Connect with us

Internacional

Comportamento vulgar de Trump levanta novas especulações sobre sua saúde mental

Publicado

em

Kamala joga com as cartas do declínio cognitivo e da idade avançada de seu oponente — as mesmas que ele usou contra Biden — mas elas parecem não impactar as pesquisas na reta final da disputa. O candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, dança durante comício na Pensilvânia, em 14 de outubro de 2024.
David Muse/ Reuters
Com as pesquisas empatadas nos sete estados decisivos, o ex-presidente Donald Trump vem dobrando a aposta sobre Kamala Harris: o comportamento vulgar do candidato republicano nos últimos dias extrapola o que já foi tachado de normal, para os seus padrões, e fomenta o argumento da democrata de que ele está instável, perturbado e, por consequência, despreparado para o cargo.
Num encontro com eleitores, na semana passada, Trump desistiu das perguntas e apenas dançou, por mais de meia hora, numa estranha coreografia por diversos ritmos.
“Espero que ele esteja bem”, tuitou Kamala.
Num comício na Pensilvânia, no fim de semana, durante 12 minutos, ele dissertou sobre a genitália do jogador de golfe Arnold Palmer, morto em 2016, aos 87 anos.
“Quando ele tomava banho com outros profissionais, eles saíam de lá. Eles diziam: ‘Meu Deus. Isso é inacreditável’. Temos mulheres que são altamente sofisticadas aqui, mas elas costumavam olhar para Arnold como um homem”, contou.
Os comentários de Trump chocaram Peg, uma das filhas de Palmer, mas ela pareceu traduzir o que seus eleitores pensam sobre o comportamento imprevisível e aparentemente desconexo do candidato. “Não estou propriamente chateada. Acho que foi uma escolha ruim de abordagens para lembrar do meu pai, mas o que você vai fazer?”
É esse o ponto que intriga os analistas: as bizarrices proferidas por Trump não se refletem em oscilações significativas nas pesquisas de opinião. A campanha de Kamala tenta cooptar o apoio dos republicanos moderados — os que demonstram estar escandalizados com as atitudes de seu líder na reta final da campanha — e, ao mesmo tempo, distanciar-se do impopular Joe Biden.
Aparições públicas de Trump e Kamala têm efeito contrário na reta final da eleição dos EUA
O ex-presidente qualificou como um dia de amor o 6 de janeiro de 2021, quando uma multidão de simpatizantes invadiu o Capitólio, provocando mortes e destruição e a maior ameaça à democracia americana dos tempos modernos. “Ele fala isso como se estivesse em Woodstock”, reagiu o ex-presidente Barack Obama.
Ele ameaçou, se eleito, enviar militares para prender os que chama de “inimigos internos”, por se oporem a ele. Nomeou especificamente Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara, e o congressista Adam Schiff, que liderou o processo de impeachment contra ele.
No sábado (19), insultou sua concorrente, chamando-a de “vice-presidente de merda”. Kamala o pintou como fascista. “O que você vê no meu oponente, um ex-presidente dos Estados Unidos … rebaixa o cargo”, argumentou a vice-presidente neste domingo (20).
Trump cometeu gafes e cancelou entrevistas, alegando cansaço. Kamala vem jogando com as cartas da idade avançada e do declínio mental, as mesmas que o republicano usou contra Joe Biden: “Ser presidente dos EUA é provavelmente um dos trabalhos mais difíceis do mundo. E então realmente precisamos nos perguntar: se ele está exausto de estar na trilha da campanha, ele está apto para fazer o trabalho?”
A vice-presidente, que completou 60 anos neste domingo, apresentou há duas semanas seu relatório médico e desafiou o ex-presidente a fazer o mesmo. Até agora, silêncio no campo de republicano, num prenúncio de que, a duas semanas do voto, as ações tortuosas de Trump parecem ter pouco impacto na disputa eleitoral.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 10:04

Internacional

Afeganistão executa homem em público, o sexto em três anos

Publicado

em

Postado Por

Um homem condenado por homicídio foi executado com três tiros em um estádio no leste do Afeganistão nesta quarta-feira (13), a sexta execução pública desde que os talibãs retornaram ao poder em 2021, segundo um balanço da AFP.
O homem foi executado diante de milhares de pessoas no estádio de futebol de Gardez, capital da província de Paktia, informou um jornalista da AFP.
Na véspera, o governo da região apelou às pessoas nas redes sociais para “participarem do evento”. Vários ministros e funcionários provinciais estiveram presentes.
A ordem de execução foi assinada pelo líder supremo dos talibãs, o emir Hibatullah Akhundzada, que vive recluso no seu reduto de Kandahar, no sul, e governa o país por decretos ou instruções, informou o Supremo Tribunal em um comunicado.
Segundo o tribunal, diversas instâncias judiciais examinaram o processo “muito minuciosamente e diversas vezes” antes da execução.
A família da vítima também foi consultada para saber se concederia o indulto e, após a sua recusa, a execução foi ordenada sob o princípio islâmico das “qisas” ou lei de talião, indicou a mesma fonte.
No estádio, uma arma foi entregue a um membro da família, do sexo masculino, que atirou três vezes no condenado. Em fevereiro, três homens foram executados na mesma semana, dois em Ghazni, no leste, e um em Sheberghan, no norte.
Em dezembro de 2022 e junho de 2023 houve mais duas execuções de homens. Todos eles foram condenados por “assassinato”.
bur/sbh/pc/zm/aa

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 09:00

Continuar lendo

Internacional

Cinzas de vulcão em atividade na Indonésia fazem voos para Bali serem cancelados

Publicado

em

Postado Por

Várias companhias aéreas internacionais cancelaram voos de e para a ilha turística de Bali, na Indonésia, na quarta-feira, após novas erupções de um vulcão que expeliu nuvens de cinzas de até 10 km (32.808 pés) e forçou milhares a evacuar.
Jetstar e Qantas QAN.AX disseram que interromperam voos para Bali na quarta-feira por razões de segurança devido às cinzas vulcânicas, enquanto o site de rastreamento de aviões Flightradar24 mostrou que voos para a ilha pela AirAsia AIRX.KL e Virgin também foram cancelados.
Singapore Airlines SIAL.SI disse que cancelou um voo na quarta-feira de Bali para Cingapura devido à erupção.
Bali é o principal ponto turístico da Indonésia e um destino popular para visitantes australianos.
Todos os voos de e para a ilha de Lombok na província de West Nusa Tenggara, outro destino popular para turistas, também foram cancelados, disse um porta-voz do aeroporto local, citado pela agência de notícias estatal da Indonésia, Antara.
A primeira erupção do Monte Lewotobi Laki-laki em 3 de novembro na província de East Nusa Tenggara, a cerca de 800 km (497 milhas) de Bali, matou pelo menos nove pessoas. Desde então, ele entrou em erupção repetidamente, incluindo várias vezes na terça-feira.
De 4 a 12 de novembro, 80 voos em Bali foram cancelados, incluindo de Cingapura, Hong Kong e várias cidades australianas, disse Ahmad Syaugi Shahab, gerente geral do aeroporto Ngurah Rai de Bali.
A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos e fica no “Anel de Fogo” do Pacífico, uma área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.
A coluna de cinzas do Monte Lewotobi atingiu até 10 km e as autoridades disseram que a queda de areia cobriu as áreas ao redor.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 08:00

Continuar lendo

Internacional

Acidente de ônibus após casamento deixa 14 mortos no Paquistão; noiva sobrevive

Publicado

em

Postado Por

O ônibus levava 25 pessoas no momento do acidente, e 10 delas ainda estão desaparecidas. Acidente de ônibus que levava convidados de casamento no Paquistão deixa, e noiva sobrevive, em 13 de novembro de 2024.
Serviço de Emergência Gilgit-Baltistan/AFP
Um ônibus que transportava convidados de um casamento caiu em um rio no norte do Paquistão e pelo menos 14 pessoas morreram, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira (13). A noiva é a única sobrevivente resgatada até o momento.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Havia 25 pessoas no ônibus. Até o momento, 14 corpos foram recuperados e 10 pessoas estão desaparecidas. A noiva está fora de perigo e foi levada para um hospital da província”, disse o socorrista Wazir Asad Ali em Gilgit-Baltistan, área montanhosa ao norte do país, onde o acidente ocorreu.
O comandante de polícia na região, Naik Alam, disse que o acidente “provavelmente foi provocado pelo excesso de velocidade”. “O motorista perdeu o controle do veículo em uma curva”, disse Alam.
A taxa de mortalidade nas estradas paquistanesas é elevada, em particular nas regiões montanhosas, devido às péssimas condições das rodovias, regulamentações frágeis e direção perigosa.

Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”

Postado em: 07:05

Continuar lendo
Advertisement
Advertisement

Em Alta