Top Notícias
Quer saber como fica o tempo no feriadão? Frente fria traz chuvas a região de Piracicaba; veja previsão
Claudia Assencio/g1
As cidades da região Piracicaba se inserem na área indicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas entre esta sexta (15) e sábado (16). As precipitações chegam junto com a frente fria e a formação dos cavados, que correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
📲 Participe do Canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
🌧️🎐No alerta do Inmet, com validade até às 10h deste sábado (16), há previsão de volume de chuvas de até 50 milímetros por dia, com chances de ventos de até 60 quilômetros por hora e possibilidades de queda de granizo. – Veja detalhes e orientações de segurança, abaixo.
No feriado: Em Piracicaba (SP), a previsão indica temperaturas mínimas em 19ºC e máximas 29ºC na cidade, com possibilidades de chuvas rápidas durante a noite desta sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, segundo o Climatempo.
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
O fim de semana também deverá ser de possibilidades de chuvas em Piracicaba. A partir de segunda-feira (18), o tempo volta a ficar firme e as temperaturas podem subir, alcançando máximas próximas de 30ºC.
🌨️Frente fria
Segundo o Climatempo, as frentes frias da Primavera costumam ser mais intensas devido à transição entre duas estações de características climáticas opostas, o inverno e o verão.
Uma frente fria que se aproxima do Sudeste, forma uma espécie de corredor de umidade que aumenta a formação de nuvens e, por consequência, provoca chuvas.
🎐Cavados
Segundo o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade, o “cavado” é um sistema atmosférico de baixa pressão que pode ou não estar associado a frente fria.
De acordo com o professor, os “cavados”, por serem zonas de baixa pressão, trazem bastante vapor d’água e causam chuva.
Apesar do nome pouco conhecido do público, os cavados são eventos comuns na meteorologia, ocorrem ao longo de vários meses do ano.
🌧️Previsão do tempo
Veja previsão do tempo, segundo Inmet, para Piracicaba (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara (SP), Capivari (SP) e demais cidades para este sábado (16):
Piracicaba
Mínimas 20ºC
Máximas 24ºC
Umidade mínima do ar em 80%
Limeira
Mínimas 19ºC
Máximas 24ºC
Umidade mínima do ar em 70%
Santa Bárbara d’Oeste
Mínimas 19ºC
Máximas 24ºC
Umidade mínima do ar em 70%
Nova Odessa
Mínimas 19ºC
Máximas 22ºC
Umidade mínima do ar em 80%
Capivari
Mínimas 19ºC
Máximas 22ºC
Umidade mínima do ar em 90%
São Pedro
Mínimas 18ºC
Máximas 25ºC
Umidade mínima do ar em 70%
Recorde de chuvas na 1ª semana de novembro
Piracicaba (SP) bateu o recorde de volume de chuvas para novembro nos primeiros sete dias do mês, segundo o posto meteorológico da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (LEB-Esalq), o campus da USP na cidade. De 1º a 7 de novembro, o município registrou 148,9 milímetros em precipitações. A marca é a maior em mais de um século de medições da estação criada em 1917. A média em toda a série histórica para a primeira semana do mês é de 25,7 mm.
Chuva durante a aplicação do Enem em 3 de novembro
Rafael Bitencourt/g1
Os dados são da Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura (Esalq).
Antes de 2024, o segundo maior volume de chuvas na primeira semana de novembro foi registrado em 2014, quando Piracicaba somou 88,2 milímetros em precipitações. Na sequência do ranking, vem o ano de 1945, com 82,7 milímetros de chuvas no mesmo período comparativo. 📈Confira relação, abaixo.
Histórico de Chuvas em Piracicaba na 1ª semana de novembro (1917 – 2024)
Em uma semana, o volume de chuvas registrados na cidade também já superou o total esperada para todo o mês. A média histórica para o volume de chuvas em novembro é de 135,9 milímetros na cidade, segundo a Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB).
Segundo o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, a previsão é que as próximas semanas de novembro também sejam de chuvas.
Posto Meteorológico da Esalq-USP realiza medições desde 1917.
Reprodução/Esalq-USP
Média mensal superada em 7 dias
Piracicaba registrou volume de chuvas acumulado de 148,9 milímetros (mm) em sete dias, segundo dados do Posto da Esalq e já superou a quantidade média total esperada para novembro, que é de que é de 135,9 mm.
Nos primeiros seis dias de novembro, o volume de chuvas em Piracicaba já era de 118,2 milímetros (mm). A marca representava quase 87% da média histórica total de precipitação esperada para todo o mês. Somente durante o fim da noite desta quinta até o início da manhã desta sexta-feira, às 7h, a cidade teve 30,7 milímetros.
A região registrou a primeira frente fria continental nessa última quinta-feira (7).
📈Veja o balanço por dia:
Volume de chuvas – De 1º a 7 de novembro de 2024
Você sabe por que a chuva é medida em milímetros?
A unidade milímetro é usada quase que universalmente, adotada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), com poucas exceções. As medidas são feitas pelo pluviômetro, equipamento que coleta a água das chuvas em diferentes pontos de uma cidade ou região.
O índice pluviométrico é calculado com base na altura em que a água atinge em um espaço delimitado.
Os milímetros representam a altura que a água atinge. No caso de uma média de 300 milímetros, é possível dizer que a chuva alcançou uma altura de 30 centímetros, por exemplo.
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Recomendações de segurança
⛈️🎐Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
📲🔌Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
👨🚒 ☎️Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Confira as recomendações da Defesa Civil:
Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 13:00
Top Notícias
O Assunto #1352: O Brasil que não lê
Pela primeira vez, o número de brasileiros que não leu nenhum trecho de um livro, dentro do espaço de três meses, supera o número de leitores no país. Quase 7 milhões de brasileiros deixaram de lado a prática nos últimos 4 anos, de acordo com dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró-Livro. O levantamento – que considera tanto livros impressos quanto digitais – revela outro dado preocupante: a escola deixou de ser vista como local de referência para a leitura. Para entender os fatores que levaram o Brasil a ter menos leitores e os efeitos desse resultado, Natuza Nery conversa com a socióloga Zoara Failla, coordenadora da pesquisa, e com Caetano Galindo, professor, escritor e tradutor. Zoara explica os fatores que levaram o país a perder leitores: a pandemia e o aumento do uso de redes sociais nos tempos livres. Ela fala também sobre como, ao adotar versões impressas, as pessoas leem mais. Escritor de ‘Lia’ e ‘Latim em Pó’ e tradutor do romance ‘Ulysses’, de James Joyce, Galindo relembra como construiu sua relação com os livros e com o hábito de ler. Ele avalia ainda as consequências para a cultura em um país que lê menos: “Se perde muito, tudo. A leitura permite ir mais longe e possibilita discussões mais aprofundadas, alongadas e complexas”.
O que você precisa saber:
Brasil perde quase 7 milhões de leitores em 4 anos; veja raio X
Quais são os livros mais marcantes e os autores preferidos dos brasileiros?
Em teste de habilidades de leitura entre crianças, Brasil é o 39º em ranking com 43 países
84% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro no último ano, aponta pesquisa
Texto mais longo lido por 66% dos alunos brasileiros não passa de 10 páginas
Alunos brasileiros leem muito devagar, não entendem frases e sentem vergonha
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 01:04
Top Notícias
Anitta repensa vida e sucesso: ‘Vontade de transcender profissionalmente’
Na 31ª edição do Prêmio Multishow, a grande homenageada é Anitta. A cantora vai ganhar o Troféu Vanguarda. Ela não participava do prêmio há bastante tempo, muitas vezes por causa da agenda e depois por conta da saúde, mas volta de forma especial neste ano. A artista conversou com o Fantástico, falou sobre sua carreira e planos para a vida pessoal e ainda fez revelações.
A trajetória de Anitta se mistura com a do canal Multishow. Ela apresentou vários programas, como o TVZ. E no Prêmio, além de ser mestre de cerimônia duas vezes, fez performances icônicas.
Anitta apresentando programa no Multishow
Reprodução TV Globo
Saudades de casa
Após ter alcançado feitos que ninguém alcançou. Depois de todas essas conquistas, a cantora conta que dá um pouquinho de saudade de casa. Anitta contou que sente falta do convívio com as pessoas e de ter a família por perto, de ligar pra mãe e dizer: “oi mãe, hoje vamos dormir juntas”, contou a cantora.
“Eu acho que quanto mais eu conquistei lá fora, mais eu vi que eu já tinha tudo aqui e não estava sabendo ver”.
A cantora contou que uma vez só percebeu que havia ficado três meses sem folga, quando brigou com seu vizinho. Ao abrir sua agenda durante a discursão, viu que só tinha passado somente 3 dias em sua casa, nestes meses. Ela falou que estava sempre trabalhando para chegar aonde chegou e hoje não tem mais vontade nenhuma de estar nesta velocidade.
“Hoje em dia, eu valorizo muito mais eu ter esse momento para mim”.
A meditação tem ajudado Anitta com o autoconhecimento. Segundo a cantora, há dois anos ela entrou nesta jornada que vem ajudando a curar de falta e que hoje abriria mão do sucesso para ter paz.
“Acho que era porque eu tinha essa necessidade de expor, de estar sendo sempre falada, de estar sempre sendo o assunto é tinha essa fome, né, esse vazio”.
Anitta pratica meditação e conta sobre sua jornada de conhecimento
Reprodução TV Globo
Veja mais:
Anitta faz história mais uma vez ao ter álbum de funk concorrendo ao Grammy 2025 no relevante segmento pop latino
Réveillon de Copacabana terá shows de Ivete, Anitta, Caetano e Bethânia, além da estreia do Palco Gospel
Coachella anuncia Anitta, Alok e Vintage Culture no line-up de 2025; veja programação completa
💿🎙️ Lançamento de álbum em português
Anitta está lançando um álbum em português, que está atrelado aos ensaios de carnaval que ela faz todos os anos e é algo que alegra a cantora. O nome é Ensaios da Anitta, que leva o mesmo nome do evento. Trazendo a levada dos ensaios, com todos os ritmos e ainda tem parceria com Ivete Sangalo e Simone e releituras de músicas antigas.
Show Ensaios da Anitta
Reprodução TV Globo
😍 Colocando energia no relacionamento
Sobre o atual namorado, Anitta não fala, nem esconde. Nas redes sociais dela e do jogador de futebol Vinícius Souza, os dois mostram momentos de intimidade e romance. A cantora contou que está aprendendo a colocar energia no relacionamento, se dedicando.
“Se dedicar numa relação e não em algo que vá te dar um retorno financeiro. A relação é aquilo que você não sabe qual, qual o retorno que pode te dar”.
Anitta fala sobre seu relacionamento com o jogador de futebol Vinícius Souza
Reprodução TV Globo
📄 📕 Planos para o futuro
Ao ser questionada sobre algo em sua carreira que ainda não tenha realizado, a cantora disse que já realizou tudo o que queria, agora está escrevendo um livro sobre uma outra Anitta que o público vai descobrir que existe.
“Eu tenho vontade de de transcender assim profissionalmente”.
Anitta conta seus planos para o futuro
Reprodução TV Globo
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 00:05
Top Notícias
50 & Uns: Angélica conversa sobre sexo com Lázaro Ramos, Antônio Fagundes e Gil do Vigor
Se tem um assunto que deixa qualquer conversa mais animada é o sexo. E a Angélica colocou em uma roda de conversa sobre esse assunto Lázaro Ramos, Antônio Fagundes e Gil do Vigor.
Confira no vídeo o que eles revelam no quadro Angélica, 50 & Uns.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 23:03
-
Chat com WebCam ao Vivo2 meses atrás
Pantani Mendanha Vídeo Chat
-
Entretenimento2 meses atrás
Miley Cyrus e Dolly Parton descobrem ser parentes distantes
-
Top Notícias1 mês atrás
Quatro pessoas desaparecem após embarcação afundar em Iacanga
-
Eleições2 meses atrás
Vereador mais votado de SP: “Finalmente temos uma bancada realmente conservadora e de direita”
-
Entretenimento2 meses atrás
“Coringa: Delírio a Dois” arrecada US$ 121 milhões na semana de estreia
-
Internacional1 mês atrás
Piloto se tranca e impede copiloto de entrar na cabine durante voo; autoridade investiga incidente
-
A Fazenda2 meses atrás
Divisão de camas gera climão entre Gilson de Oliveira, Luana Targino e Vivi Fernandez
-
Notícias2 meses atrás
Justiça de Pernambuco manda prender Gusttavo Lima