Familiares de Vinícius dos Santos Abreu, de 21 anos, muito abalados, não quiseram dar entrevista, mas falaram que o jovem era uma pessoa muito alegre. Ele estava entre os trabalhadores que montavam a árvore de Natal flutuante na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, quando a estrutura, de 56 metros de altura, veio abaixo durante uma tempestade na tarde desta segunda-feira (16).
Vinícius era da cidade de Nova Iguaçu, chegou a servir ao quartel, e, atualmente, fazia trabalhos informais. O jovem também frequentava uma igreja da Assembleia de Deus em Mesquita, no Rio. Ele se interessava por música e, nas redes sociais, aparece tocando teclado com outros instrumentistas.
Árvore de 46 metros cai na Lagoa de Araçatiba e um homem morre em Maricá
Um vídeo mostra quando os trabalhadores pularam na água para tentar escapar, mas Vinícius não conseguiu e já chegou morto ao Hospital Conde Modesto Leal (veja o vídeo).
Outros dois funcionários ficaram feridos e foram levados para Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. Um deles, segundo a Prefeitura, já recebeu alta.
Os três trabalhadores atingidos foram surpreendidos quando desciam da estrutura depois de um alerta da Defesa Civil sobre a mudança no tempo.
Polícia investiga o caso
O caso está registrado na 82ª Delegacia de Polícia. Ao g1, a Polícia Civil disse que a perícia foi acionada e será realizada nesta terça-feira (17). Informou também que testemunhas estão sendo ouvidas para apurar os fatos.
Em nota, a Prefeitura de Maricá lamentou o ocorrido e disse que as causas do desabamento estão sendo apuradas, e disse que “assim que a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva, às 15h45, a empresa contratada para a montagem da árvore iniciou a retirada dos funcionários”.
Ainda em nota, a Prefeitura informou que está prestando assistência às vítimas e familiares.
Atração tradicional na cidade
A árvore de Natal flutuante é uma das principais atrações turísticas do Natal Iluminado em Maricá e seria inaugurada nesta quarta-feira (18).
O espaço contaria ainda com um deck e acessibilidade para as pessoas tirarem fotos bem próximas da árvore. No local também estava programado, para quinta-feira (19), o espetáculo das Águas Dançantes.