Top Notícias
Dia da Consciência Negra: veja o que abre e fecha no feriado em Campinas
Reprodução/EPTV
Por conta do feriado nacional da Consciência Negra, alguns serviços, áreas de compras e lazer em Campinas (SP) funcionam em horário especial ou não abrem nesta quarta-feira (20). Os serviços essenciais estão mantidos.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O g1 preparou uma lista com o que abre e o que fecha durante o feriado. Confira, abaixo, o levantamento ⬇️
Bosques e parques
Torre do Castelo em Campinas (SP)
Toninho Oliveira/Prefeitura de Campinas
Todos os bosques e parques da cidade funcionam normalmente no feriado. Os endereços e horários podem ser consultados no portal da Prefeitura de Campinas, na aba “Parques e Bosques Municipais”.
A Torre do Castelo abre normalmente para visitação, no período das 10h às 12h e das 13h às 17h. A Praças de Esportes, por sua vez, fica fechada.
Ceasa
A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar não abrem na quarta-feira (20). Já o Mercado de Flores funciona normalmente, das 8h às 13h, e o Mercado de Hortifrúti, das 4h às 13h.
O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) permanece aberto das 7h às 13h.
Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT)
As unidades do CPAT do Centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde não têm atendimento ao público nesta quarta-feira.
Sanasa
Durante o feriado da Semana Santa, na quarta-feira (20), o funcionamento fica suspenso. Contudo, uma equipe permanece de plantão para execução de reparos emergenciais.
O serviço de Atendimento ao Cliente também funciona por meio do telefone 0800 772 1195.
Sistema público de saúde
Hospital Municipal Ouro Verde, em Campinas
Carlos Bassan
Na quarta-feira, os centros de saúde não funcionam. O atendimento nos Consultórios Veterinários Móveis também estão suspensos.
Já os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, por 24h.
Shoppings
Campinas Shopping: na quarta-feira (20), lojas e quiosques funcionam das 12h às 22h, enquanto a praça de alimentação fica aberta entre as 11h e as 22h.
Galleria Shopping: no centro comercial, estabelecimentos de alimentação e lazer funcionam das 11h às 22h, e as demais lojas das 12h às 20h.
Shopping Iguatemi Campinas: estabelecimentos de alimentação e lazer seguem abertos das 11h às 22h, e as demais lojas entre as 12h e as 20h.
Parque Dom Pedro: as lojas, os quiosques e a praça de alimentação ficam abertos das 12h às 20h.
Shopping Spazio Ouro Verde: as lojas e quiosques ficam abertos das 14h às 20h; a praça de alimentação entre as 11h e as 20h, enquanto as academias funcionam das 9h às 14h.
Unimart Shopping Campinas: lojas e quiosques funcionam das 12h às 22h, e a praça de alimentação, das 12h às 20h.
Outros serviços públicos
Defesa Civil: atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
Feiras livres: realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Locais e dias das feiras livres na cidade pelo site.
Feiras noturnas: realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Locais e dias das feiras noturnas na cidade pelo site.
Mercado municipal: aberto das 7h às 12h.
Guarda Municipal: mantém a rotina de trabalho com funcionamento 24h. Serviço pode ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.
Coleta de lixo domiciliar: em setores alterados;
Varrição: sistema de plantão;
Coleta seletiva: não há;
Coleta hospitalar: feita somente nos grandes geradores.
Procon: postos de atendimento fechados.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 07:00
Top Notícias
Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO
Um pescador de 50 anos foi resgatado do mar com hipotermia e ferimentos na orelha e mãos após o barco em que estava ficar à deriva durante um vendaval em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina (assista acima).
O caso aconteceu no fim da tarde de quarta-feira (20). Os ventos chegaram a 81 km/h na cidade, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo estado. Também choveu na região.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O homem foi avistado pelos socorristas por volta das 17h30, apoiado sobre a embarcação que submergia, mas pulou no mar e foi arrastado pela corrente em direção a outro barco que o resgatou.
Nas imagens é possível ver as fortes ondas e o vento batendo na embarcação afundada na região chamada de Boca da Barra.
Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Após o resgate ele foi levado até a praia, recebeu atendimento dos bombeiros. Depois, foi encaminhado até o Pronto Atendimento na cidade.
Casal desaparecido há 9 dias: o que se sabe e o que falta saber
Balneário Camboriú tem bairro mais populoso e nenhuma área rural
Previsão do tempo
A Defesa Civil de Santa Catarina diz que há previsão de condições climáticas adversas até sexta-feira (22). Durante o período há chance de chuva intensa e mar agitado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
d
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 10:01
Top Notícias
PF deve indiciar cerca de 40 pessoas no inquérito do golpe
A previsão é de que o relatório final saia ainda nesta manhã. O blog conversou com investigadores que afirmam que, até agora, há “aproximadamente 40 indiciados” na lista. O número ainda pode aumentar.
A lista é grande pq envolve políticos graúdos, militares e ex-assessores presidenciais.
E porque, entre os indiciados, estarão envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas também nos planos de militares descobertos pela PF para assassinar os membros da chapa eleita em 2022 – Lula e Geraldo Alckmin – e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O relatório final deverá indiciar diversas pessoas por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A lista ainda é mantida em sigilo pelos investigadores.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 09:00
Top Notícias
São Vicente, SP, conquista prêmio por combater transmissão do HIV de mãe para filho
Prefeitura de São Vicente/Divulgação
A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, conquistou o prêmio Luiza Matida após adotar políticas públicas para eliminar a contaminação do vírus HIV de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical. O título estadual foi entregue durante a semana paulista de mobilização contra a sífilis, sífilis congênita e transmissão vertical do vírus HTLV.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, a administração municipal explicou que foi considerada apta para o prêmio após a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo usar o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para checar os seguintes aspectos da cidade:
Taxa de incidência de infecção pelo HIV por transmissão vertical;
Cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal;
Cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV) no pré-natal;
Cobertura de início de profilaxia de crianças expostas ao HIV nas primeiras 24 horas de vida.
Grávida (imagem ilustrativa)
Agência Brasil
Com o resultado positivo, a cidade recebeu o título no dia 12 deste mês, em São Paulo. De acordo com a prefeitura, o evento contou com representantes de municípios com mais de 100 mil habitantes e com menos de 100 mil moradores, referente aos anos de 2022 e 2023.
Ainda por meio de nota, a coordenadora do programa IST/Aids de São Vicente, Samantha Barros, afirmou que o título demonstra o envolvimento e comprometimento de toda equipe, que “trabalha buscando a eliminação da transmissão vertical do HIV”.
A secretária de saúde da cidade, Michelle Santos, também comemorou: “Este prêmio mostra que o município está se empenhando na eliminação da transmissão vertical. O trabalho em rede foi primordial”, afirmou ela, em nota.
Prêmio
Luiza Matida foi uma médica que trabalhou durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento do Programa DST/Aids-SP da secretaria estadual de saúde. Ela coordenou a elaboração e a implantação de políticas públicas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis.
Em homenagem, o programa deu o nome de Luiza Matida ao prêmio, destinado aos municípios de São Paulo que alcançarem a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis.
Sífilis pode ser passada de gestantes para bebês e levar à morte; saiba como prevenir
Quadro sexualidade descomplicada fala sobre a sífilis
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 08:05
-
Chat com WebCam ao Vivo2 meses atrás
Pantani Mendanha Vídeo Chat
-
Entretenimento2 meses atrás
Miley Cyrus e Dolly Parton descobrem ser parentes distantes
-
Top Notícias1 mês atrás
Quatro pessoas desaparecem após embarcação afundar em Iacanga
-
Eleições1 mês atrás
Vereador mais votado de SP: “Finalmente temos uma bancada realmente conservadora e de direita”
-
Entretenimento2 meses atrás
“Coringa: Delírio a Dois” arrecada US$ 121 milhões na semana de estreia
-
Notícias2 meses atrás
Justiça de Pernambuco manda prender Gusttavo Lima
-
A Fazenda2 meses atrás
Divisão de camas gera climão entre Gilson de Oliveira, Luana Targino e Vivi Fernandez
-
Internacional1 mês atrás
Piloto se tranca e impede copiloto de entrar na cabine durante voo; autoridade investiga incidente