Top Notícias
O que se sabe sobre morte de comerciante por raiva humana no Tocantins
Arquivo pessoal
Depois de sete anos sem casos de contaminação por raiva humana, o Tocantins registrou uma morte pela doença após o comerciante Gilmar Sampaio da Silva, de 50 anos, ser infectado na cidade de Alvorada, no sul do estado. A família acredita que ele foi contaminado ao ser mordido por um cachorro.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A doença, transmitida por vírus, possui alto índice de letalidade e tende a evoluir rapidamente. O governo estadual reforçou a imunização do município após a descoberta do caso. Veja o que se sabe sobre o caso:
Contaminação em fazenda
A família acredita que a contaminação com o vírus da raiva aconteceu no dia 2 de outubro, quando o comerciante foi até sua propriedade rural e encontrou um cachorro que não era do local.
O sobrinho do comerciante, Roberto Sampaio, contou ao g1 que o tio queria pegar o animal e levar à cidade para ver se alguém o adotaria, mas acabou sendo mordido quanto tentou colocá-lo na caminhonete.
Conforme a família, depois do episódio da mordida, todos os cães da fazenda desapareceram.
Sintomas gripais e suspeita de AVC
Homem diagnosticado com raiva humana morre após 20 dias internado
Cerca de 15 dias após a mordida, Gilmar começou a apresentar sintomas gripais. Houve também a suspeita de que ele teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), pois havia um comprometimento na locomoção e fala.
Exames clínicos não acusaram o AVC, mas os sintomas aumentaram mesmo após ele ficar em observação.
Como Gilmar não conseguia falar direito, Roberto levou o tio, a tia e as primas em uma consulta neurológica. Foi durante uma conversa informal que o episódio da mordida do cachorro foi citado, segundo o sobrinho, levantando a suspeita de raiva.
Demora no início do tratamento
Gilmar Sampaio foi até o Hospital Regional de Alvorada no mesmo dia da mordida, mas não recebeu atendimento nem a vacina antirrábica. Foi somente orientado a lavar o ferimento. “Foi na farmácia, comprou uma pomada, ele fez assepsia na hora lá no local, lavou, passou álcool”, comentou o sobrinho.
A internação em Gurupi aconteceu no dia 22 de outubro. Segundo a filha Marly Mariany Sampaio Mendes, a família sabia da gravidade da raiva humana. “Todo tempo os médicos disseram que a doença era algo gravíssimo, mas com passar dos dias meu pai estava respondendo muito bem, estava estável na UTI, então fomos criando expectativa”, disse.
Sobre a falta de atendimento a Gilmar no Regional de Alvorada no dia em que ele foi mordido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que não foi notificada sobre o atendimento dispensado ao paciente e pontua que não compactua com quaisquer atitudes que diferem do atendimento humanizado (veja nota ao final da reportagem).
LEIA MAIS
Comerciante que morreu de raiva humana foi contaminado após ser mordido por cachorro, diz família
‘Trabalhador e apaixonado pela família’: quem era o paciente que morreu vítima de raiva no Tocantins
Paciente diagnosticado com raiva humana morre após 20 dias internado
Tratamento com protocolos internacionais
Gilmar passou por protocolos pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Inclusive, foram ministrados medicamentos especiais de origem norte-americana.
“Começou com quatro comprimidos, foi para oito depois pra dezesseis. Mas depois da administração desse medicamento ele teve uma piora, porque ele estava durante todo esse tempo com os sinais vitais estáveis, a saturação 100%, a pressão 12 por oito, a função renal funcionando perfeitamente”, explicou o sobrinho.
A equipe médica do hospital estava sendo assessorada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC), em Atlanta, na Geórgia (EUA).
Mas apesar dos esforços, Gilmar morreu no domingo (10), após 20 dias de internação. A despedida ocorreu na segunda-feira (11).
Reforço na vacinação contra raiva
Governo tenta aumentar controle contra a raiva após caso no sul do estado
Após a morte, o governo estadual reforçou a imunização em Alvorada. Equipes técnicas da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da SES estiveram em Alvorada na sexta-feira (8) e na segunda-feira (11) avaliando os riscos de contaminação. Um relatório será divulgado posteriormente à população assim que for finalizado.
A SES informou que emitiu ofício circular a todos os secretários municipais de saúde, com as informações sobre o caso de raiva registrado na cidade e as orientações pertinentes sobre a doença e os cuidados preventivos.
Como é a transmissão da doença
A raiva humana é causada por um vírus encontrado geralmente em morcegos hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. Em Gilmar, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foi identificada a variante AgV 3, transmitida por morcegos.
Altamente letal, pode ser transmitida ao ser humano pelo contato com saliva e secreções de animais mamíferos infectados, sejam eles cães, gatos, macacos, bovinos, porcos, além do próprio morcego, entre outros.
Íntegra da nota da Secretaria de Estado da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que já emitiu ofício circular a todos os secretários municipais de saúde, com as informações sobre o caso de raiva registrado na cidade de Alvorada e as orientações pertinentes sobre a doença e os cuidados preventivos.
A SES-TO destaca que entre as ações de prevenção está a vacinação antirrábica, que no Tocantins, a última foi realizada de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, com cobertura de 85% sendo vacinados 303.841 animais e a recomendação aos municípios é que sigam vacinando até que 100% dos animais sejam imunizados.
Além disso, como prevenção, faz-se necessária a profilaxia em tempo oportuno e célere, a pacientes agredidos por animais mamíferos, bem como o acompanhamento minucioso por parte das equipes de saúde, para verificação de alterações do quadro clínico.
A SES-TO esclarece que não foi notificada sobre o atendimento dispensado ao paciente Gilmar Sampaio da Silva, no Hospital Regional de Alvorada e pontua que não compactua com quaisquer atitudes que diferem do atendimento humanizado e dentro dos protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e toda pessoa pode manifestar-se por meio da Ouvidoria do SUS, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob sua gestão. Os contatos são: (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e para todas elas, são abertos processos investigativos e tomadas as medidas legais cabíveis.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 06:05
Top Notícias
Fazendeiro é condenado a mais de 3 anos de prisão por matar primo advogado a tiros; vídeo mostra crime
Reprodução/TV Anhanguera e Reprodução/Redes sociais de Ricardo
O fazendeiro Miller Diogo de Oliveira Nascimento foi condenado a 3 anos, 10 meses e 22 dias de prisão por matar um primo, que era advogado, a tiros. Ele foi considerado culpado pela morte de Ricardo Xavier Nunes. O crime aconteceu em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ricardo foi morto em frente à própria casa no dia 14 de novembro de 2020. A condenação saiu após audiência de tribunal do júri, no última terça-feira (19). Miller Diogo deve cumprir pena pelo crime de homicídio simples consumado, de acordo com a sentença emitida pela juíza Marli Pimenta Naves.
A pena base do condenado foi de sete anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, o tempo de prisão foi reduzido por ele ter confessado o crime; por a Justiça entender que ele não tinha total consciência sobre as consequências do ato; e ainda por ter agido sob forte emoção.
A defesa de Miller Diogo disse ao g1 que considerou a decisão do conselho de sentença adequada ao caso. “O júri reconheceu que o réu não estava em seu estado psicológico normal em virtude do que aconteceu anteriormente aprovando causas de diminuição de pena”, afirmou o advogado Tadeu Bastos Roriz.
LEIA TAMBÉM:
Primo é preso suspeito de matar advogado em Nerópolis
VÍDEO: Primo suspeito de matar advogado foi até a casa da vítima cerca de 1h antes do crime em Nerópolis
Fazendeiro é indiciado por matar primo advogado a tiros em Nerópolis
Sobre o caso
Advogado é morto a tiros na porta de casa, em Goiás
Imagens de câmera de segurança registaram o momento do assassinato. Pelo vídeo (assista acima), é possível ver que Miller Diogo esperava o primo na porta de casa, apoiado na traseira de uma caminhonete.
A vítima saiu de casa e se encontrou com o condenado. Depois de alguns segundos de conversa, Miller Diogo sacou a arma e atirou contra Ricardo, na altura do tórax. Inclinada, a vítima caminhou pela calçada até cair no chão, enquanto o fazendeiro entrou na caminhonete e fugiu do local.
Advogado Ricardo Xavier Nunes, de 54 anos, que foi morto a tiros na porta de casa em Nerópolis Goiás
Reprodução/Facebook
Em seguida, algumas pessoas saíram da casa e tentaram socorrer Ricardo, mas o advogado não resistiu.
De acordo com a família da vítima, Miller e Ricardo não tinham um histórico de brigas ou desentendimentos.
Na época do crime, o fazendeiro disse à polícia que Ricardo atirou contra o pai de Miller na noite anterior ao crime, após uma discussão.
Homem mata advogado Ricardo Xavier Nunes em Nerópolis Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 03:05
Top Notícias
Show, exposição, dança: veja opções para aproveitar o fim de semana em Ribeirão Preto
Divulgação
O fim de semana chegou e o g1 preparou uma lista com as principais atrações em Ribeirão Preto (SP) para curtir o fim de semana. De shows a exposições e danças, tem diversão para todos os gostos!
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
🎤 O rapper Vinícius Preto celebra o mês da Consciência Negra no Cineclube Cauim, e a exposição Interior Negro, do artista plástico Macalé, traz uma reflexão sobre a ancestralidade e luta contra o preconceito com pinturas, esculturas e instalações.
🎸 Para os fãs de rock, a banda Mr. Gyn revive os sucessos dos anos 90 e 2000 no Hard Rock Café e os Paralamas do Sucesso celebram os 40 anos de carreira no Multiplan Hall.
Veja abaixo a programação completa para aproveitar de sexta-feira (22) a domingo (24):
Vinícius Preto e a ‘Analogia de Quebrada’
O rapper e produtor cultural Vinícius Preto apresenta Analogia de Quebrada, no Cineclube Cauim, nesta sexta-feira (22). O show faz parte da programação do projeto Sextas Sonoras, que vai celebrar o mês da Consciência Negra.
Acompanhado pelo DJ Spin, Vinícius mistura rap com elementos afrobrasileiros e traz letras de protesto e vivências da periferia em um show que também inclui canções de mais de 15 anos de carreira.
Conhecido pela militância contra o racismo e pelo trabalho independente, Vinícius Preto promete emocionar o público com música e mensagem.
Serviço
Data e horário: sexta-feira (22), a partir das 20h30
Local: Cineclube Cauim (Rua Floriano Peixoto, 600 – Ribeirão Preto).
Ingressos: a partir de R$ 20 (com direito a um chopp); vendas on-line na bilheteria do Cauim.
Vinícius Preto e Dj Spin fazem show em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Exposição ‘Macalé’: Interior negro, 50 anos de produção
Em 2024, o mestre Jaime Domingos Cruz, mais conhecido como ‘Macalé’, celebra 50 anos de carreira com a exposição ‘Interior Negro’, que traz um recorte da vasta trajetória dele, que é um dos maiores nomes da arte contemporânea em Ribeirão Preto.
O projeto tem desde pinturas e esculturas até instalações e cenários, e convida o público a refletir a subjetividade da cultura negra e a história de Ribeirão e região.
A curadoria é de Betto Souza, Emaye Natalia Marques e Nilton Campos. A mostra integra a programação do Ano Macalé.
Serviço
Data de abertura: sexta-feira (22), a partir das 19h30
Visitação: de 22/11 a 20/12/2024 e de 07/01 a 24/01/2025
Local: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (Pedro Manuel Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Centro).
Horários: De terça-feira a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30. Sábados (23/11, 07/12, 18/01/2025) das 9h às 15h.
Ingressos: entrada gratuita
”Macalé’ apresenta exposição em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Mr. Gyn
Icônica banda de pop rock dos anos 90 e 2000, Mr. Gyn desembarca em Ribeirão Preto nexta sexta-feira para um show cheio de energia e nostalgia.
Com mais de 25 anos de história e sucessos como ‘Minha Juventude’ e ‘Sonhando’, o quarteto goiano promete uma noite de celebração com clássicos e músicas do novo álbum ‘Sons da Minha Juventude’, lançado neste ano.
Este será o primeiro show da banda na cidade, e eles garantem que será uma apresentação memorável para os fãs de pop rock.
Data e horário: sexta-feira (22), a partir das 21h30
Local: Hard Rock Cafe Ribeirão Preto, (Rua Edgar Rodrigues, 200 – Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet).
Ingressos: vendas online pelo site www.sympla.com.br
Mr. Gyn se apresenta pela primeira vez em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
‘Paralamas Clássicos’
Os Paralamas do Sucesso, uma das bandas mais representativas do rock brasileiro, encerra o mês de novembro com o show ‘Paralamas Clássicos’.
Com mais de 30 anos de carreira, a banda se apresenta no Multiplan Hall no sábado (23). No repertório, os hits ‘Lanterna dos Afogados’, ‘Cuide Bem do Seu Amor’, ‘Meu Erro’, e muito mais.
O show é parte da série de grandes eventos de rock nacional realizados em Ribeirão Preto e promete agitar os fãs com uma energia característica.
Serviço
Data e horário: sábado (23), a partir das 21h
Local: Multiplan Hall, Ribeirão Shopping (Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Califórnia).
Ingressos: vendas disponíveis no Ticketmaster ou na bilheteira do Multiplan Hall
”Paralamas do Sucesso’ se apresentam em Ribeirão Preto, SP
Stephanie Rodrigues/g1
Madama Butterfly
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta a emocionante ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini, nesta sexta e também no sábado.
Sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, o espetáculo conta com a participação do Coro da Orquestra e solistas convidados e promete ser uma experiência inesquecível para os amantes da música clássica e da ópera.
A obra narra a trágica história de amor entre Cio-Cio-San, uma jovem gueixa japonesa, e o oficial americano Pinkerton, abordando temas como cultura e desilusão.
Serviço
Datas e horário: sexta-feira (22) e sábado (23), a partir das 19h
Local: Theatro Pedro II ( Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto).
Ingressos: vendas online pelo site Mega Bilheteria
Ingressos
Plateia e frisa – R$140 inteira / R$ 70 meia
Balcão nobre – R$ 120 inteira / R$ 60 meia
Balcão simples – R$ 40
‘Madame Butterfly’ apresenta espetáculo com orquestra sinfônica em Ribeirão Preto, SP
Sylvia Masini
Alice no País das Maravilhas
A Escola de Dança André e Anderson apresenta o espetáculo de dança ‘Alice no País das Maravilhas’ no sábado. O evento conta com a participação de 150 alunos, que interpretarão as aventuras de Alice em um dos clássicos mais amados da literatura infantil.
O espetáculo será dividido em duas partes: a primeira dedicada à adaptação da famosa obra de Lewis Carroll, e a segunda, uma série de coreografias de estilos diversos. A apresentação promete encantar o público de todas as idades.
Serviço
Data e horário: sábado (23), a partir das 20h
Local: Ginásio Municipal de Esportes Julião Arroyo (Avenida da Saudade, 33 – Centro, Monte Azul Paulista).
Ingressos: venda física na escola de dança.
Espetáculo de dança ‘Alice no país das maravilhas’ em Monte Azul, SP
Divulgação
Gran Circo AndaLuz
A cultura circense se encontra com a arte flamenca no espetáculo ‘Gran Circo AndaLuz’, que será apresentado gratuitamente no Teatro Sesi de Ribeirão Preto.
A trama mescla circo, flamenco e a vida nômade dos artistas com coreografias inspiradas em personagens como Bailarina Equilibrista, Domador, e Palhaça. As apresentações, que contarão com música ao vivo, acontecem na sexta e no sábado.
O espetáculo busca valorizar a convivência comunitária e a arte flamenca, proporcionando uma experiência única para o público.
Serviço
Datas e horário: sexta-feira (22) e sábado (23), a partir das 20h
Local: Teatro Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364, Jardim Castelo Branco).
Ingresso: venda gratuita com reserva antecipada no site do Sesi
Gran Circo AndaLuz se apresenta em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Oficina de Teatro de Bonecos
No domingo (24), o Grupo Teatro de Sobras realiza a oficina ‘Vivência em Teatro de Bonecos’ no Parque Dr. Luiz Carlos Raya.
O projeto ensina técnicas de construção e manipulação de bonecos usando materiais reciclados, como sucatas e objetos descartados, proporcionando aos participantes a oportunidade de criar e interpretar cenas curtas.
A atividade é gratuita e aberta a todas as idades, incentivando a imaginação e a consciência ambiental.
Serviço
Data e horário: domingo (24), a partir das 9h
Local: Parque Dr. Luiz Carlos Raya (Rua Severiano Amaro dos Santos, Jardim Botânico).
Ingressos: entrada gratuita
Grupo Teatro de Sombras promove vivência em ‘Teatro de Boneco’ em Ribeirão Preto, SP
Cayo Vieira.
A Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo
O clássico da literatura infantil ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, de Monteiro Lobato, ganha versão musical no domingo, no Hard Rock Cafe de Ribeirão Preto.
O espetáculo conta as aventuras de Emília, o Saci, a Cuca e outros personagens icônicos do Sítio, trazendo à tona a cultura caipira e resgatando brincadeiras e valores da infância.
A peça é uma homenagem ao legado de Monteiro Lobato e promete entreter crianças e adultos.
Serviço
Data e horário: domingo (24), a partir das 11h30
Local: Hard Rock Cafe (Rua Edgar Rodrigues, 200, Santa Cruz).
Ingressos: vendas online pelo site da MegaBilheteria
Espetáculo’ Sítio do Pica Pau Amarelo’ promete divertir crianças e adultos em Ribeirão Preto, SP
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 01:04
Top Notícias
Rússia usa, pela primeira vez, míssil intercontinental contra Ucrânia; arma pode transportar ogivas nucleares
A Rússia deixou o mundo em alerta ao testar na Ucrânia um novo tipo de míssil, mais rápido e destrutivo, projetado para ataques nucleares.
A ofensiva russa começou por volta das 5h. O bombardeio atingiu a cidade de Dnipro. Na sequência, Volodymyr Zelensky, alertou:
“Hoje, vimos um novo míssil russo. Todas as características, velocidade e altitude, são de um míssil balístico intercontinental”.
O presidente ucraniano chamou Vladimir Putin de “vizinho louco”.
Putin faz declaração, após ataque com míssil balístico à Ucrânia
Imagem: Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Tropas da Coreia do Norte, míssil dos EUA, ameaça nuclear: entenda por que guerra na Ucrânia ganhou dimensão internacional
Rússia diz ter derrubado dois mísseis do Reino Unido disparados pela Ucrânia
Os mísseis balísticos intercontinentais são projetados para ataques a mais de 5.500 km de distância. Como o nome sugere, podem encruzar oceanos.
Também são capazes de transportar ogivas nucleares. A hipótese despertou apreensão no mundo todo, porque seria a primeira vez que um míssil balístico intercontinental teria sido disparado em uma guerra.
Mas autoridades do ocidente, entre eles, dos Estados Unidos – logo afirmaram que os detalhes do ataque sugeriam um outro tipo de projétil.
Segundo essas autoridades, o míssil tinha um alcance menor.
Só à noite, o presidente russo rompeu o silêncio. Em um pronunciamento à nação, Vladimir Putin disse que a Rússia fez um teste com mísseis russos de médio alcance.
“Esses mísseis tem uma velocidade de até 3 km/s”, afirmou o presidente russo. “Atualmente, não há maneiras de neutralizá-los”, completou.
Segundo Putin, a nova arma atingiu um complexo industrial militar na Ucrânia. Depois da declaração do presidente russo, especialistas e autoridades apontaram que, mesmo com alcance menor, o sistema testado nesta quinta-feira (21) é extremamente destrutivo.
Um único míssil poderia disparar múltiplas ogivas nucleares e, por isso, a nova arma é um sinal de que a Rússia está subindo o tom das ameaças.
O presidente russo avisou que o teste foi uma resposta ao uso de mísseis de longo alcance de fabricação americana e britânica esta semana.
A Ucrânia disparou mísseis contra o território da Rússia, depois de receber sinal verde dos aliados.
Putin alertou o Ocidente, disse que a guerra está ganhando uma natureza global e declarou que pode atacar instalações militares dos países que autorizarem o uso de armas contra instalações na Rússia.
Ir para postagem original ”CLIQUE AQUI”
Postado em: 00:05
-
Chat com WebCam ao Vivo2 meses atrás
Pantani Mendanha Vídeo Chat
-
Entretenimento2 meses atrás
Miley Cyrus e Dolly Parton descobrem ser parentes distantes
-
Top Notícias1 mês atrás
Quatro pessoas desaparecem após embarcação afundar em Iacanga
-
Eleições2 meses atrás
Vereador mais votado de SP: “Finalmente temos uma bancada realmente conservadora e de direita”
-
Entretenimento2 meses atrás
“Coringa: Delírio a Dois” arrecada US$ 121 milhões na semana de estreia
-
Internacional1 mês atrás
Piloto se tranca e impede copiloto de entrar na cabine durante voo; autoridade investiga incidente
-
Notícias2 meses atrás
Justiça de Pernambuco manda prender Gusttavo Lima
-
A Fazenda2 meses atrás
Divisão de camas gera climão entre Gilson de Oliveira, Luana Targino e Vivi Fernandez