Connect with us

Super Destaque

Fósseis brasileiros revelam descoberta inesperada sobre evolução dos mamíferos

As novidades indicam que a evolução dos mamíferos pode ter sido mais complexa e variada do que os cientistas acreditavam anteriormente

Publicado

em

Fósseis brasileiros revelam descoberta inesperada sobre evolução dos mamíferos
A descoberta de novos fósseis de cinodontes no sul do Brasil por uma equipe de paleontólogos da Universidade de Bristol, juntamente com colegas da Argentina e do Brasil, levou a um avanço significativo na compreensão da evolução dos mamíferos • Евгений Харитонов/GettyImages

Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, conseguiram reconstruir digitalmente a mandíbula de espécies precursoras dos mamíferos, a partir de fósseis brasileiros de Brasilodon quadrangularis e Riograndia guaibensis. As descobertas, publicadas na renomada revista científica Nature nesta quarta-feira (25), foram importantes para revelar experimentos evolutivos que ocorreram milhões de anos antes do que se pensava anteriormente.

Os mamíferos se destacam entre os vertebrados por possuírem estrutura distinta de mandíbula e pela presença de três ossos do ouvido médio. O processo evolutivo que levou ao desenvolvimento dessas características há muito tempo fascina cientistas e, agora, com o novo estudo, foi possível entender como os ancestrais mamíferos, conhecidos como cinodontes, desenvolveram dois ossos a mais do ouvido médio do que os vertebrados anteriores a eles.

Por meio de tomografia computadorizada, os pesquisadores reconstruíram digitalmente a articulação da mandíbula desses cinodontes pela primeira vez. Eles descobriram que há uma ligação típica dos mamíferos entre o crânio e a mandíbula inferior em Riograndia guaibensis, uma espécie de cinodonte que viveu 17 milhões de anos antes da espécie mais antiga conhecida por ter essa estrutura.

No entanto, os pesquisadores não encontraram a mesma ligação em um Brasilodon quadrangularis, uma espécie mais intimamente relacionada aos mamíferos. Isso indica que a característica definidora da mandíbula dos mamíferos evoluiu várias vezes em diferentes grupos de cinodontes, antes do esperado.

Essas descobertas sugerem que os ancestrais mamíferos experimentaram diferentes funções da mandíbula, levando à evolução de “características mamíferas” independentemente em várias linhagens. As novidades indicam que a evolução dos mamíferos pode ter sido mais complexa e variada do que os cientistas acreditavam anteriormente.

“A aquisição do contato da mandíbula dos mamíferos foi um momento-chave na evolução dos mamíferos”, explica o autor principal do estudo, James Rawson, da Escola de Ciências da Terra de Bristol. “O que esses novos fósseis brasileiros mostraram é que diferentes grupos de cinodontes estavam experimentando vários tipos de articulações mandibulares, e que algumas características antes consideradas exclusivamente mamíferas evoluíram inúmeras vezes em outras linhagens também.”

“Em nenhum outro lugar do mundo há uma gama tão diversa de formas de cinodontes, intimamente relacionadas aos primeiros mamíferos”, acrescenta a professora Marina Soares, do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

Fonte: CNN Brasil

Continuar lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Brasil tem ao menos 2.811 crimes eleitorais e 23 candidatos presos no 1º turno

Dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça com base na atuação de forças de segurança nos estados

Publicado

em

Postado Por

"Santinhos" distribuídos durante as eleições: prática é proibida pelo TSE • Fotos Públicas

O Brasil registrou ao menos 2.811 crimes eleitorais e 23 candidatos presos no primeiro turno das eleições municipais ocorrido neste domingo (6), informou o Ministério da Justiça. Também foram registradas as prisões de 513 eleitores.

A atualização parcial mais recente foi divulgada pela pasta na tarde desta segunda-feira (7). Os números podem mudar e aumentar, pois dois estados ainda precisam enviar dados finais para o ministério, responsável por juntar todas as informações.

Ao todo, 816 eleitores, 166 candidatos e 14 colaboradores da Justiça Eleitoral foram conduzidos para prestar esclarecimentos, mas não necessariamente presos. Ainda houve 147 autos de prisão em flagrante.

A boca de urna foi o crime eleitoral mais cometido, seguido de compra de votos, propaganda eleitoral irregular e violação ou tentativa de violação do sigilo do voto, por exemplo.

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, foi a cidade que mais registrou ocorrências, com 723 casos, representando 25,7% do total. Depois aparecem Rio de Janeiro (113) e Fortaleza (58).

Fonte: CNN Brasil

Continuar lendo

Notícias

SP: regiões de Ribeirão Preto, Franca e Campinas voltam a sofrer com incêndios florestais

Dados foram divulgados pela Defesa Civil do estado na noite desta segunda-feira (7)

Publicado

em

Postado Por

Incêndio florestal em Ribeirão Corrente (SP) • Gabinete de Crise do Governo de SP

As regiões de Ribeirão Preto, Franca e Campinas, no interior do estado de São Paulo, voltaram a registrar focos de incêndios florestais. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil do estado na noite desta segunda-feira (7).

Há seis cidades com ocorrência de incêndio em andamento. Para o controle das chamas, estão sendo utilizadas 3 aeronaves de asa fixa e uma de asa rotativa.

Segundo o órgão, os municípios de Luís Antônio, Guatapara, Santa Cruz da Esperança e Santo Antônio da Alegria, na região de Ribeirão Preto, a cidade de Águas da Prata, próximo a Campinas, e Ribeirão Corrente, na região de Franca, são os que se encontram com focos de incêndio.

Lista

Região de Ribeirão Preto

  • 1 – Luís Antônio – emprego de três aeronaves de axa fixa
  • 2 – Guatapara
  • 3 – Santa Cruz da Esperança
  • 4 – Santo Antônio da Alegria

Região de Campinas

  • 5 – Águas da Prata – emprego de 01 aeronave de asa rotativa

Região de Franca

  • 6 – Ribeirão Corrente

Fonte: CNN Brasil

Continuar lendo

Eleições

Estado do RJ terá 2º turno para escolher prefeitos em três cidades

Disputa continua em Niterói, São João de Meriti e Petrópolis

Publicado

em

Postado Por

Eleições no Brasil; voto com urna eletrônica • ANTONIO MACHADO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Os eleitores do Estado do Rio de Janeiro voltarão às urnas para escolher os prefeitos em três cidades. Segundo dados finais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), a eleição seguirá em 2º turno em Niterói, Petrópolis e São João de Meriti, municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato alcançou a maioria absoluta de 50% mais um dos votos válidos.

Em Niterói, cidade da Região Metropolitana da capital e quinto maior colégio eleitoral fluminense, a disputa será entre o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT), que alcançou 48,47% dos votos válidos, e o deputado federal Carlos Jordy (PL), que obteve 35,59%.

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, sexto maior colégio eleitoral do estado, a disputa no 2º turno será entre os deputados estaduais Léo Vieira (Republicanos) e Valdecy da Saúde (PL). Os candidatos obtiveram, respectivamente, 49,82% e 33,01% dos votos.

Petrópolis, na Região Serrana, terá a disputa entre o vereador Hingo Hammes (PP) e o deputado estadual Yuri Moura (PSOL). Hammes obteve 49,96% dos votos válidos contra 17,77% de Moura.

Nas demais 88 cidades do estado, a eleição foi decidida no primeiro turno. Os resultados podem ser consultados no site do TSE.

O segundo turno será realizado no último domingo de outubro (27).

Fonte: CNN Brasil

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta

Copyright © 2024 Deus seja louvado - Blog do Pantani Mendanha