho propõe realizar parcerias público-privadas para tirar o projeto do aeroporto da cidade do papel. “Nós iremos fazer com que sobre dinheiro com a revisão de mais 80 contratos”.
Murilo afirma que a prefeitura deve dar desconto em impostos a empresários. “A prefeitura deve criar um centro de distribuição em Limeira, que envolverá tudo em relação a logística”.
Betinho afirma que vai buscar parceria com a empresa Rumo para construir um porto seco em Limeira perto da rodoviária. “Nós iremos deixar mais impostos aqui na cidade e vai aumentar a arrecadação”. Também propõe alargamento da Ponte Preta e uma passarela do Boa Vista ao Centro da cidade, em parceria com a Rumo.
Murilo afirma que teve propostas copiadas por Betinho e que o candidato sequer mencionou a Rumo durante sua atuação na Câmara. Betinho afirma que teve papel ativo como vereador e que Murilo, enquanto deputado, não trouxe recursos para Limeira. Murilo rebate e cita recursos que trouxe para entidades de Limeira.
Segundo bloco – tema determinado
Debate Limeira: veja o segundo bloco do embate entre Betinho Neves e Murilo Félix
Murilo questiona o plano de Betinho em relação ao abastecimento. Betinho promete a construção de novos reservatórios em Limeira por meio de recursos estaduais. “Se fez um contrato de 30 anos no governo do seu pai sem necessidade. Hoje em dia a gente vem sofrendo […] Direto está faltando água. Porque, infelizmente, foi feito um contrato gigante e hoje a gente vê a pouca fiscalização por parte do Poder Executivo”.
Murilo diz que a proposta de uma nova represa é dele e afirma que teve propostas copiadas por Betinho. Ele também defende investimentos em desassoreamentos e novos reservatórios. Betinho diz que Murilo busca informações no Google, que rebate e detalha sua formação acadêmica.
Betinho promete a construção de uma usina para tratamento dos resíduos e melhorar o serviço de coleta seletiva. Murilo diz que falta investimento para o novo aterro, que deve receber também os resíduos industriais. Betinho afirma que é preciso mais organização nos ecopontos da cidade. “A prefeitura não oferece estrutura”. Também diz que é necessário estender o horário desses espaços aos sábados e domingos.
Na saúde, Murilo diz que é necessário reabrir pronto atendimentos fechados e que, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o clínico geral já possa pedir os exame aos pacientes antes de encaminhar aos especialistas. E que, além disso, também é necessário que existam especialistas em UBSs. “Acho fundamental que Limeira volte a ter centros de referência”, afirma, citando como exemplo unidades para crianças, idosos, tratamento ao câncer e Alzheimer.
Ele diz que Betinho foi a favor do fechamento do Hospital da Criança. Betinho diz que Murilo é como o “Lula de Limeira”, que já foi preso e é mentiroso igual a ele. Afirma que vai equipar as unidades de saúde, ampliá-las e, também, construir novas UBSs e ampliar leitos do Programa de Assistência Domiciliar (PAD). Aponta, ainda, que é mentira que concordou com fechamento do Hospital da Criança.
Murilo promete zerar a fila por atendimento com neuropediatra. Betinho propõe a informatização da rede de saúde. “Nós iremos descentralizar as farmácias [municipais] para a zona rural da cidade”.
Terceiro bloco – temas livre
Debate Limeira: reveja o terceiro bloco do evento que reuniu Betinho Neves e Murilo Félix
Os candidatos propõem ações de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, com abrigos, cursos de qualificação, incentivos habitacionais e atendimento psicológico. Betinho promete criar um monitoramento dos agressores, para que não haja reincidência.
Betinho propõe a ampliação de vagas na educação e ações de valorização dos profissionais. “Valorizando os profissionais, melhorando as estruturas já existentes”. E diz que Murilo não trouxe recursos para a cidade em relação a isso. Murilo volta a dizer que Betinho mente.
Murilo fala em utilizar recursos estaduais e federais para construir novas escolas e creches e melhorar a formação dos servidores da educação. E que Betinho não atuou como parlamentar para buscar recursos para estes fins. “Fazendo uns Refis, a gente valoriza o empresário que está devendo impostos para a prefeitura […] E esse recurso, eu garanto para vocês, nós vamos investir na educação”, propõe.
Betinho diz que teve a proposta de Refis copiada pelo adversário e que Murilo votou contrário ao professor do estado durante o governo João Doria. Propõe capacitação de jovens que estão no Ensino Médio. “Hoje, infelizmente, esse jovem sai do colegial e não sabe o que é uma carteira assinada”.
Murilo afirma que, em seu governo, vai dialogar com o estado para trazer o Iamspe para Limeira. E diz que Betinho votou a favor de retirada de recursos da educação para dar como “lucro a uma empresa de ônibus”. Betinho afirma que a retirada de recursos da educação foi erro do então secretário.
Betinho ainda afirma que houve desvio da educação durante governo do pai de Murilo, Silvio Félix. “Vocês mexeram naquilo que é mais sagrado, na merenda dos nossos filhos [ …] Pegue esse recurso e devolva para as nossas crianças, por favor”.
Quarto bloco – tema determinado
Murilo Félix tem pedido direito de resposta atendido e afirma que todos pedem que a qualidade de educação na gestão de Silvio Félix volte. Também pede que Betinho trate as questões envolvendo a gestão de seu pai direto com ele. Betinho diz que a maior greve na educação da cidade foi no governo de Silvio Félix.
Betinho promete valorização do efetivo da Guarda e investir na formação dos agentes. Murilo diz que vai criar um fundo municipal de segurança pública e fazer parceria com o Estado para economizar na ampliação do videomonitoramento. Também propõe a reabertura de bases da Guarda. Betinho propõe mais rondas, reaberturas de bases comunitárias e investir na academia do guarda municipal.
Murilo defende assistência social junto a moradores em situação de rua, mas que a Guarda precisa auxiliar em relação aos que praticam furtos e trazem insegurança a quem passa pelo Centro. “A Guarda precisa ter um pelotão específico para que essa pessoa entenda que ali não é o lugar dela”.
Betinho afirma que em 90 dias vai resolver as questões envolvendo pessoas em situação de rua na cidade. Afirma que vai “dar dignidade a elas”, e não agir de forma “truculenta” como seu adversário. Que vai oferecer tratamento a quem precisar. Murilo afirma que respeita quem paga impostos, e que vai combater os que não querem sair do vício e acolher os demais.
Na habitação, Betinho propõe parceria com governos estadual e federal para viabilizar novas moradias populares e Murilo afirma que vai disponibilizar ao limeirense uma carta de crédito. “Nós vamos pagar a entrada para essa pessoa. Esse valor, em média, é de R$ 30 mil a R$ 40 mil […] A pessoa vai receber esse valor de entrada, vai lá e financia”.
Murilo afirma que não é ele quem mora em um apartamento de um foragido da Justiça. E que vai criar a cesta básica de material de construção. Promete, ainda, desburocratizar a implantação de novos empreendimentos. Betinho propõe alterar a lei que prevê contrapartidas na atração de novos empreendedores. E diz que Murilo tem IPTUs atrasados, devendo para a prefeitura da cidade. Murilo diz que não sabe o que Betinho usou antes do debate.
LEIA TAMBÉM:
Acesse aqui a página especial de eleições do g1 Piracicaba
Betinho Neves propõe internação forçada de dependentes químicos e monitorar redes para coibir ‘pancadões’
Murilo Félix propõe transferência da Rodoviária de Limeira e construção de represa
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 02:04

Top Notícias

Chay Suede e Laura Neiva mostram primeiras fotos de Ana, a terceira filha do casal

Publicado

em

Postado Por

Bebê nasceu na última quinta-feira (7). Chay e Laura no nascimento do segundo filho, José.
Hanna Rocha
A terceira filha de Chay Suede e Laura Neiva nasceu na última quinta-feira (7), e neste domingo (10) os pais aproveitaram para postar as primeiras fotos com a bebê, que se chama Ana.
Eles usaram o Instagram para anunciar a chegada da filha, veja as fotos abaixo:
Laura Neiva compartilha chegada da filha.
Reprodução/Instagram
Chay Suede e sua filha, Ana
Hannah Rocha
Chay e Laura são pais de outras duas crianças: Maria, de 4 anos, e José, com 2 anos. A chegada da terceira filha veio em meio a um mistério já que o casal não quis saber o sexo da criança até o dia do parto.
Em participação no gshow, Chay explicou a decisão: “Foi a Laurinha, foi uma ideia dela. Nos outros a gente não soube no parto, a gente soube antes, assim que deu para saber. E nesse ela falou: ‘Vamos saber na hora? Será que a gente aguenta?’. E a gente aguentou! Faltam dez semanas.”
Ao comentar sobre como faz para equilibrar as gravações no Rio de Janeiro com a vida familiar em São Paulo, Chay falou em ‘malabarismo’:
“É um malabarismo, né? Eu venho para cá, eles vão para lá. No período de férias a gente fica junto. Eles vão para lá quando eu estou trabalhando direto… E quando nascer o nenenzinho, licença-paterninade da dona Globo.”
Veja também:
Em entrevista a Eliana, Chay Suede fala sobre vilão que irá interpretar em ‘Mania de Você’: ‘Ele tem uma mente doente’

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 14:04

Continuar lendo

Top Notícias

Almoço às 7h, chegada antecipada e realização de sonhos: veja relatos de estudantes que vão fazer o 2° dia de prova do Enem em Goiás

Publicado

em

Postado Por

Jonas Gonçalves, de 19 anos, a espera do segundo dia do Enem, em Goiânia
Tatiane Barbosa/g1
Os estudantes goianos participam do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (10). O g1 foi às ruas para conversas com os que sonham em ingressar em um curso superior no ano letivo de 2025. Jonas Gonçalves, de 19 anos, chamou à atenção ao relatar que “almoçou” às 7h para evitar atrasos no dia da prova.
O jovem, que sonha em cursar pedagogia em uma universidade federal, chegou com 2h de antecedência no local e contou que vai fazer a prova pela terceira vez este ano.
“A expectativa é de muita conquista, a gente precisa. Esta é a terceira vez que faço, estou aqui desde 2022”, disse o estudante.
Matéria em atualização.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 13:06

Continuar lendo

Top Notícias

Mãe presencia filho adolescente ser morto a tiros em Santana

Publicado

em

Postado Por

Crime aconteceu neste sábado (9), no bairro Nova Brasília. Dois adolescentes suspeitos de envolvimento no crime foram apreendidos. Ocorrência foi atendida pelo 4º Batalhão da Polícia Militar da Amapá.
Polícia Militar/Divulgação
Um adolescente de 15 anos, morreu após ser atingido por vários disparos de arma de fogo na noite deste sábado (9), em uma área conhecida como ‘Caesinha’, no bairro Nova Brasília, em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá.
Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu na rua Euclides Rodrigues e a mãe presenciou tudo.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A vítima foi levada para o Hospital de Emergências de Santana e após atendimento médico, foi informada a morte.
Ainda segundo a polícia, dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de envolvimento no crime. A dupla foi encaminhada ao Ciosp de Santana para prestar esclarecimentos.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Amapá.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 12:04

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta