Connect with us

Top Notícias

Círio de Nazaré 2024: Trasladação reúne 1,5 milhão de fiés em Belém

Publicado

em

Foram mais de cinco horas de procissão por 3,7 quilometros, com imagem de Nossa Senhora de Nazaré recebendo homenagens e sendo acompanhada por multidão. Círio 2024: Trasladação
Rosana Pinto/Ascom DFN
Mais de 1,5 milhão de fiéis acompanharam a procissão da trasladação do Círio em Belém na noite deste sábado (12), segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 3,7 quilômetros entre o colégio Gentil e a Catedral Metropolitana durante mais de cinco horas, entre 17h40 e 23h10, na romaria conhecida também como procissão das luzes.
Na chegada na Catedral, ocorreu uma celebração e a Santa ficou no local, de onde sairá na manhã de domingo na maior procissão católica do Brasil, a do Círio, para percorrer 3,6 kms.
Círio 2024: Imagem peregrina chega a Catedral Metropolitana de Belém Nossa Senhora da Graça
g1
Acompanhe ao vivo pelo g1 a partir das 6h deste domingo
Além dos romeiros e fieis que acompanharam a berlinda com a imagem nas ruas, muitos moradores organizaram camaratores nas entradas dos prédios para ficar mais próximo da santa. Celebridades e artistas de outras regiões do país também participaram dessa celebração.
“O brasileiro precisa conhecer essa festa, é uma energia que só se sente aqui, eu já tinha ouvido falar, mas dessa vez eu conseguir vir. Vou guardar esse momento pro resto da minha vida!”, destacou o ator Luis Lobianco.
Ao longo do caminho, que iniciou após uma missa no colégio católico próximo à Basília, homenagens foram feitas à imagem de Nazaré, com fitas, chuvas de papel picado, foguetes e muitas canções e orações.
Círio 2024: Percurso da Trasladação visto de cima
Márcio Nagano
Veja detalhes da trasladação
A berlinda foi puxada pela tradicional corda, com 400 metros, que acabou sendo cortada no meio da procissão. No domingo (13), na Grande Procissão do Círio, outra corda será usada. Este item é importante para manter o ritmo da procissão, além de seu simbolismo.
Círio 2024: Imagem de Nazaré em um dos trechos mais emblemáticos da Trasladação
Beatriz Reis/g1

Segurança nas ruas
Para garantir a hidratação dos romeiros, voluntários organizaram pontos de entrega de água no caminho. Havia também socorristas em diferentes pontos em casos de urgências.
Para garantir a segurança e o monitoramento da Trasladação, mais de 2 mil agentes foram mobilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Círio 2024: Fogos de artifício recebem a Imagem Peregrina em passagem na Praça dos Estivadores
g1
Confira a página especial do Círio de Nazaré
Círio de Nazaré 2024: entenda os principais elementos da maior festa católica do Brasil.
g1
Maior procissão religiosa do Brasil
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio de Nazaré é uma cópia do Círio de Portugal, mas que ao longo dos tempos foi incorporando elementos da cultura dos povos da Amazônia.
A avaliação é de Márcio Neco. Para o cientista da religião, ainda hoje ocorre o Círio em Portugal, porém com proporção de fiéis bem menor que o Círio em Belém.
“Aqui o processo histórico nos levou a termos a maior procissão do Brasil e uma das maiores do mundo. Mas em outros estados temos grandes manifestações de fé, porém de formas diferentes”, explica.
Basílica Santuário de Nazaré lotada de fiéis durante o Círio.
Marcelo Seabra/Agência Pará
E para fazer com que uma procissão dessa magnitude funcione várias estratégias são adotadas por diferentes órgãos do estado, como fechamento de várias ruas, reforço no efetivo policial, desvio da rota dos ônibus.
“Durante toda a quadra nazarena nós estaremos com o efetivo policial de prontidão, segurança reforçada, acompanhando do Centro de Comando e Controle e também das câmeras de monitoramento todas as ações”, diz Ualame Machado, secretário de Segurança Publica.
Segundo o historiador Márcio Neco, tudo isso faz com que o Círio de Nazaré se torne um evento agregador de todos.
14 ROMARIAS: Confira percursos, datas e horários
Initial plugin text
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 02:04

Top Notícias

Canabidiol ajuda no tratamento de 70% das crianças e adolescentes com autismo, diz pesquisa do Hospital Universitário de Brasília

Publicado

em

Postado Por

Estudo apresentado em Congresso de Neurologia foi realizado com 30 pacientes diagnosticados com autismo moderado e grave. Entre mudanças observadas estão aumento de habilidades comunicativas e diminuição da irritabilidade. Canabidiol é uma substância presente na planta Cannabis sativa
Getty Images
Um estudo realizado com crianças e jovens com autismo, no Hospital Universitário de Brasília (HUB), mostra que 70% dos pacientes apresentaram melhora a partir do tratamento com o canabidiol – substância encontrada na cannabis.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A pesquisa apresentada no 19º Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que termina neste sábado (9), em Brasília, acompanhou 30 pacientes de 5 a 18 anos, diagnosticados com autismo moderado a grave. Entre as mudanças observadas no grupo estão:
Aumento de habilidades comunicativas
Melhora na atenção, aprendizagem e contato visual
Diminuição da agressividade e irritabilidade
Aumento geral na qualidade de vida
A líder da pesquisa, Jeanne Alves de Souza Mazza, neurologista infantojuvenil do HUB, explica que o medicamento foi administrado junto com alimentos para melhorar sua absorção e eficácia.
“Foram observadas diversas melhorias significativas em 70% dos pacientes, especialmente em componentes como agressividade e irritabilidade. […] No total, 74% conseguiram reduzir ou interromper o uso de pelo menos um medicamento convencional”, diz Jeanne Alves de Souza Mazza.
👉 O estudo utilizou o Nabix 10000, medicamento fitoterápico desenvolvido pela FarmaUSA, empresa farmacêutica dos Estados Unidos.
O diretor científico da FarmaUSA, Helder Colmenero, explica o Nabix 10000 é encontrado no Brasil apenas via importação, sempre sob controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ele, “é fundamental enfatizar que o uso do medicamento exige receita médica e acompanhamento contínuo de um profissional de saúde”.
“Ele [o medicamento] não é recomendado como primeira ou segunda opção de tratamento, sendo indicado apenas quando o paciente não obteve resultados satisfatórios com outros tratamentos, apresenta baixa qualidade de vida ou sofre de sintomas complexos”, diz Helder Colmenero.
👉 A pesquisa teve início em 2022 e foi finalizada em 2024. Neste período, seis meses foram dedicados ao tratamento, coleta de dados e monitoramento contínuo dos pacientes, seguidos de um mês para a compilação e análise estatística dos dados.
Entenda o canabidiol
Mitos e verdades sobre a maconha
O canabidiol (CBD) é uma substância presente nas plantas do gênero cannabis. Ele é a principal substância extraída que pode ser usada como produto medicinal de forma legalizada no Brasil.
O CBD pode ser comercializado em óleos (que podem ser ingeridos em gotas), pomadas, extratos ou cápsulas;
É indicado com comprovação de eficácia para o tratamento de doenças como epilepsia e Alzheimer;
Desde 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a importação de produtos à base de cannabis para fins medicinais;
E a partir de 2019, a agência reguladora passou a permitir a venda de produtos com substâncias da cannabis em farmácias.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: como a maconha medicinal funciona em tratamentos de epilepsia
TRATAMENTOS: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 04:00

Continuar lendo

Top Notícias

LISTA: veja as 10 motos novas mais vendidas do Brasil até outubro

Publicado

em

Postado Por

Foram emplacadas 1.576.954 motos zero km no país, segundo a Fenabrave. As vendas continuam quase 20% maiores que o mesmo período de 2023. Honda Biz é a moto mais econômica do Brasil
Divulgação | Honda
O mercado de motos zero km continua bastante aquecido no Brasil em 2024. Até outubro deste ano foram 1.576.954 emplacamentos de motocicletas no país, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O crescimento é de 19,62% quando comparamos o resultado com os 10 primeiros meses do ano passado.
“Os serviços de entrega e a procura da motocicleta como alternativa de baixo custo para o transporte continuam movimentando o segmento. Muitas famílias vêm trocando o segundo carro pela moto”, comenta Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
“Com isso, o setor deve terminar 2024 com cerca de 1,9 milhão de emplacamentos. Não fossem problemas enfrentados com logística de transporte, em função da seca, os números poderiam ser ainda melhores para este segmento.”
LEIA MAIS
Moto Morini: conheça a marca italiana que chega ao Brasil com investimento de R$ 250 milhões
Nova Honda CG 160 chega R$ 16.194; veja o que mudou na moto mais vendida do Brasil
LISTA: veja as 5 motos mais baratas para pegar estrada
Em outubro, o número de emplacamentos teve aumento de 6,4% em relação a setembro. Foram 166.722 emplacamentos, contra 156.606 motocicletas no mês anterior, uma diferença de 10.116 modelos novos emplacados.
Apesar de um mercado feroz de novas motos a combustão, as vendas de modelos elétricos seguem sem muita energia no Brasil. A queda dos modelos movidos a bateria é de 19,61% no ano, ainda mais acentuada do que no mês passado.
Os emplacamentos de motocicletas elétricas tiveram uma pequena fagulha de esperança com aumento de modelos vendidos quando comparamos outubro com setembro deste ano, alta de 16,91%.
Nova Honda CG 160 2025
As motos mais vendidas de 2024
Sem variações, a Honda CG 160 continua sendo a moto mais vendida do mercado e é provável que continue assim, uma vez que a montadora já apresentou a 10ª geração da street.
Só em outubro, foram 36.984 novos emplacamentos. No acumulado de 10 meses, já são 367.238 unidades emplacadas.
A Biz, após uma leve queda em setembro por conta da mudança de geração, voltou a crescer nas vendas e passou de 18.185 unidades comercializadas em setembro para 21.370 em outubro.
A Honda, inclusive, aparece nas seis primeiras posições das motos mais vendidas neste ano, com mais de dois terços (68%) do mercado nacional.
A Shineray alcançou mais mercado em outubro, alcançando pela primeira vez a fatia de 5,47% de mercado, ante os 3% de outros meses. A explicação para isso, segundo executivos da marca, está na entrega de mais modelos vindos da China.
Na Yamaha, duas motos de 250 cilindradas trocaram de posição no ranking de vendas do ano. A Fazer 250 ocupava a nona posição até o fim de setembro, até que foi ultrapassada pela moto aventureira XTZ 250, que agora tem uma vantagem de 488 emplacamentos.
Essa mudança pode ser explicada pela queima de estoque das concessionárias por conta da vinda da nova XTZ 250. Ela faz parte dos oito lançamentos da marca japonesa para o mercado brasileiro.
Veja o top 10 em outubro.
Honda CG 160: 36.984 unidades;
Honda Biz 125: 21.370 unidades;
Honda Pop 110i ES: 16.201 unidades;
Honda NXR 160: 12.996 unidades;
Honda CB300F: 5.587 unidades;
Yamaha XTZ 250: 4.761 unidades;
Yamaha YBR 150: 4.722 unidades;
Honda PCX 160: 4.347 unidades;
Mottu Sport 110: 3.685 unidades;
Yamaha Fazer 250: 3.469 unidades;
Veja as 10 mais vendidas no ano.
Honda CG 160: 367.238 unidades;
Honda Biz: 234.422 unidades;
Honda Pop 110i: 138.904 unidades;
Honda NXR 160: 128.313 unidades;
Honda CB300F: 50.596 unidades;
Honda PCX 160: 48.295 unidades;
Mottu Sport 110: 46.288 unidades;
Yamaha YBR 150: 43.477 unidades;
Yamaha XTZ 250: 40.105 unidades.
Yamaha Fazer 250: 39.617 unidades;
Veja a fatia de mercado para cada marca.
Honda: 68,7%;
Yamaha: 17,97%%;
Shineray: 3,90%;
Mottu: 2,94%;
Haojue: 1%;
Avelloz: 0,91%;
Royal Enfield: 0,9%;
BMW: 0,81%;
Triumph: 0,63%;
Kawasaki: ,05%.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 02:01

Continuar lendo

Top Notícias

Reforma no Ginásio Poliesportivo será entregue em dezembro

Publicado

em

Postado Por

Recuperação da estrutura metálica vertical e horizontal, estrutura espacial, além da elevação do piso da quadra foram realizadas. Obra ginásio
Rui Porto Filho
As obras no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, no bairro Sol y Mar, estão na fase final. O ginásio passou por uma ampla intervenção como a recuperação da estrutura metálica horizontal e vertical, estrutura espacial, além da elevação do piso da quadra, desnível do pavimento externo e nova subestação.
Estrutura metálica horizontal e vertical foi recuperada
Rui Porto Filho
A obra incluiu a implantação da fibra de Aluminium Composite Material (ACM), em torno do ginásio. ACM é o material também conhecido como alumínio composto, formado por duas chapas de alumínio e uma de polietileno de baixa intensidade em seu núcleo.
É reconhecido no mercado por ser leve, porém altamente resistente, conforme sua pintura.
A previsão de entrega do espaço é em dezembro de 2024
Rui Porto Filho
A obra abrangeu toda a parte elétrica com elevador, bomba, uma quadra poliesportiva e outra de futebol de salão, além de uma academia e um playground. O ginásio tem capacidade para receber três mil pessoas sentadas, fora camarotes, vestiários, alojamentos, salas e auditório.
Os serviços hidrossanitários e arquitetônicos também foram realizados. A previsão de conclusão das obras é em dezembro deste ano.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 00:06

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta