Connect with us

Internacional

Trump escala discurso anti-imigração e pede pena de morte para imigrantes que matem cidadãos americanos

Publicado

em

Candidato republicano tem a pauta como carro-chefe da campanha presidencial. Trump visitou Aurora, no Colorado, nesta sexta-feira (11). Donald Trump em coletiva de imprensa na Califórnia
REUTERS/David Swanson
Donald Trump retratou os imigrantes como criminosos perigosos durante um comício em Aurora, no Colorado, nesta sexta-feira (11), e pediu a pena de morte para migrantes que matarem cidadãos americanos, escalando sua retórica anti-imigração, carro-chefe de sua campanha presidencial.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Estou pedindo a pena de morte para qualquer migrante que matar um cidadão americano ou um policial”, disse Trump, recebendo aplausos de uma grande multidão de apoiadores.
Candidato republicano à Casa Branca, Trump endureceu notoriamente sua retórica anti-imigração nas últimas semanas da campanha eleitoral, em que busca derrotar a candidata democrata Kamala Harris em 5 de novembro.
A imigração ilegal é uma das principais preocupações dos eleitores, e pesquisas mostram que Trump é visto pela maioria como o mais capaz de lidar com o tema.
Trump já propôs a expansão da pena de morte para outros crimes, incluindo tráfico sexual de mulheres e crianças.
Uma das marcas da terceira candidatura presidencial de Trump tem sido seu foco no que ele chama de “crime de migrantes”, embora estudos acadêmicos mostrem que imigrantes não cometem crimes em uma taxa maior do que americanos nativos.
Quase metade dos estados dos EUA proíbe a pena de morte. Embora exista a pena de morte federal, ela raramente é usada, segundo o Death Penalty Information Center. A ampliação dos crimes elegíveis exigiria uma ação do Congresso dos EUA.
Cercado por pôsteres de supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua, Trump também afirmou que, se eleito, lançaria uma “Operação Aurora” nacional para alvejar os membros da gangue.
A campanha de Kamala Harris não se pronunciou sobre a proposta do republicano até a última atualização desta reportagem.
A vice-presidente Harris endureceu sua posição sobre a segurança das fronteiras desde que se tornou a candidata democrata em agosto e culpa Trump por ter ajudado a bloquear um projeto de lei bipartidário de segurança de fronteiras no Congresso no início deste ano.
LEIA TAMBÉM:
Anatomia de um boato: de onde Trump tirou história de que imigrantes comem pets de americanos
SANDRA COHEN: Trump se aproveita dos furacões para espalhar mentiras contra Biden e Kamala
Trump diz que ‘há muitos genes ruins’ entre imigrantes nos EUA
Gangues venezuelanas em Aurora
Durante um debate presidencial em 10 de setembro com Harris, Trump afirmou que membros do Tren de Aragua controlavam vários complexos de apartamentos em Aurora –alegações refutadas por autoridades da cidade.
No comício de sexta-feira, ele reiterou a promessa de focar a aplicação da lei em Aurora, caso seja reeleito.
“Vou resgatar Aurora e todas as cidades que foram invadidas e conquistadas”, disse Trump. “Vamos colocar esses criminosos sanguinários na prisão ou expulsá-los do nosso país.”
Apesar das declarações dramáticas de Trump voltadas para animar sua base, nenhuma cidade dos EUA foi tomada por migrantes.
O prefeito de Aurora, Mike Coffman, um republicano, disse em uma declaração antes do comício que “as preocupações sobre a atividade de gangues venezuelanas foram grosseiramente exageradas” e convidou Trump a visitar a cidade.
Os crimes graves em Aurora diminuíram em comparação com o ano anterior, segundo estatísticas do Departamento de Polícia de Aurora.
V Reeves, uma organizadora comunitária da Housekeys Action Network, disse que os moradores estavam nervosos com a visita de Trump. “Eles estão preocupados com os apoiadores de Trump aparecendo e os ameaçando”, disse Reeves.
Em dois dos prédios de apartamentos no centro da controvérsia, a Reuters observou janelas quebradas e lixo na quinta-feira. Um dos prédios tinha estações de câmeras portáteis da polícia que os moradores disseram terem sido instaladas esta semana.
Jesus, um venezuelano de 30 anos que trabalha com paisagismo e mora em um dos prédios, disse que todos os venezuelanos estão sendo culpados pelas ações de alguns.
“Nem todos nós somos pessoas ruins”, disse Jesus, que preferiu não fornecer seu sobrenome.
A disputa sobre a atividade de gangues em Aurora surge de um esforço da cidade para forçar o proprietário de vários complexos de apartamentos onde migrantes viviam a resolver problemas de reparos, lixo, infestação de pragas e outras reclamações.
Uma empresa de relações públicas contratada pelo proprietário, CBZ Management, afirmou no início de agosto que membros da gangue Tren de Aragua haviam assumido o controle das propriedades, de acordo com documentos obtidos pela Reuters por meio de um pedido com base na Lei de Registros Abertos do Colorado.
A CBZ Management não respondeu a pedidos de comentário feitos pela Reuters.
As alegações ganharam atenção nacional no final de agosto, quando um vídeo de homens armados em um dos prédios de apartamentos viralizou nas redes sociais.
Cindy Romero, uma ex-moradora do complexo de apartamentos, capturou as imagens com suas duas câmeras de segurança. Falando no comício na sexta-feira, ela disse que foi democrata por toda a vida, mas que votaria em Trump devido à sua experiência com o crime.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 21:02

Internacional

Cinzas de vulcão em atividade na Indonésia fazem voos para Bali serem cancelados

Publicado

em

Postado Por

Várias companhias aéreas internacionais cancelaram voos de e para a ilha turística de Bali, na Indonésia, na quarta-feira, após novas erupções de um vulcão que expeliu nuvens de cinzas de até 10 km (32.808 pés) e forçou milhares a evacuar.
Jetstar e Qantas QAN.AX disseram que interromperam voos para Bali na quarta-feira por razões de segurança devido às cinzas vulcânicas, enquanto o site de rastreamento de aviões Flightradar24 mostrou que voos para a ilha pela AirAsia AIRX.KL e Virgin também foram cancelados.
Singapore Airlines SIAL.SI disse que cancelou um voo na quarta-feira de Bali para Cingapura devido à erupção.
Bali é o principal ponto turístico da Indonésia e um destino popular para visitantes australianos.
Todos os voos de e para a ilha de Lombok na província de West Nusa Tenggara, outro destino popular para turistas, também foram cancelados, disse um porta-voz do aeroporto local, citado pela agência de notícias estatal da Indonésia, Antara.
A primeira erupção do Monte Lewotobi Laki-laki em 3 de novembro na província de East Nusa Tenggara, a cerca de 800 km (497 milhas) de Bali, matou pelo menos nove pessoas. Desde então, ele entrou em erupção repetidamente, incluindo várias vezes na terça-feira.
De 4 a 12 de novembro, 80 voos em Bali foram cancelados, incluindo de Cingapura, Hong Kong e várias cidades australianas, disse Ahmad Syaugi Shahab, gerente geral do aeroporto Ngurah Rai de Bali.
A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos e fica no “Anel de Fogo” do Pacífico, uma área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.
A coluna de cinzas do Monte Lewotobi atingiu até 10 km e as autoridades disseram que a queda de areia cobriu as áreas ao redor.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 08:00

Continuar lendo

Internacional

Acidente de ônibus após casamento deixa 14 mortos no Paquistão; noiva sobrevive

Publicado

em

Postado Por

O ônibus levava 25 pessoas no momento do acidente, e 10 delas ainda estão desaparecidas. Acidente de ônibus que levava convidados de casamento no Paquistão deixa, e noiva sobrevive, em 13 de novembro de 2024.
Serviço de Emergência Gilgit-Baltistan/AFP
Um ônibus que transportava convidados de um casamento caiu em um rio no norte do Paquistão e pelo menos 14 pessoas morreram, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira (13). A noiva é a única sobrevivente resgatada até o momento.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Havia 25 pessoas no ônibus. Até o momento, 14 corpos foram recuperados e 10 pessoas estão desaparecidas. A noiva está fora de perigo e foi levada para um hospital da província”, disse o socorrista Wazir Asad Ali em Gilgit-Baltistan, área montanhosa ao norte do país, onde o acidente ocorreu.
O comandante de polícia na região, Naik Alam, disse que o acidente “provavelmente foi provocado pelo excesso de velocidade”. “O motorista perdeu o controle do veículo em uma curva”, disse Alam.
A taxa de mortalidade nas estradas paquistanesas é elevada, em particular nas regiões montanhosas, devido às péssimas condições das rodovias, regulamentações frágeis e direção perigosa.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 07:05

Continuar lendo

Internacional

Elon Musk no governo Trump: o que se sabe e o que falta saber sobre seu futuro cargo

Publicado

em

Postado Por

Junto com o empresário Vivek Ramaswamy, Musk vai liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental, segundo anunciou Donald Trump nesta terça-feira (12). Elon Musk participou de alguns comícios de Trump durante a campanha — e agora continuará acompanhando o republicano na Casa Branca
Reuters/via BBC
Uma semana após Donald Trump conquistar um segundo mandato na Casa Branca, os contornos de sua nova presidência começam a tomar forma.
O presidente eleito já anunciou quase uma dúzia de nomes que formarão sua equipe na Casa Branca.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nesta terça-feira (12/11), um dos nomes anunciados foi o da pessoa mais rica do mundo: Elon Musk.
Trump anunciou que o bilionário vai trabalhar em um novo Departamento de Eficiência Governamental, com o objetivo de “desmantelar a burocracia governamental”, impulsionar “uma reforma estrutural em larga escala” e cortar gastos.
Musk liderará este departamento com o empresário da tecnologia e ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy.
Mas ainda não está claro como será este órgão e nem sua duração.
Musk e Ramaswamy receberam o prazo de julho de 2026 para realizar este trabalho. Entretanto, não se sabe se seus cargos também expirariam nessa data.
Na rede social X (ex-Twitter), da qual é dono, Musk comemorou a nomeação com frases como “Tornando o governo divertido novamente!” e “As pessoas não têm ideia do quanto isso vai fazer diferença”.
O bilionário também escreveu que “todas as ações do Departamento de Eficiência Governamental serão publicadas on-line para haver máxima transparência”.
‘As pessoas não têm ideia do quanto isso vai fazer diferença’, disse Musk sobre seu novo cargo
Reuters/via BBC
Leia também:
Trump escolhe John Ratcliffe, ex-diretor de inteligência, para chefiar a CIA
Pete Hegseth, apresentador da Fox News, será nomeado como secretário de Defesa
Comitê de Elon Musk gastou cerca de US$ 200 milhões para ajudar a eleger Trump, diz agência
Musk tem sido uma presença constante na sede da transição do governo Trump em Mar-a-Lago.
De acordo com relatos da imprensa americana, o bilionário tem aconselhado o republicano sobre indicados para o gabinete e até mesmo se juntou a uma conversa entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na semana passada.
O comitê de ação política de Musk gastou cerca de US$ 200 milhões (mais de R$ 1,1 bi) na campanha presidencial de Trump, e ele promete continuar a financiar os esforços para promover a agenda do presidente eleito e ajudar os candidatos republicanos nas próximas eleições para o Congresso.
O CEO (diretor executivo) da Tesla subiu ao palco em comícios republicanos e, nos últimos dias da campanha, sorteou US$ 1 milhão por dia entre eleitores de Estados-chave na eleição — um esquema que os críticos dizem ser equivalente a comprar votos e que foi contestado nos tribunais.
O bilionário de 53 anos estava com Trump em Mar-a-Lago, residência do ex-presidente na Flórida, na noite da eleição.
Nesta terça-feira, Trump anunciou também a nomeação de Pete Hegseth, apresentador do canal Fox News e veterano de guerra, como secretário de Defesa.
Enquanto isso, resta saber onde Robert F. Kennedy Jr., outra figura-chave, pousará.
Trump disse que planeja dar ao ex-democrata um papel para tornar os EUA “saudável” novamente. Robert F. Kennedy Jr. é ativista antivacinas e abandonou sua candidatura independente para apoiar o republicano.
“Ele quer fazer algumas coisas, e vamos deixá-lo fazer isso”, disse Trump em seu discurso de vitória nas eleições.
No Congresso, os republicanos já conquistaram o Senado e estão se aproximando da maioria na Câmara dos Representantes.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 05:04

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta