Top Notícias
Cúpula do G20: veja a lista de chefes de estado do grupo que vêm ao Rio
REUTERS/Kevin Lamarque
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para presidir, entre segunda (18) e terça-feira (19) no Rio de Janeiro, a Cúpula do G20, que reunirá chefes de Estado e de Governo das principais economias do mundo.
Das 19 nações que compõe o bloco – além das uniões Europeia e Africana – já se sabe que só o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não estará entre os presentes. Deve ser representado pelo chanceler Serguei Lavrov, que já esteve no RJ, em fevereiro, na reunião de ministros.
Por outro lado, os responsáveis pela segurança do G20 já têm confirmadas as presenças do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; e da China, Xi Jinping.
Os chineses são os que vêm com a maior delegação, com mil pessoas. Em seguida, aparece a Turquia, do presidente Recep Erdoğan, com 260 integrantes.
Os chefes de Estado e de governo que confirmaram presença são:
Chefes de estado dos países do 20 que vêm ao Rio
Arte/g1
Cyril Romephosa (presidente da África do Sul)
Olaf Scholz (primeiro-ministro da Alemanha)
Mohammad bin Salman (príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita)
Javier Milei (presidente da Argentina)
Anthony Albanese (primeiro-ministro da Austrália)
Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
Justin Trudeau (primeiro-ministro do Canadá)
Xi Jinping (presidente da China)
Yoon Suk-Yeol (presidente da Coreia do Sul)
Joe Biden (presidente dos Estados Unidos)
Emmanuel Macron (presidente da França)
Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia)
Prabowo Subianto (presidente da Indonésia)
Giorgia Meloni (primeira-ministra da Itália)
Shigeru Ishiba (primeiro-ministro do Japão)
Claudia Sheinbaum (presidente do México)
Keir Starmer (primeiro-ministro do Reino Unido)
Recep Tayyip Erdogan (presidente da Turquia)
Quem não vem: Vladimir Putin (Rússia)
A principal ausência será a do presidente russo, em razão das consequências da guerra provocada após a invasão do território ucraniano pela Rússia, há quase três anos.
Putin anunciou em outubro a decisão de não comparecer, após o procurador-geral da Ucrânia pedir às autoridades brasileiras que cumprissem o mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023, caso ele fosse ao evento.
A Ucrânia não faz parte do G20 e o presidente Volodymyr Zelensky não foi convidado para acompanhar as discussões.
Outros chefes de estado
Príncipe de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, na chegada no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) para o G20
Alex Ferro/G20
Além dos membros do G20, vários outros chefes de estado vêm como convidados ao Rio. Neste domingo (17), por exemplo, Lula tem reuniões bilaterais os presidentes de países do grupo, como África do Sul, Itália, Turquia e França, mas também se encontrará com:
Anwar Ibrahim, primeiro-Ministro da Malásia
Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Pham Minh Chinh, presidente da República Socialista do Vietnã
João Manuel Gonçalves Lourenço, presidente da República de Angola
Abdel Fattah El-Sisi, presidente do Egito
Luis Arce, presidente da Bolívia
Esquema de segurança
Rio de Janeiro tem esquema especial de segurança para o G20
A presença dos chefes de estado e de governo no RJ levou à elaboração de um forte esquema de segurança na cidade.
Mais de 26 mil agentes das Forças Armadas, instituições federais e estaduais integram o cinturão de segurança criado e que engloba a Zona Sul da cidade, a Barra da Tijuca, Aterro do Flamengo, vias expressas e os aeroportos do Galeão, na Zona Norte da cidade, e de Santos Dumont, na região central da cidade.
As reuniões serão realizadas no Museu de Arte Moderna (MAM), no Centro.
O esquema de segurança também é voltada para os líderes mundiais. A delegação do Estados Unidos, por exemplo, trouxe galões de água para o presidente Joe Biden. Dois aviões americanos aterrissaram na Base Aérea do Galeão, no último dia 6. A quantidade de equipamentos surpreendeu as equipes de escolta. Sete caminhões baú deixaram o local repletos de água e de comida.
Já a China de Xi Jinping é que está dando mais trabalho aos coordenadores de segurança do G20. A equipe de segurança do país asiático pediu que todos os 400 quartos do hotel onde estarão instalados na Zona Sul do Rio (o local não será informado por motivo de segurança) passassem por uma varredura.
Além disso, a praia próxima ao hotel será restrita a pessoas da delegação. A segurança no local será feita por fuzileiros navais que cuidarão da escolta da delegação como também posicionará atiradores de elite em pontos do hotel.
Navios da Marinha farão a segurança no mar em toda orla, mas uma embarcação ficará diante do local de hospedagem dos chineses.
G20
O G20 reúne as principais economias do mundo, além de dois blocos econômicos (União Europeia e União Africana). Por isso, foram convidados para o evento, a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen; da União Africana, Téte Antonio e Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Brasil comanda o G20 neste ano e definiu três eixos centrais de discussão:
Inclusão social e combate à fome e à pobreza;
Transição energética e desenvolvimento sustentável;
Reforma da governança global.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 04:00
Top Notícias
Apresentador apontado por Trump como secretário de Defesa foi acusado de assédio sexual, diz relatório da polícia
Rod Lamkey, Jr./AP Photo
Uma mulher disse à polícia que foi abusada sexualmente em 2017 por Pete Hegseth depois que ele pegou seu telefone, trancou a porta de um quarto de hotel na Califórnia e se recusou a deixá-la sair, de acordo com um relatório investigativo detalhado divulgado na quarta-feira (20).
Hegseth, ex-apresentador e comentarista do canal de TV Fox News e indicado pelo presidente eleito Donald Trump para secretário de Defesa, disse à polícia na época que o encontro foi consensual e negou qualquer irregularidade, disse o relatório.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As notícias das alegações surgiram na semana passada, quando as autoridades da Califórnia divulgaram um breve comunicado confirmando que uma mulher acusou Hegseth de agressão sexual em outubro de 2017, depois de ele ter discursado num evento de mulheres republicanas em Monterey.
O advogado de Hegseth, Timothy Palatore, disse em comunicado que o relatório policial confirma “o que eu disse o tempo todo: o incidente foi totalmente investigado e a polícia concluiu que as alegações eram falsas, razão pela qual nenhuma acusação foi apresentada”.
O relatório não diz que a polícia concluiu que as alegações eram falsas. A polícia recomendou que o relatório do caso fosse encaminhado ao Ministério Público do Condado de Monterey para revisão.
Hegseth pagou um valor não divulgado à mulher em 2023 como parte de um acordo confidencial para evitar a ameaça do que ele descreveu como um processo infundado, disse Palatore.
Divulgação do relatório
O relatório policial de 22 páginas foi divulgado em resposta a um pedido de registros públicos e oferece o primeiro relato detalhado do que a mulher alegou ter acontecido –e que contradiz a versão dos acontecimentos de Hegseth. O relatório citou entrevistas de policiais com a suposta vítima, com uma enfermeira que a tratou, com um funcionário do hotel, com outra mulher que estava no evento e com o próprio Hegseth.
O nome da mulher não foi divulgado e a Associated Press normalmente não cita os nomes de pessoas que afirmam ter sido abusadas sexualmente.
Uma porta-voz da transição de Trump disse na quinta-feira (21), no entanto, que o “relatório corrobora” o que a equipe jurídica de Hegseth tem dito “o tempo todo”.
Os investigadores foram alertados pela primeira vez sobre a suposta agressão, disse o relatório, por uma enfermeira que ligou para eles depois que um paciente solicitou um exame de agressão sexual. A paciente disse à equipe médica que acreditava ter sido agredida cinco dias antes, mas não conseguia se lembrar muito do que havia acontecido. Ela relatou que algo pode ter sido colocado em sua bebida antes de acabar no quarto do hotel onde ela disse que a agressão ocorreu.
A polícia recolheu o vestido e a roupa íntima sujos que ela usou naquela noite, disse o relatório.
O companheiro da mulher, que estava hospedado no hotel com ela, disse à polícia que estava preocupado com ela naquela noite, depois que ela não voltou para o quarto. Às 2 da manhã, ele foi ao bar do hotel, mas ela não estava. Ela voltou algumas horas depois, desculpando-se por “deve ter adormecido”. Poucos dias depois, ela disse a ele que havia sido abusada sexualmente.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 17:04
Top Notícias
Acidente entre dois caminhões deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-153
Um acidente entre dois caminhões deixou uma pessoa gravemente ferida na BR-153, em Cariri do Tocantins. Caso aconteceu nesta quinta-feira (21), por volta das 12h. Segundo a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pelo trecho, a rodovia não precisou ser interditada.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Nas imagens é possível ver os dois caminhões na margem da BR-153. Devido ao impacto, um deles chegou a tombar. No local, uma mulher foi retirada debaixo do veículo tombado por pessoas que passavam pela região.
Acidente entre dois caminhões deixa pessoas ferida na BR-153, em Cariri do Tocantins
Reprodução
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi do tipo colisão traseira. A concessionária informou que a vítima em estado grave foi encaminhada para o Hospital Regional de Gurupi e que as demais pessoas envolvidas não tiveram ferimentos.
Ainda não há informações sobre quantas pessoas, ao todo, estiveram envolvidas no acidente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 16:00
Top Notícias
Vizinhos encontram mulher morta dentro de casa em Timóteo
Redes Sociais
Uma mulher, de 38 anos, foi encontrada morta, dentro de casa, no bairro Petrópolis, em Timóteo.
De acordo com a Polícia Militar, vizinhos encontraram Hudiceia Moura Alves Rocha, caída, dentro da residência, com ferimentos provavelmente causados por facadas e acionaram a PM.
Até o momento, nenhum suspeito foi relacionado ao crime e ninguém foi preso. A Polícia Civil vai investigar o caso.
LEIA TAMBÉM
Polícia investiga morte de jovem encontrado amarrado em matagal de Pavão
Bombeiros procuram por homem que se afogou no Ribeirão Ipanema, em Ipatinga
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 15:04
-
Chat com WebCam ao Vivo2 meses atrás
Pantani Mendanha Vídeo Chat
-
Entretenimento2 meses atrás
Miley Cyrus e Dolly Parton descobrem ser parentes distantes
-
Top Notícias1 mês atrás
Quatro pessoas desaparecem após embarcação afundar em Iacanga
-
Eleições1 mês atrás
Vereador mais votado de SP: “Finalmente temos uma bancada realmente conservadora e de direita”
-
Entretenimento2 meses atrás
“Coringa: Delírio a Dois” arrecada US$ 121 milhões na semana de estreia
-
Internacional1 mês atrás
Piloto se tranca e impede copiloto de entrar na cabine durante voo; autoridade investiga incidente
-
Notícias2 meses atrás
Justiça de Pernambuco manda prender Gusttavo Lima
-
A Fazenda2 meses atrás
Divisão de camas gera climão entre Gilson de Oliveira, Luana Targino e Vivi Fernandez