Instagram e WhatsApp estão online novamente depois que uma interrupção global em massa afetou vários aplicativos de propriedade da Meta na quarta-feira.
O Facebook ainda não confirmou se todos os seus problemas foram resolvidos.
“Obrigado por nos acompanhar! Já percorremos 99% do caminho – apenas fazendo algumas últimas verificações. Pedimos desculpas àqueles que foram afetados pela interrupção”, disse Meta, proprietária dos aplicativos, no X.
Mais de 22 mil pessoas relataram problemas com o Facebook na noite de quarta-feira e mais de 18 mil tiveram dificuldade para usar o WhatsApp, de acordo com o site de rastreamento de interrupções Downdetector.
Problemas com os aplicativos foram relatados no Reino Unido, partes da Europa, Ásia, Austrália, América do Sul e EUA.
“E estamos de volta, boa conversa!” WhatsApp disse no X.
“E estamos de volta – desculpe pela espera e obrigado por nos acompanhar”, disse o Instagram.
As interrupções começaram por volta das 18h GMT de quarta-feira, de acordo com o Downdetector. Seus números são baseados em relatos de interrupções e o número real de usuários afetados pode variar consideravelmente.
Logo depois que os usuários relataram problemas, a Meta disse estar ciente de um “problema técnico” que estava “impactando a capacidade de alguns usuários de acessar nossos aplicativos” e disse que estava trabalhando para consertar as coisas o mais rápido possível.
Vários problemas foram relatados, incluindo a impossibilidade de usar os aplicativos ou a não atualização dos feeds para determinados usuários.
“Estamos cientes de alguns problemas de acesso ao WhatsApp. Estamos trabalhando ativamente em uma solução e começando a ver um retorno ao normal para a maioria das pessoas. Esperamos que as coisas voltem ao normal em breve”, disse o WhatsApp na mesma época.
As plataformas da Meta são algumas das mais populares do mundo. O Facebook tem mais de três bilhões de usuários mensais ativos.
A maior interrupção que o Meta experimentou foi em 2021, quando o fundador Mark Zuckerberg se desculpou pela interrupção causada.
Na ocasião, os serviços do Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar por quase seis horas.