Astro Bot ganhou o prêmio principal na maior cerimônia de premiação da indústria de videogames.
O fofo e colorido jogo de plataformas PlayStation venceu Final Fantasy 7 Rebirth, Black Myth: Wukong, Metaphor: Refantazio Elden Ring: Shadow of the Erdtree e Balatro para ser nomeado Jogo do Ano no The Game Awards.
Ao receber o troféu, Nicolas Doucet, chefe de estúdio da desenvolvedora Team Asobi, apareceu para prestar homenagem à rival Nintendo.
Astro Bot também ganhou outros três prêmios – Melhor Jogo para Família, Melhor Ação/Aventura e Melhor Direção de Jogo.
Jogos de cartas, RPGs e antigos mitos chineses
Também foi uma boa noite para o sucesso indie de pôquer Balatro, que ganhou três prêmios, incluindo Melhor Jogo para Celular.
O RPG Metaphor: ReFantazio também ganhou três prêmios, naquela que foi uma noite forte para os desenvolvedores de jogos japoneses.
Black Myth: Wukong, baseado em lendas chinesas, provou mais uma vez ser extremamente popular entre os fãs, ganhando o Player’s Voice Award, votado publicamente.
Foi uma noite decepcionante para Final Fantasy VII: Rebirth, que foi indicado em sete categorias, mas levou para casa apenas o troféu de melhor música.
Melina Juergens, do estúdio Ninja Theory, de Cambridge, no Reino Unido, ganhou o prêmio de melhor desempenho por interpretar o papel-título em Hellblade 2: A Saga de Senua.
Indiana Jones encontra Indiana Jones
Não há muitos eventos onde você possa obter apresentações de uma orquestra completa e de Snoop Dogg.
O rapper apareceu para entregar o prêmio de Melhor Jogo Contínuo ao Helldivers 2 e apresentar uma nova música.
E não seria a maior noite dos jogos sem algumas aparições surpresa de celebridades.
Harrison Ford subiu ao palco ao lado de Troy Baker o homem que interpreta Indiana Jones no jogo recente baseado na série de filmes.
Naughty Dog se torna intergaláctica
O Game Awards – às vezes chamado de “Oscar dos jogos” – é frequentemente criticado por gastar mais tempo exibindo comerciais e trailers de novos jogos do que distribuindo prêmios.
No entanto, os organizadores do ano passado afirmaram que o evento atraiu 118 milhões de espectadores ao vivo, e essas prévias são uma das maiores atrações para os fãs de jogos.
Nos anos mais recentes, as grandes editoras tenderam a guardar os seus maiores anúncios para os seus próprios eventos ao vivo separados.
Como esperado, não houve novas informações sobre Grand Theft Auto 6 ou o próximo console da Nintendo – dois dos próximos lançamentos mais esperados.
Mas isso deixou espaço para um novo jogo da Naughty Dog, o estúdio PlayStation conhecido por sucessos como The Last of Us, Uncharted e Crash Bandicoot.
Intergalactic: The Heretic Prophet, lançado com um trailer brilhante mixado com It’s a Sin dos Pet Shop Boys.
Uma sequência de Okami da Capcom também foi revelada, e o desenvolvedor polonês CD Projekt Red confirmou que The Witcher 4 estava em desenvolvimento.
Mudadores de jogo
Uma reclamação comum sobre o The Game Awards é que muitas vezes ele não reconhece questões mais amplas do setor.
Num contexto de despedimentos generalizados em todo o mundo – uma tendência que continuou este ano – os críticos do espectáculo de 2023 apelaram a que os vencedores tivessem mais tempo no palco para se manifestarem.
O evento deste ano apresentou o Prêmio Game Changers.
O vencedor, Amir Satvat, diretor da Tencent Games nos EUA, montou um projeto pessoal para ajudar desenvolvedores de jogos recentemente demitidos a encontrar um novo trabalho.
Em um emocionado discurso de aceitação, ele disse “enquanto crescia, tudo que eu sempre quis foi fazer parte da indústria de videogames”.
Agradeceu também aos pais, que disse “me ensinaram que o meu valor está na forma como trato as outras pessoas”.
O chefe do Larian Studios, Swen Vincke, que entregou o prêmio de Jogo do Ano depois que Baldur’s Gate 3 de sua equipe ganhou o título no ano passado, também foi elogiado por seus comentários.
Ele teve como objetivo perseguir participação de mercado e “metas de vendas arbitrárias” e lamentou a “arte perdida” dos estúdios que fazem “um jogo que eles próprios querem jogar”.
A cerimônia deste ano ocorreu enquanto uma greve de atores de videogame por causa das proteções de IA e das condições de trabalho continuava.
Sindicato em exercício SAG-Aftra e Game Workers of Southern California anunciados planeja distribuir folhetos fora do recinto do Peacock Theatre, onde é realizada a cerimônia, este ano.
Outras polêmicas deste ano incluíram a nomeação de Elden Ring: Shadow of the Erdtree na categoria Jogo do Ano.
Alguns fãs argumentaram que o pacote de expansão – um complemento para o Jogo do Ano de 2022, Elden Ring – não deveria ser elegível.
E outros ficaram chateados quando três das cinco indicações para o prêmio Player’s Choice – o único prêmio inteiramente votado pelos fãs – foram para jogos móveis gratuitos, incluindo Genshin Impact.
Os demais vencedores são decididos por um painel de especialistas do setor e pela votação dos fãs, que conta 10% da pontuação final.
São 30 prêmios no total em diversas categorias, incluindo design de áudio, melhor jogo independente e acessibilidade e inovação.
A lista completa dos vencedores está no site do Game Awards.